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dc.contributor.advisor Barwaldt, Regina
dc.contributor.advisor Freitas, André Luis Castro de
dc.contributor.author Menezes, Stefane Vieira
dc.date.accessioned 2021-12-17T14:18:08Z
dc.date.available 2021-12-17T14:18:08Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation MENEZES, Stefane Vieira. Realidade virtual como tecnologia assistiva para desenvolver habilidades de vida diária em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) – Centro de Ciências Computacionais, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9987
dc.description.abstract Indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízo persistente na comunicação e interação social, além de demonstrarem comportamento restrito e repetitivo. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais classifica o autismo em três níveis: Nível 1 - Demanda apoio; Nível 2 - Demanda apoio substancial; e Nível 3 - Demanda apoio muito substancial. Os indivíduos com autismo aprendem por meio da observação e desta forma a tecnologia se torna uma aliada devido ao estímulo visual, fácil acesso e a possibilidade de abranger vários tipos de déficts. Diversos autistas apresentam déficts em habilidades da vida diária, também conhecidas como habilidades de vida independente, que os impedem de realizar tarefas básicas, como por exemplo, fazer a higiene pessoal, utilizar o sanitário, alimentar-se e vestir-se. Levando em consideração essas afirmações, o objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e o uso de uma ferramenta de Realidade Virtual para facilitar crianças, entre 7 e 10 anos, diagnosticadas com TEA, nível 1 e 2, a aprimorar suas habilidades de vida independente. Para isso, foi desenvolvido um ambiente simulando uma residência onde o usuário encontrará atividades que remetem as tarefas básicas, anteriormente elencadas. Para validar a ferramenta foram realizados testes de interação com um usuário final e dois profissionais da área da saúde, após os testes foram aplicados questionários para obter as percepções dos voluntários sobre a ferramenta. Como resultado, pode-se evidenciar o potencial da ferramenta, visto o resultado dos dados apresentados nos questionários preenchidos pelos voluntários da pesquisa. pt_BR
dc.description.abstract People diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) have persistent difficulties in communication and social interaction. Also, they present restricted and repetitive behavior. The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th edition (DSM-5), classifies in three gravity levels: Level 1 - Demanding support; Level 2 - Demanding substantial support; Level 3 - Demanding very substantial support. As people with ASD learn by observation, technology is becoming a valuable asset because of the visual stimulation, easy access, and the possibility of encompassing several deficit types. Numerous autistic people have a deficit in self-help abilities, also known as independent living skills, impeding them to complete basic tasks, for instance, take a shower, using the bathroom, eating, and dressing. The objective of this work is to introduce the development and the use of a Virtual Reality (VR) tool to help children between 7 and 10 years old diagnosed with ASD Level 1 and 2 to improve independent living skills. For this, we developed an environment that simulated a house where the user will find the basic tasks listed above. To validate the tool we realized interaction tests with one final user and two health professionals. After the tests, questionnaires were applied to get the voluntary perceptions of the tool. As a result, the potential of the tool can be seen, given the result of the data presented in the questionnaires completed by the research volunteers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Realidade virtual pt_BR
dc.subject Habilidades da vida diária pt_BR
dc.subject Tecnologia assistiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Virtual reality pt_BR
dc.subject Independent living skills pt_BR
dc.subject Assistive technology pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.title Realidade virtual como tecnologia assistiva para desenvolver habilidades de vida diária em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.title.alternative Virtual Reality as Assistive Technology to improve in independently living skills for Autistic Spectrum Disorder diagnosed children pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • C3 - Mestrado em Engenharia da Computação
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