Ensino educativo em cuidados paliativos e atuação do enfermeiro na terminalidade : um estudo de caso.

Carvalho, Karen Knopp de

Abstract:

 
Os Cuidados Paliativos (CP) podem e devem ser oferecidos no curso de qualquer doença crônica potencialmente fatal, de modo a garantir uma abordagem que melhore a qualidade de vida de pacientes e suas famílias, mediante prevenção e alívio de sofrimento pela detecção precoce e tratamento da dor ou de outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, estendendo-se, inclusive, à fase de luto. Dentre as dificuldades para utilização de CP, no Brasil, está a insuficiência de sua abordagem no ensino educativo de enfermeiros, o que se repercute na atuação dos profissionais. Nessa perspectiva, mediante utilização de referencial teórico filosófico de Morin, foi defendida a seguinte tese: O ensino educativo de enfermeiros em CP para o cuidado na terminalidade requer a reforma do pensamento e abordagem não apenas em uma disciplina, mas de forma transversal nos cursos de graduação em enfermagem. Desse modo, o estudo teve como objetivo geral: Conhecer as contribuições do ensino educativo em CP na graduação para atuação profissional do enfermeiro no cuidado de pacientes na terminalidade. Como objetivos específicos: Conhecer a percepção dos enfermeiros acerca do ensino educativo em CP na graduação; Identificar as dificuldades e estratégias que enfermeiros vêm enfrentando no cuidado de pacientes na terminalidade. A metodologia seguiu o modelo de estudo de caso, a partir do proposto por Yin (2010). O estudo foi desenvolvido no Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Educação Superior Privada da região sul do Rio Grande do Sul. Foram informantes do estudo 20 sujeitos: 7 enfermeiros egressos do curso em estudo, que cursaram a disciplina de CP e que atuam no cuidado a pacientes na terminalidade; 7 enfermeiros egressos do curso em estudo, que não cursaram a disciplina de CP, mas que atuam no cuidado a pacientes na terminalidade; 6 enfermeiros docentes que atuam em disciplinas com aproximação à temática terminalidade e CP. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental e entrevista. Mediante análise dos dados foram construídas 3 categorias: 1)Ensino educativo em CP: a necessidade de reforma do pensamento - identificou-se como necessária a existência de espaços mais organizados e sistematizados, para o desencadeamento de dúvidas e questionamentos e para refletir acerca das questões que envolvem a morte e o morrer. 2) A transversalidade do conhecimento: possibilidades para a reforma do pensamento - constatando-se que enfermeiros, quando discentes do curso de graduação, gradativamente, desenvolveram uma sensibilização para as questões que envolvem a morte e o morrer, na medida em que essa temática ia sendo abordada e discutida em algumas disciplinas, o que lhes despertou o interesse para cursarem CP. 3) O conhecimento construído na graduação para o cuidado na terminalidade - demonstrando que egressos que cursaram CP desenvolveram mais aptidões para o cuidado na terminalidade, destacando-se, dentre essas, o alívio dos sinais e sintomas, ressaltando-se o alívio da dor; a percepção das necessidades psicossociais e espirituais; o suporte à família e sua aproximação ao paciente e a comunicação. O trabalho demonstra que o ensino educativo em CP parece essencial para os enfermeiros como profissionais que cuidam de pessoas em todo seu ciclo vital, em situações de saúde e de doença, de vida e de morte.
 
Palliative Care (PC) can and should be offered over the course of any potentially fatal chronic disease, in order to ensure an approach that improves the quality of life of patients and their families, through prevention and relief of distress by means of the early detection and treatment of pain or other physical, psychological, social and spiritual problems, extending even to the mourning period. Among the difficulties for the use of PC, in Brazil, there is the inadequacy of its approach in the vocational training of nurses, which is reflected in the performance of professionals. From this perspective, through the use of the theoretical framework of Morin, the following thesis was defended: The vocational training of nurses about PC for the health care at the end of life requires a reform of thought and approach not only in one subject, but in a transversal way in undergraduate nursing courses. Accordingly, the study had as its overall objective: to know the contributions of the vocational training in PC during the undergraduate degree for professional performance of nurses in the care of patients at the end of life. As specific objectives: to understand the perception of nurses about the vocational training in PC during the undergraduate degree and identify the difficulties and strategies that nurses have been experiencing in the care of patients at the end of life. The methodology followed the case study model, from the propositions of Yin (2010). The study was developed during the Undergraduate Nursing Course of a Private Higher Education Institution situated in the south region of Rio Grande do Sul. 20 individuals were the informants of the study: 7 newly graduated nurses from the course under study, who attended the subject of PC and who work in the care of patients at the end of life; 7 newly graduated nurses from the course under study, who did not attend the subject of PC, but who work in the care of patients at the end of life and 6 nursing teachers who work in subjects that have an affinity with the theme on end of life and PC. The data collection took place by means of documentary research and interview. By analyzing data, 3 categories were produced: 1) Vocational training in PC: the need for reform of thought - which identified the need for having more organized and systematic spaces, with a view to raising doubts and questions and reflecting about the issues involving death and dying. 2) The transversality of knowledge: possibilities for a reform of thought - which found that nurses, when undergraduate nursing students, gradually, developed an awareness of the issues involving death and dying, as this theme was being addressed and discussed in some subjects, which aroused their interest to do the PC course. 3) The knowledge produced during the undergraduate degree for the care at the end of life - which demonstrated that newly graduated who did the PC course have developed more skills for care at the end of life, and, among these, one should highlight the relief of signs and symptoms, giving emphasis on the pain relief; the perception of the psychosocial and spiritual needs; the support to the family and its approach to the patient, and the communication. The work demonstrates that the vocational training in PC seems to be essential for nurses as professionals who provide care for people during their entire life cycle, in situations of health and illness, life and death.
 
