Show simple item record

dc.contributor.author Cruz, Purificación Cruz
dc.contributor.author Torres, Javier Rodríguez
dc.contributor.author Pavón, Silvia Martín
dc.date.accessioned 2023-04-11T23:02:17Z
dc.date.available 2023-04-11T23:02:17Z
dc.date.issued 2020-03-08
dc.identifier.citation CRUZ, P. C.; TORRES, J. R.; PAVÓN, S. M. Tratamiento metodológico de la coeducación a través del juego simbólico, en un aula de educación infantil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 255–276, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9545. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9545. Acesso em: 3 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10828
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 255-276, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Um artigo baseado em pesquisa de co-educação é apresentado, para verificar se comportamentos discriminatórios ocorrem em crianças na educação infantil. A professora dos 22 alunos (11 meninos e 11 meninas) de 4 a 5 anos, do centro de Toledo (Espanha). Elaborar uma proposta de intervenção nos caixões, linhas mecânicas e de construção, para avaliar e verificar a frequência das intervenções escolares nas respectivas linhas, e que comportamento está nelas ocorrendo. Foi seguida uma metodologia mista de estudo de caso, usando regras psicométricas para confirmar a aceitação ou rejeição (por jovens e jovens) dos ícones mencionados e se esse comportamento variou após a intervenção didática do professor. Conseguir resultados deslumbrantes de onde as crianças tiveram uma melhor predisposição para investigar em novos espaços co-educacionais do que as crianças. Salientando a importância do tratamento pedagógico na escola desde tenra idade. pt_BR
dc.description.abstract Se presenta un artículo basado en una investigación sobre coeducación, para comprobar si se producen conductas discriminatorias entre los escolares de Educación Infantil. La muestra la forman 22 alumnos/as (11 niños y 11 niñas) de 4-5 años, de un centro de Toledo (España). Realizándose una propuesta de intervención en los rincones de la casita, mecánica y construcción, para evaluar y comprobar con qué frecuencia intervienen los escolares en los respectivos rincones, y qué conductas ejercen en ellos. Se ha seguido una metodologia mixta de estúdio de caso, utilizando pruebas psicométricas para comprobar la aceptación o rechazo (por parte de los niños y niñas) de los rincones mencionados y si esta actitud varía después de la intervención didáctica del docente. Consiguiendo resultados llamativos donde los niños tienen mejor predisposición a investigar en espacios nuevos coeducativos que las niñas. Poniendo en valor la importancia del tratamento pedagógico en las escuelas, desde edades tempranas. pt_BR
dc.description.abstract An article based on coeducation research is presented, to check if discriminatory behaviors occur among children in Early Childhood Education. The sample is made up of 22 students (11 boys and 11 girls) aged 4-5, from a school in Toledo (Spain). Making a proposal for intervention in the corners of the house, mechanics and construction, to evaluate and verify how often children intervene in the respective corners, and what behaviors they exercise in them. A mixed case study methodology has been followed, using psychometric tests to check the acceptance or rejection (by children) of the mentioned corners and if this attitude varies after the teacher's didactic intervention. Getting striking results where boys have a better predisposition to research in new coeducational spaces than girls. Putting value on the importance of pedagogical treatment in schools, from early ages. pt_BR
dc.language.iso spa pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Jogo simbólico pt_BR
dc.subject Coeducação pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.subject Educación Infantil pt_BR
dc.subject Juego simbólico pt_BR
dc.subject Coeducación pt_BR
dc.subject Métodos de enseñanza pt_BR
dc.subject Early Childhood Education pt_BR
dc.subject Symbolic play pt_BR
dc.subject Co-education pt_BR
dc.subject Teaching methods pt_BR
dc.title Tratamiento metodológico de la coeducación, a través del juego simbólico, en un aula de educación infantil pt_BR
dc.title.alternative Tratamento metodológico da coeducação, por meio de brincadeiras simbólicas, em sala de aula de educação infantil pt_BR
dc.title.alternative Methodological treatment of co-education, though symbolic game, at early childhood education classroom pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8iEspeciam.9545 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record