Interfaces auditivas para elementos de workspace awareness acessíveis aos cegos em ferramentas de modelagem colaborativa de diagramas

Torres, Márcio Josué Ramos

Abstract:

 
Comunicação, que usam informações diagramáticas ostensivamente em sala de aula, materiais didáticos e ferramentas. Há pesquisas sobre a acessibilidade para a percepção e interação em diagramas, no entanto, os recursos colaborativos acessíveis são menos evidenciados. Esses recursos são importantes, pois o trabalho em grupo apoia a integração social, a troca de saberes e a aprendizagem colaborativa. As funcionalidades básicas, necessárias às aplicações de groupware para colaboração, são apresentadas no framework de Gutwin e Greenberg, categorizadas como elementos de workspace awareness. Entretanto, o framework é uma abstração e não providencia detalhes, como a acessibilidade. Assim, a importância educacional e a lacuna na pesquisa sobre workspace awareness (WA) acessível motivaram esse estudo, cujo objetivo é projetar uma interface auditiva por meio da sonificação dos elementos de WA de modo que os usuários cegos possam perceber e acompanhar as mudanças no workspace em ferramentas de modelagem colaborativa de diagramas. O projeto apoiou-se na metodologia iterativa Design Science Research e resultou na divisão deste estudo em duas etapas. A primeira foi dedicada ao projeto da primeira interface auditiva e implementação em um protótipo de editor diagramas. A segunda etapa foi destinada ao reprojeto da interface auditiva, inclusão de duas interfaces baseadas em fala, sintetizada e natural, e atualização do protótipo. As interfaces foram avaliadas por meio de testes com usuários, com os métodos de medição da taxa de sucesso por tarefa e da carga cognitiva subjetiva por meio da ferramenta NASA-TLX. Os resultados obtidos foram satisfatórios na percepção das principais categorias de awareness "quem? fez o quê? e onde?", com o desempenho das interfaces auditivas muito próximo das baseadas em fala. Ademais, a carga de trabalho reportada foi menor nas interfaces sonificadas que nas faladas. Concluiu-se que as interfaces auditivas são uma opção viável para a implementação de um workspace awareness acessível às pessoas cegas e que ainda existem questões nessa área para abordar em trabalhos futuros.
 
There are obstacles for the blind and visually impaired regarding learning issues, especially in the Information and Communication Technology field, where diagrammatic information is ostensibly employed in the classroom, teaching materials, and tools. There are researches on accessibility for perception and interaction to diagrams, however, collaborative resources are less available and evident in literature. These resources are important, as group activities support social integration, exchange of knowledge and collaborative learning. The essential functionalities for collaboration in groupware applications are presented in the Gutwin and Greenbergs framework and categorized as workspace awareness (WA) elements. However, the framework is an abstraction and does not provide details about the accessibility issues. Thus, the educational importance and the gap in the research of accessible awareness motivated this study, whose objective is to design an auditory interface through the sonification of WA elements so that blind users could perceive and follow workspace updates in collaborative diagram modeling tools. This project followed an iterative methodology known as Design Science Research, which resulted in the separation of this study in two stages. The first one was dedicated to the design of the initial auditory interface and the implementation of a diagram modeling tool. The second stage led to redesigning the auditory interface, and including two new speech-based interfaces, one synthesized and other natural, plus the prototype updates. The designed interfaces were evaluated in user testing sessions through the methods of success rate per task and cognitive load measurement using the NASA-TLX tool. The results obtained were satisfactory for the perception of the essential awareness categories "who? is doing what? and where?". The performance of the auditory interfaces was close to the speech-based ones. Besides, auditory interfaces reported a smoother workload compared to the speech-based ones. It was concluded that auditory interfaces are a viable option for the implementation of accessible workspace awareness elements that are suitable to the blind, and that there are still problems in this area to be addressed in future works.
 

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  • C3 - Mestrado em Engenharia da Computação