Cuidados Paliativos (CP) pueden y deben ser ofrecidos en el curso de cualquier enfermedad crónica potencialmente mortal, de manera que se garantice un planteamiento que mejore la calidad de vida de los pacientes y sus familias, mediante la prevención y el alivio del sufrimiento a través de la detección precoz y el tratamiento del dolor u otros problemas físicos, psicológicos, sociales y espirituales, el cual puede incluso ser extendido a la fase de luto. De entre las dificultades para la utilización de CP, en Brasil, se cita la insuficiencia de su planteamiento en la formación profesional de enfermeros, lo que afecta la actuación de los profesionales. Desde esta perspectiva, mediante la utilización de referencial teórico y filosófico de Morin, la siguiente tesisfue defendida: La formación professional de enfermeros en CP para el cuidado en la terminalidad requiere una reforma del pensamiento y planteamiento no sólo en una asignatura, pero de manera transversal en los cursos de pregradoen enfermería. De este modo, el estudio tuvo como objetivogeneral: conocer las contribuciones de la formación profesional en CP durante la graduación para la actuación profesional del enfermero en el cuidado de pacientes en la terminalidad. Objetivos específicos: conocer la percepción de los enfermeros acerca la formación profesional en CP durante la graduación e identificar las dificultades y estrategias que los enfermeros vienen enfrentando en el cuidado de pacientes en la terminalidad. La metodología siguió el modelo de estudio de caso, basándose en las proposiciones de Yin (2010). El estudio fue desarrollado en el Curso de Pregradoen Enfermería de una Institución de Educación SuperiorPrivada en la región sur de Rio Grande do Sul. Los informantes del estudio fueron 20 sujetos: 7 enfermeros egresados del curso en pauta, que cursaron la asignatura de CP y que actúan en el cuidado de los pacientes en la terminalidad; 7 enfermeros egresados del curso en pauta, que no cursaron la asignatura de CP, pero que actúan en el cuidado de los pacientes en la terminalidad y 6 profesores de enfermería que actúan en asignaturas que tienen afinidad con la temática terminalidad y CP. La recolección de losdatos ocurrió a través de investigación documental y entrevista. Mediante el análisis de los datos, 3 categoríasfueron construidas: 1) Formación profesional en CP: la necesidad de una reforma del pensamiento –donde se identificó como necesaria la existencia de espacios más organizados y sistemáticos, con el fin de desencadenar las dudas y cuestionamientos y de reflexionar acerca de las cuestiones relacionadas con la muerte y el proceso de morir. 2) La transversalidad del conocimiento: posibilidades para la reforma del pensamiento –dondese constató que los enfermeros, en la época del curso de pregrado, desarrollaron gradualmente una sensibilización con respecto a las cuestiones relacionadas con la muerte y el proceso de morir, a medida que esta cuestión fue planteada y discutida en algunas asignaturas, lo que despertó su interés para cursar CP. 3) El conocimiento construido en la graduación para el cuidado en la terminalidad –donde se demostró que los egresados que cursaron CP desarrollan más aptitudes para el cuidado en la terminalidad, dentro de ellos se destaca el alivio de los señales y síntomas, haciendo hincapié en el alivio del dolor; la percepción de las necesidades psicosociales y espirituales; el apoyo a la familia y su acercamiento con el paciente y la comunicación. El trabajo demuestra que la formación profesional en CP parece esencial para los enfermeros como profesionales que prestan asistencia a las personas en todo su ciclo de vida, en situaciones de salud y enfermedad, de vida y de muerte.
 

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  • EENF – Doutorado em Enfermagem (Teses)