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dc.contributor.author Dantas, Elynaldo Gonçalves
dc.date.accessioned 2023-02-08T18:56:34Z
dc.date.available 2023-02-08T18:56:34Z
dc.date.issued 2023-01-19
dc.identifier.citation DANTAS, Elynaldo Gonçalves. Imagens de controle, “Maria”, “Eva” e “Salomé”: opressões intersectadas de raça, gênero, sexualidade e classe no discurso sobre as (in)desejáveis de Gustavo Barroso (1916-1920). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande, RS, v. 14, n. 29, p. 76–101, jul./dez., 2022. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14183. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/14183. Acesso em: 7 fev. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-3423
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10639
dc.description Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 14, n. 29, p. 76–101, jul./dez., 2022, publicado no município de Rio Grande, RS, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.description.abstract Buscamos neste artigo analisar como o político-intelectual Gustavo Barroso, em meados da década de 1910, operacionalizou discursivamente certas imagens de controle sobre a mulher brasileira (in)desejada para o seu projeto de nação, com o objetivo de reforçar determinados roteiros sociais marcados pela opressão interseccionada de gênero, classe e raça, participando assim da edificação da estrutura que historicamente silencia, desumaniza e suprime esse outro bem específico da sociedade brasileira que quer se dizer e se fazer ver branca-patriarcale eurocentrada: as mulheres. pt_BR
dc.description.abstract In this article, we seek to analyze how the political-intellectual Gustavo Barroso, in the mid-1910s, discursively operationalized certain images of control over (un)desired Brazilian women for his nation project, with the aim of reinforcing certain social scripts marked by intersected oppression of gender, class and race, thus participating in the construction of the structure that historically silences, dehumanizes and suppresses that other specific asset of Brazilian society that wants to say and make itself seen as white-patriarchal and Eurocentric: women. pt_BR
dc.description.abstract En este artículo, buscamos analizar cómo el político-intelectual Gustavo Barroso, a mediados de la década de 1910, operacionalizó discursivamente ciertas imágenes de control sobre las mujeres brasileñas (no) deseadas para su proyecto de nación, con el objetivo de reforzar ciertos guiones sociales marcados por cruzó la opresión de género, clase y raza, participando así de la construcción de la estructura que históricamente silencia, deshumaniza y suprime ese otro bien específico de la sociedad brasileña que quiere decir y hacerse ver como blanco-patriarcal y eurocéntrica: la mujer. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.relation.ispartofseries Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 14, n. 29, p. 76–101
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gustavo Barroso pt_BR
dc.subject Imagens de controle pt_BR
dc.subject Indesejáveis pt_BR
dc.title Imagens de controle, “Maria”, “Eva” e “Salomé”: opressões intersectadas de raça, gênero, sexualidade e classe no discurso sobre as (in)desejáveis de Gustavo Barroso (1916-1920) pt_BR
dc.title.alternative Control images, “Maria”, “Eva” and “Salomé”: intersecting oppressions of race, gender, sexuality and class in the discourse on the (un)desirables of Gustavo Barroso (1916-1920) pt_BR
dc.title.alternative Imágenes de control, “María”, “Eva” y “Salomé”: opresiones entrecruzadas de raza, género, sexualidad y clase en el discurso sobre los (in)deseables de Gustavo Barroso (1916-1920) pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14183 pt_BR


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