Show simple item record

dc.contributor.author Goettems, Lisiane
dc.contributor.author Schwengber, Maria Simone Vione
dc.date.accessioned 2023-05-16T01:03:14Z
dc.date.available 2023-05-16T01:03:14Z
dc.date.issued 2019-09-11
dc.identifier.citation GOETTEMS, L.; SCHWENGBER, M. S. V. Vídeo mulheres: um acontecimento problematizado em cotidiano educativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 184–204, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.8933. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8933. Acesso em: 5 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10961
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 184-204, Jan/Jun. 2019. pt_BR
dc.description.abstract Os cotidianos educativos possibilitam aos(às) sujeitos(as) experimentarem modos detalhados, dialogados de ser e estar no mundo. Nesses espaços-tempos, os acontecimentos envolvendo abordagens de gêneros encontram lócus de irrupção, deixando pistas para que pensemos sobre si e o Outro, em histórias plurais. O presente relato de experiências objetiva problematizar acerca dos processos de criação e socialização do vídeo Mulheres (2018), destinado a uma mobilização pedagógica com turmas do Ensino Superior. Recorre à metodologia S-IVAM, com aporte em Vilaça (2006), e segue as etapas de seleção, investigação e visões acerca do problema, elaboração da ação e das reflexões. A análise dos dados considera uma das nove narrativas que compõe a íntegra do audiovisual produzido, ancorada na categoria palavras e escutas às mulheres. Os resultados acenam importância aos acontecimentos de autoafirmação feminina, do direito a viver a palavra postada que diz de si mesma, de conquistar o lugar de fala como ato político. pt_BR
dc.description.abstract Los cotidianos educativos posibilitan a los(as) sujetos(as) experimentaren maneras detalladas, dialogadas de ser y estar en el mundo. En eses espacios-tiempos, los acontecimientos envolviendo enfoques de género encuentran locus de irrupción, pensando sobre si y el Otro, en historias plurales. El relato de experiencias problematiza los procesos de creación y socialización del vídeo Mujeres (2018), destinado para una movilización pedagógica con clases de enseñanza superior. Recurre a la metodología SIVAM, con aporte en Vilaça (2006), y sigue las etapas de selección, investigación y visiones sobre el problema, elaboración de acción y de reflexiones. El análisis de los datos considera una de las nueve narrativas que compone la íntegra del audiovisual producido, ancorada en la categoría palabras y escuchas a las mujeres. Los resultados demuestran importancia a los acontecimientos de autoafirmación femenina, del derecho en vivir la palabra publicada de sí misma, de conquistar el lugar de habla como acto político. pt_BR
dc.description.abstract Educational routines enable subjects to experiment detailed, dialogic ways of being and being in the world. In these space-times, events involving genders’ approaches find locus to irrupt, leaving clues to think about the self and the Other in plural stories. This experiences report aims at problematizing the making and sharing processes of the video Mulheres (2018), destined for a pedagogical mobilization in higher education classes. It is based on the S-IVAM approach and on Vilaça (2006), and follows the steps of selection, investigation and visions on the problem; development of actions and reflections. Data analysis considers one of the nine narratives that compose the video produced, which is anchored in the category words and the listening to women. Results highlight the importance of events of female self-assertion, of the right to live the posted word, which says about the self, of conquering the place of speech as a political act. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Acontecimentos pt_BR
dc.subject Autoafirmação pt_BR
dc.subject Direito de fala pt_BR
dc.subject Gêneros pt_BR
dc.subject Acontecimientos pt_BR
dc.subject Autoafirmación pt_BR
dc.subject Derecho de habla pt_BR
dc.subject Géneros pt_BR
dc.subject Events pt_BR
dc.subject Self-assertion pt_BR
dc.subject Right of speaking pt_BR
dc.subject Genders pt_BR
dc.title Vídeo mulheres: um acontecimento problematizado em cotidiano educativo pt_BR
dc.title.alternative Vídeo mujeres: un acontecimiento problematizado en cotidiano educativo pt_BR
dc.title.alternative Mulheres (video): a problematized event in educational routines pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record