Abstract:
A escrita desse trabalho de pesquisa tem como objetivo socializar algumas reflexões
percebidas ao longo do processo vivido do estágio supervisionado I do Curso de
Licenciatura em História na modalidade de ensino à distância do Instituto de Ciências
Humanas e Informação da Universidade Federal de Rio Grande no ano de 2017, sua
temática se desenvolve em torno das possíveis desigualdades de gênero que são
produzidas e reproduzidas no espaço escolar na disciplina de história, nas séries finais
do ensino fundamental no município de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul A
presente pesquisa apresenta o contato com o ambiente escolar e sua equipe diretiva,
assim como os documentos oficiais que orientam a escola do município de São
Lourenço do Sul, a docente que desempenha suas atividades na disciplina de história
nas séries finais do ensino fundamental e na EJA, as entrevistas e observações que
tendem refletir sobre a realidade do espaço escolar e o ensino de história a partir da
sistematização dessas vivências.
La redacción de este trabajo de investigación tiene como objetivo socializar
algunas reflexiones percibidas a lo largo del proceso vivido de la pasantía
supervisada I del Curso de Licenciatura en Historia en la modalidad de
aprendizaje a distancia del Instituto de Humanidades e Información de la
Universidad Federal de Río Grande en el año de. 2017, su tema se desarrolla
alrededor de las posibles desigualdades de género que se producen y
reproducen en el espacio escolar en la disciplina de la historia, en los grados
finales de la escuela primaria en São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul Esta
investigación presenta el contacto con el entorno escolar y su equipo directivo,
así como los documentos oficiales que guían a la escuela en el municipio de
São Lourenço do Sul, la maestra que realiza sus actividades en la disciplina de
la historia en los grados finales de la escuela primaria y en EJA, entrevistas y
observaciones que tienden a reflexionar sobre la realidad del espacio escolar y
la enseñanza de la historia pasó de la sistematización de estas experiencias.
The writing of this research work aims to socialize some reflections perceived
throughout the lived process of supervised internship I of the Degree Course in
History in the distance learning modality of the Institute of Humanities and
Information of the Federal University of Rio Grande in the year of. 2017, its
theme develops around the possible gender inequalities that are produced and
reproduced in the school space in the discipline of history, in the final grades of
elementary school in São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul This research
presents the contact with the school environment and its management team, as
well as the official documents that guide the school in the municipality of São
Lourenço do Sul, the teacher who performs her activities in the discipline of
history in the final grades of elementary school and in EJA, interviews and
observations that tend to reflect on the reality of the school space and the
teaching of historical went from the systematization of these experiences.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.7, n. especial, p.96-120, 2019.