Assistente virtual integrado ao AVA FURG como recurso de apoio acadêmico : uma experiência com redes neurais recorrentes

Oliveira, Jeferson da Silva

Abstract:

 
Este trabalho apresenta um chatbot inteligente, desenvolvido por meio da plataforma de serviços cognitivos IBM, com o intuito de melhorar o atendimento ao estudante no uso do AVA FURG. Utilizou-se Redes Neurais Recorrentes (RNR) para gerar um modelo classificador de intenções dos usuários. Foram realizados dois experimentos de interação com o chatbot, entretanto nos primeiros testes a quantidade de participantes foi pequena, o que nos levou a repetir o experimento com mais usuários. No total, 48 estu- dantes interagiram com o assistente virtual e respondem um questionário de satisfação que conferiu um alto grau de satisfação ao chatbot. Posteriormente a rede neural artificial treinada foi submetida aos principais critérios de avaliação e o modelo obteve 99, 8% nos testes de acurácia para a classificação das intenções. Houve uma significativa aceitação do chatbot por parte dos estudantes, tendo em vista sua avaliação com nota 4, 10, na escala de 0, 0 a 5, 0. O assistente virtual também demonstrou capacidade para colaborar nas atividades de atendimento aos estudantes nas dúvidas frequentes de uso do AVA FURG, visto que pode ser acessado por meio de um computador ou de um dispositivo móvel, possui disponibilidade em tempo integral.
 
This work presents an intelligent chatbot, developed through the IBM cognitive ser- vices platform to improve student care using AVA FURG. We used Recurrent Neural Networks (RNR) to generate a model of classifying intentions of users. Two chatbot interaction experiments were performed, but in the first tests the number of participants was small, which led to the repetition of the experiment with more participants. In total, 48 students interacted with the virtual assistant and completed a satisfaction questionnaire that gave chatbot a high level of satisfaction. Subsequently, a trained artificial neural network passed the main evaluation and model criteria used in the 99.8% precision tests for the classification of intentions. There was a significant acceptance of chatbot by students in view of their rating of 4.10, ranging from 0.0 to 5.0. The virtual assistant also demonstrates the ability to collaborate on student service activities on AVA FURG FAQs, as it can be accessed via a computer or mobile device, available full time.
 

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  • C3 - Mestrado em Engenharia da Computação