dc.contributor.advisor |
PAULITSCH, Vivian da Silva |
|
dc.contributor.author |
GAMA, Joel Santana da |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-07T00:43:22Z |
|
dc.date.available |
2024-02-07T00:43:22Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
GAMA, Joel Santana da. Sala Julio de Castilhos e a educação em museus : significações entre os ambientes, os objetos e o discurso histórico. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11418 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação tem por finalidade apresentar uma análise da sala do patrono do Museu Julio de Castilhos, além de suscitar relações entre ação educativa, memória e comunicação em museus. O espaço, instituído como lugar de memória, é apresentado de forma a mediar a significação, diante das inúmeras interpretações que estão postas ao público e dos objetos expostos. A análise e a reprodução de dois ambientes, um quarto e um gabinete de trabalho, apresentam uma visão dos cotidianos público e privado. A exposição na sala é composta de artefatos cotidianos que são símbolos marcantes da forte presença do líder republicano. Os objetos compõem esse lugar de memória e mostram detalhes que evocam sua distinção ao longo do tempo. Para tal, o presente trabalho propõe um material didático e dois projetos/experimentos como desdobramentos que possibilitam transmitir toda a dinâmica dos objetos na atribuição de sentido, por parte do visitante, ao compreender esse espaço histórico e, igualmente, a figura de Julio de Castilhos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation aims to present an analysis of the room the patron of the Castillos de Julio Museum as well as raise relations between educational activity, memory and communication in museums. The space set up as a place of memory is presented in order to mediate the meaning before the many interpretations that are put to the public of exhibits. The analysis and reproduction of two rooms, a bedroom and an office job, have a vision of public and private daily life. The exhibition in the room is made up of everyday artifacts that are striking symbols of the strong presence of the Republican leader. The objects make up this place of memory and show details that evoke its distinction over time. This paper proposes a courseware and two projects/experiments that allows convey all the dynamics of objects in the attribution of meaning visitor to understand this historical space and the figure of Julio de Castilhos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Julio de Castilhos |
pt_BR |
dc.subject |
Material Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Museu |
pt_BR |
dc.subject |
Julio de Castilhos |
pt_BR |
dc.subject |
Courseware |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Museum |
pt_BR |
dc.title |
Sala Julio de Castilhos e a educação em museus : significações entre os ambientes, os objetos e o discurso histórico |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |