Bairro da Balsa e Educação Ambiental: conflitos socioambientais e controvérsias em torno da criação do Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas – RS.

Karpinski, Lila Fátima

Abstract:

 
Este estudo trata das percepções da vida social dos moradores do Bairro da Balsa no município de Pelotas/RS no Estado do Rio Grande do Sul, a partir do momento em que a Universidade Federal de Pelotas instala seu novo Campus no território do Bairro. Compreender como os moradores percebem seu lugar, seus conflitos socioambientais, suas condições de vida, sua territorialidade e seu entendimento sobre educação ambiental, são problemáticas abordadas nesta pesquisa. Se trata de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, que utiliza como método de coleta de dados saídas de campo e entrevistas abertas com os moradores. A imersão na territorialidade do Bairro demonstrou que os moradores se identificam e gostam de viver no seu lugar. Também entendem que a instalação da Universidade trouxe boas expectativas, porém destacam grandes preocupações com relação às questões de educação ambiental e a reestruturação urbana. Essa experiência etnográfica permitiu encontrar, nas narrativas dos moradores, respostas para as indagações propostas, identificando e evidenciando as percepções que os sujeitos têm do seu lugar vivido.
 
This study deals with the ways residents of Vila da Balsa, district of the city of Pelotas in Rio Grande do Sul state, perceive their social life after the installation of Universidade Federal de Pelotas campus in the district territory. The problematic of this research is about understanding how residents perceive their place, their social and environmental conflicts, their living conditions, their territoriality and their understanding of environmental education. This is a qualitative ethnographic work which uses field research and open interviews as data collecting methods. The immersion into the region territoriality demonstrated that residents identify themselves with the place and enjoy living there. They understand that the university installation has generated good expectations but also point out their concerns about environmental education and urban restructuring matters. The ethnographic experience allowed to formulate some answers to the problem proposed based on residents narratives, identifying and pointing out the subjects' perception of their living place.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)