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dc.contributor.author Barroso, Ramon Roberto de Jesus
dc.contributor.author Silva, Lana Claudia Macedo da
dc.date.accessioned 2023-04-18T01:18:05Z
dc.date.available 2023-04-18T01:18:05Z
dc.date.issued 2020-08-16
dc.identifier.citation BARROSO, R. R. J.; SILVA, L. C. M. Gênero e sexualidade na educação brasileira em tempos de movimento escola sem partido. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 427–451, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11160. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11160. Acesso em: 12 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10854
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 427-451, Jan./Jun. 2020. pt_BR
dc.description.abstract O foco desta pesquisa é discutir como movimentos ultraconservadores, especialmente o Movimento Escola Sem Partido tem se organizado para a retirada de estudos e reflexões sobre gênero e sexualidade das escolas brasileiras. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa, realizamos estudos teóricos e documentais, referenciados em autoras como: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), e nos autores: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) e Miguel (2017). Concluiu-se que movimentos ultraconservadores tem se utilizado de um certo pânico moral para subverter conceitos científicos atribuídos a gênero e sexualidade, propagando discursos conservadores nos meios sociais, criando uma cortina de fumaça, resultando na falácia chamada “ideologia de gênero”. Tal discurso tem sido utilizado como estratégia do MESP para impedir que o tema seja trabalhado e re-inserido em documentos educacionais como o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) e nas proposições de currículos escolares oficiais - Base Nacional Comum Curricular (BNCC). pt_BR
dc.description.abstract El enfoque de esta investigación es discutir cómo movimientos ultraconservadores, especialmente el Movimiento Escuela Sin Partido (MESP) tiene se organizado para la retirada de estudios y reflexiones sobre género y sexualidad de las escuelas brasileñas. Con base en el abordaje cualitativo de la investigación, realizamos estudios teóricos y documentales, basados en autoras como: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), y en los autores: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) y Miguel (2017). Se concluyó que movimientos ultraconservadores se habían utilizado de cierto pánico moral para subvertir conceptos científicos atribuidos a género y sexualidad, propagando discursos conservadores en los medios sociales, creando una cortina de humo, resultando en la falacia llamada “ideología de género”. Ese discurso ha sido utilizado como estrategia del MESP para impedir que el tema sea trabajado y re-inserido en documentos educacionales como el Plan Nacional de Educación – PNE (2014-2024) y en las proposiciones de currículos escolares oficiales – Base Nacional Común Curricular (BNCC). pt_BR
dc.description.abstract The focus of this research is to discuss how the ultraconservative movements, especially the Non Partisan School Movement, have caused the removal of the studies and questions about gender and sexuality in the brazilian educational curriculum. Based on the qualitative research approach, we did theoretical and documentary studies, referenced in female authors as: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), and in male authors as: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) e Miguel (2017). It was concluded that ultraconservative movements have taken advantage of the moral panic to subvert the scientific concepts assigned to gender and sexuality, disseminating conservative discourse in social environment, creating a smoke screen that results in the fallacy called "Queer Theory". That's peech has been utilized as a strategy of MESP to stop the theme from being worked andreinserted in educational files like the National Education Plan (2014-2024) and in the prepositions of the new educational resumes that have as reference, the National Curricular Common Base (BNCC). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Movimentos ultraconservadores pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Movimientos ultraconservadores pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Escuela pt_BR
dc.subject Ultraconservative movements pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.title Gênero e sexualidade na educação brasileira em tempos de movimento escola sem partido pt_BR
dc.title.alternative Género y sexualidad en la educación brasileña en tiempos de movimiento escuela sin partido pt_BR
dc.title.alternative Gender and sexualityin brazilian education in times of non partisan school movement pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i1.11160 pt_BR


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