dc.contributor.advisor |
Carvalho, Rodrigo Aquino de Carvalho |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Cíntia Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-13T20:46:58Z |
|
dc.date.available |
2023-09-13T20:46:58Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
NUNES, Cíntia Ferreira. Ensino de Representação Descritiva no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: avaliação e atualidade dos conteúdos. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11326 |
|
dc.description |
Trabalho de conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A catalogação é uma das principais atividades na área da Biblioteconomia, desse modo a formação do catalogador precisa acompanhar as mudanças que vêm acontecendo na área. O objetivo geral do presente trabalho é investigar a atualidade das disciplinas da área de Representação Descritiva do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Os objetivos específicos são: descrever a estrutura do ensino de Representação Descritiva no referido curso, a partir dos últimos planos de ensino das disciplinas até o semestre letivo 2022/02, observando a obrigatoriedade dos conteúdos; comparar as ementas e os conteúdos programáticos dos últimos dois anos das disciplinas da área de Representação Descritiva no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande, com os oito eixos do ensino de Catalogação propostos pelo Prof. Dr. Marcos Hübner; e sugerir uma proposta de atualização ou readequação das ementas e dos conteúdos das disciplinas de Representação Descritiva. O trabalho é caracterizado como documental quanto ao delineamento, exploratório quanto aos seus objetivos e qualitativo. Como resultado é destacado que as disciplinas de Representação Descritiva do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande abrangem grande parte dos temas sugeridos para o ensino de Catalogação. Das 45 unidades apresentadas, 11 não são citadas em nenhum dos planos de ensino analisados. São citadas 34 unidades de registro, onde 31 unidades estão presentes nos planos de ensino de disciplinas obrigatórias e 03 unidades em planos de disciplinas optativas. A disciplina com mais recorrência de unidades de registro é Fundamentos de Representação Descritiva. Assim é concluído que de modo geral, as disciplinas de Representação Descritiva do respectivo curso cumprem com as indicações feitas por importantes autores da área, enfatizando a importância do ensino de Catalogação durante a formação do bibliotecário. Ainda se sugere que o trabalho tenha continuidade com a realização de pesquisa com os discentes que já cursaram as disciplinas que foram investigadas, e a análise das bibliografias dessas disciplinas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
La catalogación es una de las principales actividades en el área de la Biblioteconomía, por lo que la formación del catalogador necesita estar a la altura de los cambios que se vienen dando en el área. El objetivo general del presente trabajo es investigar la actualidad de las asignaturas del área de Representación Descriptiva de la carrera de Biblioteconomía de la Universidad Federal de Rio Grande. Los objetivos específicos son: describir la estructura de enseñanza de Representación Descriptiva en el curso de Biblioteconomía de la Universidad Federal de Rio Grande, desde los últimos planes de enseñanza de las asignaturas hasta el semestre académico 2022/02, observando los contenidos obligatorios; comparar los menús y programas de los dos últimos años de las asignaturas del área de Representación Descriptiva en la carrera de Biblioteconomía de la Universidad Federal de Rio Grande, con los ocho ejes de enseñanza de la Catalogación propuestos por el Prof. Dr. Marcos Hubner; y sugerir una propuesta de actualización o readecuación de los menús y contenidos de las asignaturas de Representación Descriptiva. El trabajo se caracteriza por ser documental en cuanto a su diseño, exploratorio en cuanto a sus objetivos y cualitativo. Como resultado, se destaca que las asignaturas de Representación Descriptiva del curso de Biblioteconomía de la Universidad Federal de Rio Grande cubren la mayor parte de los temas sugeridos para la enseñanza de la Catalogación. De las 45 unidades presentadas, 11 no se mencionan en ninguno de los planes didácticos analizados. Se citan 34 unidades de matrícula, donde 31 unidades están presentes en los planes de enseñanza de materias obligatorias y 03 unidades en planes de asignaturas optativas. La asignatura con mayor recurrencia de unidades de registro es Fundamentos de Representación Descriptiva. Así, se concluye que, en general, las asignaturas de Representación Descriptiva del respectivo curso cumplen con las indicaciones realizadas por importantes autores del área, destacando la importancia de la enseñanza de la Catalogación durante la formación del bibliotecario. También se sugiere que el trabajo continúe con la investigación con estudiantes que ya cursaron las asignaturas investigadas, y el análisis de las bibliografías de estas asignaturas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
restrict access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de catalogação |
pt_BR |
dc.subject |
Representação descritiva da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação do ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la catalogación |
pt_BR |
dc.subject |
Representación descriptiva de la información |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación docente |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de Representação Descritiva no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: avaliação e atualidade dos conteúdos |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |