Show simple item record

dc.contributor.author Ribeiro, Luiz Paulo
dc.contributor.author Costa, Mariana Esteves da
dc.date.accessioned 2023-03-15T21:46:46Z
dc.date.available 2023-03-15T21:46:46Z
dc.date.issued 2023-02-01
dc.identifier.citation RIBEIRO, L. P.; COSTA, M. E. “EU NÃO DOU CONTA DISSO”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALUNAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 268–293, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14465. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14465. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10718
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 268-293, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo analisou as representações sociais de professores e professoras da Educação Básica de Belo Horizonte/MG sobre alunas travestis e transexuais. Foram realizadas entrevistas narrativas com seis professores e professoras que tiveram alunas travestis ou transexuais em seu percurso e foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados mostram que transexualidade e a travestilidade são representadas como algo ―não familiar‖, além de serem ancoradas a partir das referências de corpos cisgêneros. Evidencia-se que ainda há um caminho extenso a ser percorrido para a qualidade de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais na escola básica. pt_BR
dc.description.abstract Este estudio analizó las representaciones sociales de profesores de Educación Básica en Belo Horizonte/MG sobre estudiantes travestis y transexuales. Se realizaron entrevistas narrativas a seis docentes que tuvieron en su camino alumnos travestis o transexuales y se utilizó el método de análisis de contenido. Los resultados muestran que la transexualidad y la travestismo son representadas como algo ―desconocido‖, además de estar ancladas desde las referencias de los cuerpos cisgénero. Es evidente que aún queda mucho camino por recorrer para la calidad del acceso y permanencia de travestis y transexuales en la escuela básica. pt_BR
dc.description.abstract This paper analyzed the social representations of teachers of Basic Education in Belo Horizonte/MG about transvestite and transsexual students. For data collection, narrative interviews were carried out with six teachers who had transvestite or transsexual students in their path and the content analysis method was used. The results show that transsexuality and transvestility are represented as something ―unfamiliar‖, in addition to being anchored from the references of cisgender bodies. It is evident that there is still a long way to go for the quality of access and permanence of transvestites and transsexuals in basic school. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject representações sociais pt_BR
dc.subject professores pt_BR
dc.subject educação básica pt_BR
dc.subject transexualidade pt_BR
dc.subject representaciones sociales pt_BR
dc.subject maestros pt_BR
dc.subject educación básica pt_BR
dc.subject transexualidad pt_BR
dc.subject social representations pt_BR
dc.subject teachers pt_BR
dc.subject basic education pt_BR
dc.subject transsexuality pt_BR
dc.title "Eu não dou conta disso": representações sociais de professores e professoras da educação básica sobre alunas travestis e transexuais pt_BR
dc.title.alternative "No lo sé": representaciones sociales de docentes de educación básica sobre estudiantes travestitas y transexuales pt_BR
dc.title.alternative "I don't know what to do with it": social representations of basic education teachers about transvestite and transsexual students pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i2.14465 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record