dc.contributor.author |
Bortolozzi, Ana Cláudia |
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dc.contributor.author |
Vilaça, Teresa |
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dc.date.accessioned |
2023-04-13T23:48:33Z |
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dc.date.available |
2023-04-13T23:48:33Z |
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dc.date.issued |
2020-08-16 |
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dc.identifier.citation |
BORTOLOZZI, A. C.; VILAÇA, T. Educação sexual na educação inclusiva: atitudes de professores diante de situações projetivas envolvendo comportamentos sexuais de alunos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 190–211, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11307. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11307. Acesso em: 12 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10842 |
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dc.description |
Parte Integrante das atividades realizadas em Pós-Doutorado no exterior (Processo Fapesp n.2016/14382-0). // Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 191- 212, Jan./Jun. 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Educação Sexual é uma dificuldade para muitos professores nas escolas inclusivas.
Este estudo investigou as possíveis atitudes de 55 professores portugueses diante de seis
situações projetivas envolvendo o público alvo da educação especial, apresentadas em
um questionário, envolvendo diferentes comportamentos sexuais de alunos:
autoerotismo (deficiência intelectual- DI), toques indevidos (cego/deficiência visualDV), beijo/namoro (surdez- S), abuso sexual (deficiência física- DF), pergunta sobre
sexo na aula (deficiência múltipla- DM) e exibicionismo (autismo-TEA). Diante das
situações, as atitudes mais frequentes relatadas pelos professores foram: o “diálogo
acolhedor” (TEA e DM), “pedir ajuda” (DF e TEA) e “corrigir comportamentos” (DI e
DV); eles não se omitem diante dos comportamentos, mas não refletem porque eles
ocorreram, nem como poderiam preveni-los. Conclui-se que, apesar de uma postura
favorável à Educação Sexual na escola, é importante investir na formação continuada e
as situações projetivas foram procedimentos úteis no levantamento dessa necessidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
La Educación Sexual es una dificultad para muchos maestros en escuelas inclusivas.
Este estudio investigó las posibles actitudes de 55 maestros portugueses hacia seis
situaciones proyectivas com el público de el educación especial, presentado en un
cuestionario, que involucra diferentes comportamientos sexuales de los estudiantes:
autoerotismo (discapacidad intelectual - ID), contacto inapropiado (discapacidad visualDV), besos (sordera- S), abuso sexual (discapacidad física- DF), pregunta sobre sexo
(discapacidad múltiple- DM) y exhibicionismo (autismo-ASD). En vista de las
situaciones, las actitudes más frecuentes informadas fueron: "diálogo” (TEA y DM),
"pedir ayuda" (DF y TEA) y "corregir comportamientos" (DI y DV); no se descuidan
frente a los eventos, pero no reflexionan sobre por qué los ocurrieron, ni cómo podrían
prevenirlos. Se concluye que, a pesar de una postura favorable a la Educación Sexual en
la escuela, es importante invertir en educación continua y las situaciones proyectivas
fueron procedimientos útiles para elevar esta necesidad. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Sexual Education is a difficulty for many teachers in inclusive schools. This study
investigated the possible attitudes of 55 portuguese teachers using six projective
situations with audience of special education, presented in a questionnaire involving
different sexual behaviors of students: autoeroticism (intellectual disability- ID),
improper touch (visual impairent- VI), kissing (deafness-D), sexual abuse (physical
disability-PD), question about sex (multiple disability – MD) and exhibitionism (autism
- ASD). In view of the situations, the most frequent attitudes reported were “welcoming
dialogue” (ASD and MD), “asking for help” (PD and ASD) and “correcting behaviors”
(ID and VI); they do not neglect themselves in the face of behaviors, but no refletc on
why they occurred, nor how they could prevent them. It is concluded that, despite a
favorable posture do Sexual Education at school, it is important to invest in teacher’s
training and the projective situations were useful procedures in raising this need. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Educação Sexual |
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dc.subject |
Educação Especial |
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dc.subject |
Professores |
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dc.subject |
Formação |
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dc.subject |
Educación Sexual |
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dc.subject |
Educación Especial |
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dc.subject |
Maestros |
pt_BR |
dc.subject |
Formación |
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dc.subject |
Sexual Education |
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dc.subject |
Special Education |
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dc.subject |
Teachers |
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dc.subject |
Formation |
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dc.title |
Educação sexual na educação inclusiva: atitudes de professores diante de situações projetivas envolvendo comportamentos sexuais de alunos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación sexual en la educación inclusiva: actitudes del maestros em situaciones que incluyen el comportamientos sexuales de los estudiantes |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sexual education in inclusive education: teacher’ attitudes towards projective situations involving sexual behaviors of students |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v8i1.11307 |
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