dc.contributor.advisor |
Barwaldt, Regina |
|
dc.contributor.advisor |
Freitas, André Luis Castro de |
|
dc.contributor.author |
Machado, Richard Nunes |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-17T14:15:17Z |
|
dc.date.available |
2021-12-17T14:15:17Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
MACHADO, Richard Nunes. C3SIM : proposta de um ambiente educacional 3d portátil para o uso no ensino básico. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9985 |
|
dc.description.abstract |
O cotidiano da sociedade contemporânea está em constante evolução tecnológica, devido aos dispositivos e softwares e os alunos, em geral, fazem parte de uma geração que passa grande parte do seu dia conectada, porém, a maioria das escolas ainda seguem o modelo tradicional de ensino. De acordo com números disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) as escolas têm apresentado dificuldades no uso de métodos e técnicas para ensino e aprendizagem, acarretando números alarmantes de índices em reprovação tanto nos anos finais do ensino básico como no ensino médio. Este trabalho não tem por objetivo criticar ou desprestigiar o modelo tradicional, mas sim, auxiliá-lo com a proposta da utilização de um ambiente imersivo tridimensional nos anos finais do ensino básico. No desenvolvimento deste trabalho a sociedade como um todo até o presente momento é vítima de um vírus chamado SARS-COV-2 ou popularmente conhecido como COVID-19 que se espalhou pelo mundo todo fazendo milhares de vítimas, tornando este trabalho uma ferramenta que visa ser um auxílio para os alunos das escolas de ensino básico, principalmente neste momento. Sendo assim foi pesquisado sobre mundos virtuais 3d, sendo escolhido o OpenSimulator o qual é um metaverso de código livre que permite uma imersão do aluno em um ambiente tridimensional em forma de um avatar permitindo que esse avatar desenvolva atividades e crie o seu próprio ambiente de trabalho. Em um segundo momento ao estudar e testar qual servidor seria o mais indicado a se usar e visto que as escolas do ensino público possuem um perfil socioeconômico baixo, foi escolhido o SimonaStick o qual possui um servidor que permite que o ambiente seja acessado por meio de um modelo portátil como um Universal Serial Bus (USB) ou Compact Disc (CD). Após essa etapa foi feito um estudo sobre qual a tecnologia a ser utilizada para a visualização do ambiente, sendo escolhido o Singularity, pois o mesmo se adequa a todas as especificações requeridas pelo OpenSim e de acordo com o próprio OpenSim ele é o que melhor atende as suas funcionalidades. Durante a escolha foi possível notar que a instalação do sistema necessita de conhecimentos de programação, como a configuração via prompt de comando, com isso apresenta-se a proposta de aplicação do C3SIM na qual embarca as três aplicações em um único arquivo executável, possibilitando o acesso de maneira facilitada. O C3SIM ainda possuirá um mundo virtual contendo recursos que abrangerá situações problemas vinculados à disciplina de matemática. Para a validação do ambiente, foi feita uma apresentação aos especialistas do grupo de pesquisa do EaD-Tec na qual que aprovaram o uso da ferramenta visto que esta permite articular os conceitos do modelo de ensino atrelado a tecnologia possibilitando a imersão dos alunos em um metaverso de modelo construtivista, em que o mesmo possa aprender com suas experiências, envolvendo-se nas situações problemas dispostas no ambiente, as quais acredita-se que possa acarretar em um ganho no ensino e aprendizagem dos mesmos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The daily life of contemporary society is in constant technological evolution, due to devices and software and students, in general, are part of a generation that spends much of their day connected, however, most schools still follow the traditional teaching model . According to figures provided by the Ministry of Education (MEC), schools have presented difficulties in the use of methods and techniques for teaching and learning, causing alarming numbers of failure rates both in the final years of basic education and in high school. This work does not aim to criticize or discredit the traditional model, but rather, to assist it with the proposal of using an immersive three-dimensional environment in the final years of basic education. In the development of this work, society as a whole until the present moment is the victim of a virus called SARS-COV-2 or popularly known as COVID-19 that has spread all over the world making thousands of victims, making this work a tool that aims to be an aid for students of elementary schools, especially at this time. So it was researched about 3d virtual worlds, being chosen OpenSimulator which is a free code metaverse that allows a student immersion in a three-dimensional environment in the form of an avatar allowing that avatar to develop activities and create his own work environment . In a second step, when studying and testing which server would be the most suitable to be used and since public schools have a low socioeconomic profile, SimonaStick was chosen which has a server that allows the environment to be accessed through a portable model like a Universal Serial Bus (USB) or Compact Disc (CD).After this stage, a study was carried out on which technology to be used for the visualization of the environment, Singularity being chosen, as it fits all the specifications required by OpenSim and according to OpenSim itself it is the one that best meets its functionality.During the choice it was possible to notice that the installation of the system requires programming knowledge, such as configuration via command prompt, thus presenting the C3SIM application proposal in which the three applications are loaded in a single file executable, allowing easy access. C3SIM will also have a virtual world containing applications that will cover problem situations linked to the discipline of mathematics. For the validation of the environment, a presentation was made to the experts of the EaD-Tec research group in which they approved the use of the tool since it allows articulating the concepts of the teaching model linked to technology, enabling the immersion of students in a metaverse with a constructivist model, in which he can learn from his experiences, getting involved in the problem situations arranged in the environment, which he believes can lead to a gain in their teaching and learning. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Anos finais Education Final years |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
OpenSimulator |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
SimonaStick |
pt_BR |
dc.subject |
Anos finais |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Final years |
pt_BR |
dc.title |
C3SIM: proposta de um ambiente educacional 3d portátil para o uso no ensino básico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
C3SIM: Proposal of a Portable 3d Educational Environment for use in Basic Education |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |