Show simple item record

dc.contributor.author Gabatz, Celso
dc.contributor.author Angelin, Rosângela
dc.date.accessioned 2023-02-08T19:11:12Z
dc.date.available 2023-02-08T19:11:12Z
dc.date.issued 2023-01-19
dc.identifier.citation GABATZ, Celso; ANGELIN, Rosângela. A Educação Popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande, RS, v. 14, n. 29, p. 153–175, jul./dez., 2022. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14582. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/14582. Acesso em: 8 fev. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-3423
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10644
dc.description Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 14, n. 29, p. 153–175, jul./dez., 2022, publicado no município de Rio Grande, RS, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.description.abstract As vivências das mulheres no decorrer da história da humanidade têm sido atravessada por muitas interlocuções, algumas bastante drásticas, sobretudo, em relação às violências e aprisionamentos de seus corpos. Neste sentido, a presente abordagem se propõe a refletir sobre o lugar dos corpos das mulheres na contemporaneidade. Busca-se, para tanto, demandar uma análise de grupos de mulheres camponesas nas regiões Fronteira Noroeste e Missões do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Estas, a partir de um processo de educação popular, foram desafiadas a acessar políticas públicas governamentais. O artigo acentua que a trajetória dos movimentos feministas e de mulheres criou uma metodologia de reflexão e de prática que condiz com os processos de educação popular e têm sido fundamentais para a geração de consciência crítica e a efetivação de ações práticas contra o capital e o patriarcado, criando espaços de libertação para as mulheres camponesas. pt_BR
dc.description.abstract The experiences of the women in the history of humanity have been traversed by many interlocutions, some quite drastic, above all, in relation to the violence and imprisonment of their bodies. In this sense, this approach is proposed to reflect on or place two bodies of women in the contemporary world. Therefore, it seeks to demand an analysis of groups of rural women in the regions Fronteira Noroeste and Missões of the State of Rio Grande do Sul (Brazil). These, from a process of popular education, are challenged to access government public policies. The article emphasizes that the trajectory of two feminist and women's movements created a methodology of reflection and practice that is conducive to the processes of popular education and has been fundamental for the generation of critical awareness and the implementation of practical actions against capital and patriarchy, raising spaces of freedom for women from the countryside. pt_BR
dc.description.abstract Las experiencias de las mujeres a lo largo de la historia humana han estado atravesadas por muchas interlocuciones, algunas bastante drásticas, especialmente en relación a la violencia y el encarcelamiento de sus cuerpos. En ese sentido, este enfoque propone reflexionar sobre el lugar del cuerpo de la mujer en la contemporaneidad. Por lo tanto, el objetivo es exigir un análisis de grupos de mujeres campesinas en las regiones de Fronteira Noroeste y Missões del Estado de Rio Grande do Sul (Brasil). Estos, a partir de un proceso de educación popular, fueron interpelados para acceder a políticas públicas gubernamentales. El artículo destaca que la trayectoria de los movimientos feministas y de mujeres ha generado una metodología de reflexión y práctica coherente con los procesos de educación popular y ha sido fundamental para la generación de conciencia crítica y la implementación de acciones prácticas contra el capital y el patriarcado. creando espacios de liberación para las mujeres rurales. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.relation.ispartofseries Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 14, n. 29, p. 153–175
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Popular pt_BR
dc.subject Mulheres Camponesas pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.subject Popular Education pt_BR
dc.subject Peasant Women pt_BR
dc.subject Feminism pt_BR
dc.subject Educación Popular pt_BR
dc.subject Mujeres campesinas pt_BR
dc.subject Feminismo pt_BR
dc.title A educação popular como método feminista de denúncia e (re)construção da realidade de mulheres no campo: um estudo de caso pt_BR
dc.title.alternative Popular educationas a feminist method to denounce and (re) construct the reality of women in the countryside: a case study pt_BR
dc.title.alternative La educación popular como método feminista de denuncia y (re)construcción de la realidad de las mujeres rurales: un estudio de caso pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i29.14582 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record