Show simple item record

dc.contributor.author Alves, Daniel Cardoso
dc.date.accessioned 2023-05-16T00:08:07Z
dc.date.available 2023-05-16T00:08:07Z
dc.date.issued 2019-09-11
dc.identifier.citation ALVES, D. C. Acadêmicos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no ensino superior: uma análise da política de inclusão adotada pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 121–150, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9038. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9038. Acesso em: 5 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10954
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 121-150, Jan/Jun. 2019. pt_BR
dc.description.abstract A partir da perspectiva de universidade colorida, plural e diversa, este artigo tem como objetivo realizar uma análise qualiquantitativa da política de inclusão social adotada pela UESB, compreendida entre os anos de 2009 e 2017, em relação aos povos indígenas, quilombolas e às pessoas com deficiência. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da revisão bibliográfica e da pesquisa documental. A técnica adotada para o tratamento dos dados é a análise de conteúdo. Entre os achados, constata-se que: 83% das vagas destinadas a esses sujeitos encontram-se ociosas, 37% dos que ingressaram foram evadidos e 23% conseguiram concluir os cursos. Entretanto, ainda que esses dados sejam preocupantes, entende-se que a simples presença de seguimentos excluídos de lugares que, tradicionalmente, não deveriam lhes pertencer, representa o início da mudança do paradigma dos estereótipos negativos e a possibilidade de um novo imaginário social acerca dos povos indígenas, dos quilombolas e das pessoas com deficiência no Brasil. pt_BR
dc.description.abstract Desde la perspectiva de una universidad colorida, plural y diversa, este artículo tiene como objetivo realizar un análisis cualitativo y cuantitativo de la política de inclusión social adoptada por UESB, de 2009 a 2017, en relación con los pueblos indígenas, quilombolas y personas con discapacidad. discapacidad Como procedimientos metodológicos, utilizamos la revisión de la literatura y la investigación documental. La técnica adoptada para el procesamiento de datos es el análisis de contenido. Entre los hallazgos, se encuentra que: el 83% de las vacantes para estos sujetos están inactivas, el 37% de los que ingresaron fueron evadidos y el 23% pudo completar los cursos. Sin embargo, aunque estos datos son preocupantes, se entiende que la mera presencia de segmentos excluidos de lugares que tradicionalmente no deberían pertenecer a ellos representa el comienzo del cambio en el paradigma de los estereotipos negativos y la posibilidad de un nuevo imaginario social sobre pueblos indígenas, quilombolas y personas con discapacidad en Brasil. pt_BR
dc.description.abstract From the perspective of a colorful, plural and diverse university, this article aims to carry out a qualitative and quantitative analysis of the social inclusion policy adopted by UESB, from 2009 to 2017, regarding indigenous peoples, quilombolas and people with disabilities. deficiency. As methodological procedures, we use the literature review and documentary research. The technique adopted for data processing is content analysis. Among the findings, it is found that: 83% of the vacancies for these subjects are idle, 37% of those who entered were evaded and 23% were able to complete the courses. However, although these data are worrying, it is understood that the mere presence of segments excluded from places that traditionally should not belong to them represents the beginning of the change in the paradigm of negative stereotypes and the possibility of a new social imaginary about indigenous peoples, quilombolas and persons with disabilities in Brazil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Universidade pt_BR
dc.subject Universidad pt_BR
dc.subject University pt_BR
dc.subject Política de inclusão social pt_BR
dc.subject Política de inclusión social pt_BR
dc.subject Social Inclusion Policy pt_BR
dc.subject Povos indígenas pt_BR
dc.subject Pueblos indígenas pt_BR
dc.subject Indian people pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Persona con discapacidad pt_BR
dc.subject Disabled person pt_BR
dc.title Acadêmicos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência no ensino superior: uma análise da política de inclusão adotada pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB) pt_BR
dc.title.alternative Académica indígena, chilomboles y personas de educación superior: un análisis de la política de inclusión aprobada por la Universidad del Estado de Bahia del Sureste (UESB) pt_BR
dc.title.alternative Indigenous academic, chilomboles and higher education people: an analysis of the inclusion policy adopted by the Southeast Bahia State University (UESB) pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record