Abstract:
Este artigo é um estudo empírico dos determinantes do crescimento econômico e do crescimento populacional das cidades brasileiras na década de noventa. Para atingir este objetivo são utilizadas variáveis que representam as características iniciais destas cidades, tal como foi feito nos trabalhos de Glaeseret alii (1995) e Glaeser e Shapiro (2003). As variáveis escolhidas seguem as recentes contribuições da nova teoria do crescimento econômico e da nova geografia econômica. Os resultados reforçam o papel do capital humano como promotor de externalidades positivas, Knowledge Spillovers, que geram crescimento econômico. O artigo também mostra que externalidades negativas, tal como congestionamento e criminalidade, reduzem o crescimento econômico. Outra contribuição do artigo é o estudo dos efeitos dos custos de transporte no crescimento econômico. Os resultados mostram que existe uma não-linearidade em que cidades próximas as capitais dos estados crescem mais do que as capitais e cidades muito distantes das capitais. Os resultados para o crescimento populacional mostram que houve um movimento populacional em busca de maiores rendimentos e qualidade de vida e mostram também que o processo de urbanização continua. Houve um movimento para áreas urbanas onde
os salários e a qualidade de vida são maiores.
This paper is an empirical study on the determinants of economic growth and population growth in Brazilian cities in the nineties. For this objective, it is used variables that represent the initial characteristics of these cities as Glaeser et alii (1995) and Glaeser e Shapiro (2003) papers. The chosen variables follow the theoretical contributions from the new growth theories and the new economic geography. The results reinforce that human capital is an important promoter of positive externalities, Knowledge Spillovers, which generate economic growth. The paper also shows that negative externalities, such as congestion and poverty, reduce the economic growth. Another contribution of the paper is to study the effects of transport costs in economic growth. The results show a non-linearity in the relationship in that cities near state capitals grew more than cities far from capitals and capitals. Population growth results show that the Brazilian cities population growth is affected positively by measures of income and life quality and show that the urbanization process continues. There was a movement to urban areas where the wages and quality of life are greater.