dc.contributor.author |
Blank, Cintia Kath |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-14T17:07:45Z |
|
dc.date.available |
2023-08-14T17:07:45Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
BLANK, C. K. Práticas de leitura dos adolescentes das escolas de ensino médio da cidade do Rio Grande. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 23, n. 2, p. 43-54, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/23422. Acesso em: 07 jul. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11216 |
|
dc.description |
Biblos, Rio Grande, 23 (2): 43-54, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve por objetivo investigar os hábitos de leitura dos
adolescentes que frequentam o ensino médio da rede pública estadual da
cidade do Rio Grande – RS no ano de 2008. Foi elaborado e aplicado um
questionário que procurou responder questões como: o que e com que
frequência os jovens lêem; o que pensam acerca da leitura, e de que
forma se dá o contato com documentos escritos. A aplicação do
questionário realizou-se em três escolas de ensino médio da rede pública
estadual, buscando-se focalizar escolas localizadas em diferentes áreas
geográficas – uma na área central, uma próxima do centro e a última mais
afastada do centro da cidade. A partir da análise dos dados coletados foi
possível caracterizar as práticas de leitura dos adolescentes participantes
da pesquisa, de forma a traçar-se um comparativo entre os colégios e
anos escolares estudados. Esta pesquisa demonstrou a importância do
acesso à informação nessa fase de desenvolvimento pessoal e as
diferentes práticas culturais em relação à leitura adotadas pelos
estudantes de escolas localizadas em diferentes bairros de Rio Grande. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Ed. da FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescência |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Rede pública de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de leitura dos adolescentes das escolas de ensino médio da cidade do Rio Grande |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |