Show simple item record

dc.contributor.advisor PAULITSCH, Vivian da Silva
dc.contributor.author GAMA, Joel Santana da
dc.date.accessioned 2024-02-07T00:43:22Z
dc.date.available 2024-02-07T00:43:22Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation GAMA, Joel Santana da. Sala Julio de Castilhos e a educação em museus : significações entre os ambientes, os objetos e o discurso histórico. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11418
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação tem por finalidade apresentar uma análise da sala do patrono do Museu Julio de Castilhos, além de suscitar relações entre ação educativa, memória e comunicação em museus. O espaço, instituído como lugar de memória, é apresentado de forma a mediar a significação, diante das inúmeras interpretações que estão postas ao público e dos objetos expostos. A análise e a reprodução de dois ambientes, um quarto e um gabinete de trabalho, apresentam uma visão dos cotidianos público e privado. A exposição na sala é composta de artefatos cotidianos que são símbolos marcantes da forte presença do líder republicano. Os objetos compõem esse lugar de memória e mostram detalhes que evocam sua distinção ao longo do tempo. Para tal, o presente trabalho propõe um material didático e dois projetos/experimentos como desdobramentos que possibilitam transmitir toda a dinâmica dos objetos na atribuição de sentido, por parte do visitante, ao compreender esse espaço histórico e, igualmente, a figura de Julio de Castilhos. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation aims to present an analysis of the room the patron of the Castillos de Julio Museum as well as raise relations between educational activity, memory and communication in museums. The space set up as a place of memory is presented in order to mediate the meaning before the many interpretations that are put to the public of exhibits. The analysis and reproduction of two rooms, a bedroom and an office job, have a vision of public and private daily life. The exhibition in the room is made up of everyday artifacts that are striking symbols of the strong presence of the Republican leader. The objects make up this place of memory and show details that evoke its distinction over time. This paper proposes a courseware and two projects/experiments that allows convey all the dynamics of objects in the attribution of meaning visitor to understand this historical space and the figure of Julio de Castilhos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Julio de Castilhos pt_BR
dc.subject Material Didático pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Museu pt_BR
dc.subject Julio de Castilhos pt_BR
dc.subject Courseware pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Museum pt_BR
dc.title Sala Julio de Castilhos e a educação em museus : significações entre os ambientes, os objetos e o discurso histórico pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record