dc.contributor.author |
Silva, Mozart Linhares da |
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dc.date.accessioned |
2023-03-10T02:38:42Z |
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dc.date.available |
2023-03-10T02:38:42Z |
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dc.date.issued |
2022-06-23 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Mozart Linhares da. Educação e inclusão no contexto do “neoliberalismo conservador” no Brasil. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande, RS, v. 13, n. 27, p. 149–166, jun./dez., 2021. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i27.13530. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/13530. Acesso em: 09 mar. 2023. |
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dc.identifier.issn |
2175-3423 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10702 |
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dc.description |
Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 27, p. 149–166, jun./dez., 2021, publicado no município de Rio Grande, RS, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. |
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dc.description.abstract |
O artigo problematiza, a partir da governamentalidade de Michel Foucault, as relações entre neoliberalismo, inclusão e exclusão, considerando duas configurações de neoliberalismo, a democrática e a conservadora no Brasil. Mostra como o imperativo da inclusão se constituiu em uma estratégia governamental, especialmente entre o período democrático, inaugurado pela Constituição de 1988 no impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e como, com a ascensão da extrema direita, com a eleição de Jair Bolsonaro, esse imperativo perde sua força interpretativa nas análises do neoliberalismo. O artigo está dividido em três partes, além da introdução. Na primeira parte, será analisado como o imperativo da inclusão da agência se dá às narrativas neoliberais sobre capital humano e educação. Em segundo lugar, problematiza ou esgota o imperativo da inclusão com a emergência do neoliberalismo de fé conservadora. Por fim, na terceira, ou considerações finais, aponta para a necessidade de problematizações sobre as relações entre neoliberalismo, conservadorismo e fascismo como pano de fundo das discussões sobre educação, in/exclusão e precariedade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article problematizes, from the perspective of Michel Foucault's governmentality, the relations between neoliberalism, inclusion and exclusion, considering two configurations of neoliberalism, the democratic and the conservative in Brazil. It shows how the inclusion imperative constituted a governmentality strategy, especially from the democratic period, inaugurated by the 1988 Constitution to the impeachment of Dilma Rousseff, in 2016, and how, with the rise of the extreme right, after the election of Jair Bolsonaro, this imperative loses its interpretive power in the analysis of neoliberalism. The article is divided into three parts, in addition to the introduction. In the first part, we analyze how the imperative of inclusion sparked the neoliberal narratives about human capital and education. In the second, it is questioned the exhaustion of the inclusion imperative with the emergence of neoliberalism of a conservative. Finally, in the third, or final considerations, it points at the need to problematize the relationships among neoliberalism, conservatism and fascism as the background for discussions on education, exclusion and precariousness. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El artículo problematiza, desde la gubernamentalidad de Michel Foucault, las relaciones entre neoliberalismo, inclusión y exclusión, considerando dos configuraciones del neoliberalismo, la democrática y la conservadora en Brasil. Muestra cómo el imperativo de la inclusión se constituyó en una estrategia de gobierno, especialmente durante el período democrático, inaugurado por la Constitución de 1988 en el juicio político a Dilma Rousseff en 2016, y cómo, con el ascenso de la extrema derecha, con la elección de Jair Bolsonaro, este imperativo pierde su fuerza interpretativa en los análisis del neoliberalismo. El artículo se divide en tres partes, además de la introducción. En la primera parte, se analizará cómo se otorga el imperativo de la inclusión de la agencia a las narrativas neoliberales sobre el capital humano y la educación. En segundo lugar, problematiza o agota el imperativo de la inclusión con el surgimiento del neoliberalismo de fe conservadora. Finalmente, en la tercera, o última consideración, apunta la necesidad de problematizar las relaciones entre neoliberalismo, conservadurismo y fascismo como telón de fondo de las discusiones sobre educación, in/exclusión y precariedad. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 13, n. 27, p. 149–166 |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Inclusão |
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dc.subject |
Exclusão |
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dc.subject |
Neoliberalismo |
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dc.subject |
Governamentalidade |
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dc.subject |
Education |
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dc.subject |
Inclusion |
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dc.subject |
Exclusion |
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dc.subject |
Neoliberalism |
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dc.subject |
Governmentality |
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dc.subject |
Educación |
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dc.subject |
Inclusión |
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dc.subject |
Exclusión |
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dc.subject |
Neoliberalismo |
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dc.subject |
Gubernamentalidad |
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dc.title |
Educação e inclusão no contexto do “neoliberalismo conservador” no Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Education and inclusion in the context of “conservative neoliberalism” in Brazil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación e inclusión en el contexto del “neoliberalismo conservador” en Brasil |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i27.13530 |
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