Show simple item record

dc.contributor.author Iwamoto, Thiago Camargo
dc.contributor.author Cardoso, Taynara Reges
dc.contributor.author Oliveira, Leonardo Mercês de
dc.date.accessioned 2023-05-16T00:06:19Z
dc.date.available 2023-05-16T00:06:19Z
dc.date.issued 2019-09-11
dc.identifier.citation IWAMOTO, T. C.; CARDOSO, T. R.; OLIVEIRA, L. M. de. Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 64–91, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9011. Acesso em: 5 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10953
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 64-91, Jan/Jun. 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato de experiência das intervenções e formação de discentes do curso de Educação Física, relacionando com a práxis pedagógica vivenciada no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), sobretudo ao que compete a discussão sobre gênero. É evidente uma relação entre os documentos norteadores da educação superior e básica, onde a primeira oportuniza uma formação para atuação na segunda. O PIBID encontra-se como um programa de extensão que oportuniza aos discentes da Educação Física, nesse caso, a experiência no âmbito escolar. Conforme as experiências de discentes do programa, há um lapso no processo de formação e nas práticas pedagógicas observadas e vivenciadas no contexto escolar através do PIBID, sobretudo na relação entre as práticas corporais e a temática sobre gênero. Essas dificuldades provêm da ausência de subsídios para discorrer sobre gênero, influenciando nas práticas pedagógicas e no processo de formação. pt_BR
dc.description.abstract El objetivo es presentar una reseña de la experiencia de las intervenciones y la capacitación de los estudiantes del curso de Educación Física en relación con la práctica pedagógica en el ámbito del "Programa Institucional de Iniciação à Docência" (PIBID) con el tema de género. Existe una relación entre los documentos de educación superior e básico, donde el primero ofrece oportunidades de capacitación para la acción en el segundo. PIBID ofrece oportunidades a los estudiantes de Educación Física, en caso, experimentando el entorno escolar. Según las experiencias, hay un lapso en el proceso de capacitación y en las prácticas pedagógicas observadas y experimentadas en el contexto escolar, especialmente en la relación entre las prácticas corporales y las cuestiones de género. Estas dificultades se deben a la ausencia de subsidios al discurso sobre el género que influyen en las prácticas pedagógicas y el proceso de formación. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to present an experience report on the interventions and education of students of the Physical Education course, about the pedagogical praxis experienced in “Programa Institucional de Iniciação à Docência” (PIBID), especially about gender issues. There is a clear relationship between the guiding documents of higher and primary education, where the former provides training for the second. The PIBID is an extension program that allows the students of Physical Education, in this case, the experience in the school environment. According to the students' experiences of the program, there is a gap in the training process and the pedagogical practices observed and experienced in the school context through the PIBID, especially in the relation between corporal practices and the gender theme. These difficulties arise from the absence of subsidies to discuss gender, influencing pedagogical practice, and the formation process. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Relato de experiencia pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.title Experiências de discente do curso de educação física no PIBID: a inexistência do diálogo sobre gênero nas práticas pt_BR
dc.title.alternative Experiencias de discentes del curso de educación física en el PIBID: la inexistencia del diálogo sobre género en las prácticas pt_BR
dc.title.alternative Experiences of students of the physical education course in PIBID: the absence of the gender dialogue in practices pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record