Abstract:
O texto é parte de uma dissertação de mestrado, já concluída, que investigou cenas e
narrativas em uma escola pública do ensino fundamental, na cidade do Rio de Janeiro,
que envolvem uma criança de 9 anos que desestabiliza concepções sobre identidades de
gênero. Para este artigo, optou-se por trazer uma cena, onde, a partir das contribuições
dos estudos de gênero, objetivou-se compreender como as crianças constroem suas
representações acerca das identidades de gênero nas relações com seus pares. A
metodologia considerou aspectos da pesquisa etnográfica e da análise de narrativas em
uma perspectiva socioconstrucionista, possibilitando-nos a compreensão do processo de
construção das identidades sociais dos sujeitos, no qual as conclusões apontaram que,
mesmo em um espaço normativo, como a escola, a relutância irrompe e inscreve, nos
corpos, outras possibilidades de dizer e dar sentidos aos gêneros, às sexualidades e
a outros processos identitários que estão em jogo/disputa nas relações sociais.
El texto es parte de una tesis de maestría profesional, ya completada, que investigó
escenas y narrativas en una escuela primaria pública en la ciudad de Río de Janeiro,
involucrando a un niño de 9 años que desestabiliza las concepciones sobre las
identidades de Género. Sobre la base de las contribuciones de los estudios de género, el
objetivo era entender cómo los niños construyen sus representaciones sobre género en
las relaciones con sus compañeros. La metodología considera aspectos de la
investigación etnográfica y el análisis narrativo desde una perspectiva
socioconstruidista, permitiéndonos comprender el proceso de construcción de las
identidades sociales de los sujetos, donde las conclusiones indicaban que, incluso en un
espacio normativo como la escuela, estalla la renuencia y se inscribe en los cuerpos,
otras posibilidades de decir y dar significados a géneros, sexualidades y otros procesos
de identidad que están en juego/disputa en las relaciones sociales.
The text is part of a master's thesis, already completed, which investigated scenes and
narratives in a public elementary school in the city of Rio de Janeiro, involving a 9-
year-old child who destabilizes conceptions about gender identities. Based on the
contributions of gender studies, the objective was to understand how children construct
their representations about gender in relationships with their peers. The methodology
considered aspects of ethnographic research and narrative analysis from a
socioconstructionist perspective, enabling us to understand the process of constructing
the subjects' social identities, where the conclusions indicated that, even in a normative
space such as school, reluctance erupts and inscribes in the bodies, other possibilities of
saying and giving meanings to genders, sexualities and other identity processes that are
at stake/dispute in social relations.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.7, n.2,p.292-309, Jul/Dez 2019.