Produção e reprodução das desigualdades de gênero nas séries finais do ensino fundamental: um olhar para além do ensino de história tradicional

Caetano, Bianca Moreira

Abstract:

 
A escrita desse trabalho de pesquisa tem como objetivo socializar algumas reflexões percebidas ao longo do processo vivido do estágio supervisionado I do Curso de Licenciatura em História na modalidade de ensino à distância do Instituto de Ciências Humanas e Informação da Universidade Federal de Rio Grande no ano de 2017, sua temática se desenvolve em torno das possíveis desigualdades de gênero que são produzidas e reproduzidas no espaço escolar na disciplina de história, nas séries finais do ensino fundamental no município de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul A presente pesquisa apresenta o contato com o ambiente escolar e sua equipe diretiva, assim como os documentos oficiais que orientam a escola do município de São Lourenço do Sul, a docente que desempenha suas atividades na disciplina de história nas séries finais do ensino fundamental e na EJA, as entrevistas e observações que tendem refletir sobre a realidade do espaço escolar e o ensino de história a partir da sistematização dessas vivências.
 
La redacción de este trabajo de investigación tiene como objetivo socializar algunas reflexiones percibidas a lo largo del proceso vivido de la pasantía supervisada I del Curso de Licenciatura en Historia en la modalidad de aprendizaje a distancia del Instituto de Humanidades e Información de la Universidad Federal de Río Grande en el año de. 2017, su tema se desarrolla alrededor de las posibles desigualdades de género que se producen y reproducen en el espacio escolar en la disciplina de la historia, en los grados finales de la escuela primaria en São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul Esta investigación presenta el contacto con el entorno escolar y su equipo directivo, así como los documentos oficiales que guían a la escuela en el municipio de São Lourenço do Sul, la maestra que realiza sus actividades en la disciplina de la historia en los grados finales de la escuela primaria y en EJA, entrevistas y observaciones que tienden a reflexionar sobre la realidad del espacio escolar y la enseñanza de la historia pasó de la sistematización de estas experiencias.
 
The writing of this research work aims to socialize some reflections perceived throughout the lived process of supervised internship I of the Degree Course in History in the distance learning modality of the Institute of Humanities and Information of the Federal University of Rio Grande in the year of. 2017, its theme develops around the possible gender inequalities that are produced and reproduced in the school space in the discipline of history, in the final grades of elementary school in São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul This research presents the contact with the school environment and its management team, as well as the official documents that guide the school in the municipality of São Lourenço do Sul, the teacher who performs her activities in the discipline of history in the final grades of elementary school and in EJA, interviews and observations that tend to reflect on the reality of the school space and the teaching of historical went from the systematization of these experiences.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v.7, n. especial, p.96-120, 2019.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos