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dc.contributor.author Martins, Maria Cristina Bohn
dc.contributor.author Masseroni, Vinícius de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-05-29T01:34:28Z
dc.date.available 2023-05-29T01:34:28Z
dc.date.issued 2020-12-11
dc.identifier.citation MARTINS, Maria Cristina Bohn; MASSERONI, Vinícius de Oliveira. Cem anos de solidão: Gabriel García Márquez entre literatura e história. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Rio Grande (RS), v. 12, n. 24, p. 489–513, jul./dez., 2020. ISSN 2175-3423 versão on-line. Semestral. DOI: https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11438. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/11438. Acesso em: 26 maio 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2175-3423
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11041
dc.description Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 12, n. 24, p. p. 489–513, jul./dez., 2020, publicado no município de Rio Grande (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. pt_BR
dc.description.abstract O artigo que apresentamos busca mostrar as possibilidades de intersecção entre a História e Literatura, por meio do romance, de autoria de Gabriel García Márquez, Cem anos de solidão. Sem aderirmos aos pressupostos da não diferenciação entre discurso historiográfico e discurso literário, valemo-nos das contribuições da História Cultural (Roger Chartier), em especial o conceito de representação. Dentro dessa perspectiva realizamos uma análise de algumas passagens do texto de García Márquez, com o intento de mostrar como, por meio de sua obra, Gabo tentou retratar a história da América Latina e quem eram os latino-americanos. Não foi possível realizar tal objetivo sem inserir o escritor colombiano dentro de seu contexto histórico e literário, ou seja, na década de 1960 – e a influência da Revolução Cubana – e, também, inseri-lo dentro da estética do realismo mágico. Por óbvio o texto não procura exaurir as possibilidades de análises continuando, o texto de García Márquez, uma obra aberta a novas problematizações e interpretações. pt_BR
dc.description.abstract The article we present seeks to show the possibilities of intersection between History and Literature, through the novel, by Gabriel García Márquez, One Hundred Years of Solitude. Without adhering to the assumptions of non-differentiation between historiographical discourse and literary discourse, we make use of the contributions of Cultural History (Roger Chartier), in particular the concept of representation. Within this perspective, we carried out an analysis of some passages of García Márquez's text, with the intention of showing how, through his work, Gabo tried to portray the history of Latin America and who the Latin Americans were. It was not possible to accomplish this goal without inserting the Colombian writer within his historical and literary context, that is, in the 1960s – and the influence of the Cuban Revolution – and also inserting him within the aesthetics of magical realism. Obviously, the text does not seek to exhaust the possibilities of continuing analysis, García Márquez's text, a work open to new problematizations and interpretations. pt_BR
dc.description.abstract El artículo que presentamos busca mostrar las posibilidades de intersección entre Historia y Literatura, a través de la novela, de Gabriel García Márquez, Cien años de soledad. Sin ceñirnos a los supuestos de indiferenciación entre discurso historiográfico y discurso literario, nos valemos de los aportes de la Historia Cultural (Roger Chartier), en particular del concepto de representación. Dentro de esta perspectiva, realizamos un análisis de algunos pasajes del texto de García Márquez, con la intención de mostrar cómo, a través de su obra, Gabo intentó retratar la historia de América Latina y quiénes eran los latinoamericanos. No era posible lograr este objetivo sin insertar al escritor colombiano dentro de su contexto histórico y literario, es decir, en la década de 1960 -y la influencia de la Revolución Cubana- y también dentro de la estética del realismo mágico. Evidentemente, el texto no pretende agotar las posibilidades de continuar el análisis, el texto de García Márquez, obra abierta a nuevas problematizaciones e interpretaciones. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.relation.ispartofseries Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS;v. 12, n. 24, p. 489–513
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cem anos de solidão pt_BR
dc.subject América Latina pt_BR
dc.subject Gabriel García Márquez pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject One hundred years of loneliness pt_BR
dc.subject Latin America pt_BR
dc.subject Gabriel García Márquez pt_BR
dc.subject Story pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Cien Años de Soledad pt_BR
dc.subject América Latina pt_BR
dc.subject Gabriel García Márquez pt_BR
dc.subject Historia pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.title Cem anos de solidão: Gabriel García Márquez entre literatura e história pt_BR
dc.title.alternative One hundred years of solitude: Gabriel García Márquez between literature and history pt_BR
dc.title.alternative Cien años de soledad: Gabriel García Márquez entre la literatura y la historia pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11438 pt_BR


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