dc.contributor.author |
Martins, Maria Cristina Bohn |
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dc.contributor.author |
Masseroni, Vinícius de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2023-05-29T01:34:28Z |
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dc.date.available |
2023-05-29T01:34:28Z |
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dc.date.issued |
2020-12-11 |
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dc.identifier.citation |
MARTINS, Maria Cristina Bohn; MASSERONI, Vinícius de Oliveira. Cem anos de solidão: Gabriel García Márquez entre literatura e história. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 12, n. 24, p. 489–513, jul./dez., 2020. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11438. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11438. Acesso em: 26 maio 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2175-3423 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11041 |
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dc.description |
Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. p. 489–513, jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo que apresentamos busca mostrar as possibilidades de intersecção entre a História e Literatura, por meio do romance, de autoria de Gabriel García Márquez, Cem anos de solidão. Sem aderirmos aos pressupostos da não diferenciação entre discurso historiográfico e discurso literário, valemo-nos das contribuições da História Cultural (Roger Chartier), em especial o conceito de representação. Dentro dessa perspectiva realizamos uma análise de algumas passagens do texto de García Márquez, com o intento de mostrar como, por meio de sua obra, Gabo tentou retratar a história da América Latina e quem eram os latino-americanos. Não foi possível realizar tal objetivo sem inserir o escritor colombiano dentro de seu contexto histórico e literário, ou seja, na década de 1960 – e a influência da Revolução Cubana – e, também, inseri-lo dentro da estética do realismo mágico. Por óbvio o texto não procura exaurir as possibilidades de análises continuando, o texto de García Márquez, uma obra aberta a novas problematizações e interpretações. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The article we present seeks to show the possibilities of intersection between History and Literature, through the novel, by Gabriel García Márquez, One Hundred Years of Solitude. Without adhering to the assumptions of non-differentiation between historiographical discourse and literary discourse, we make use of the contributions of Cultural History (Roger Chartier), in particular the concept of representation. Within this perspective, we carried out an analysis of some passages of García Márquez's text, with the intention of showing how, through his work, Gabo tried to portray the history of Latin America and who the Latin Americans were. It was not possible to accomplish this goal without inserting the Colombian writer within his historical and literary context, that is, in the 1960s – and the influence of the Cuban Revolution – and also inserting him within the aesthetics of magical realism. Obviously, the text does not seek to exhaust the possibilities of continuing analysis, García Márquez's text, a work open to new problematizations and interpretations. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El artículo que presentamos busca mostrar las posibilidades de intersección entre Historia y Literatura, a través de la novela, de Gabriel García Márquez, Cien años de soledad. Sin ceñirnos a los supuestos de indiferenciación entre discurso historiográfico y discurso literario, nos valemos de los aportes de la Historia Cultural (Roger Chartier), en particular del concepto de representación. Dentro de esta perspectiva, realizamos un análisis de algunos pasajes del texto de García Márquez, con la intención de mostrar cómo, a través de su obra, Gabo intentó retratar la historia de América Latina y quiénes eran los latinoamericanos. No era posible lograr este objetivo sin insertar al escritor colombiano dentro de su contexto histórico y literario, es decir, en la década de 1960 -y la influencia de la Revolución Cubana- y también dentro de la estética del realismo mágico. Evidentemente, el texto no pretende agotar las posibilidades de continuar el análisis, el texto de García Márquez, obra abierta a nuevas problematizaciones e interpretaciones. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 12, n. 24, p. 489–513 |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Cem anos de solidão |
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dc.subject |
América Latina |
pt_BR |
dc.subject |
Gabriel García Márquez |
pt_BR |
dc.subject |
História |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
One hundred years of loneliness |
pt_BR |
dc.subject |
Latin America |
pt_BR |
dc.subject |
Gabriel García Márquez |
pt_BR |
dc.subject |
Story |
pt_BR |
dc.subject |
Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Cien Años de Soledad |
pt_BR |
dc.subject |
América Latina |
pt_BR |
dc.subject |
Gabriel García Márquez |
pt_BR |
dc.subject |
Historia |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Cem anos de solidão: Gabriel García Márquez entre literatura e história |
pt_BR |
dc.title.alternative |
One hundred years of solitude: Gabriel García Márquez between literature and history |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cien años de soledad: Gabriel García Márquez entre la literatura y la historia |
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dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11438 |
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