dc.contributor.advisor |
Tavares, Mauro Dillmann |
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dc.contributor.author |
Soares, Rodrigo Lemos |
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dc.date.accessioned |
2024-02-08T00:04:05Z |
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dc.date.available |
2024-02-08T00:04:05Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.citation |
SOARES, Rodrigo Lemos. "Quero ver balanciar!" : o ensino de danças de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda do Rio Grande/RS. 2018. 57 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11430 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como objetivo investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino dos movimentos/danças de entidades espirituais do universo religioso afrobrasileiro são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, na contemporaneidade. O campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas foi a base teórica tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de entrevistas individuais como ferramenta para produção dos dados e os olhares analíticos foram desenvolvidos a partir da Análise Cultural. Foram analisadas as narrativas de seis sujeitos, referentes aos seus entendimentos sobre como percebem as danças de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda, um tema, até então, pouco estudado no âmbito da História e da Educação. Em um primeiro momento, focou-se nas recorrências e, em seguida, nos escapes, para assim analisar a multiplicidade das narrativas e estratégias produzidas pelas mesmas, atentando às condições de possibilidade que têm permitido estes entendimentos sobre as danças em terreiros. São estes olhares que possibilitaram o estabelecimento de conexões entre dois entendimentos acerca das danças de exus e pombagiras, um que é categorizado pela noção de narrativa das experiências históricas e o outro que questiona os usos da educação dos corpos de modo a produzir identidades. Apresenta-se, ainda,uma discussão contingente acerca de um contraponto relativo se há ou não, ensino dessas danças nos terreiros. Por fim, discorre-se sobre discussões referentes ao ato de nomear-se vinculado aos personagens da Quimbanda.Concluiu-se que as danças têm sido abordadas com entendimentos fluidos, difundidos por saberes, nomeados como fundamentos dos terreiros. Nesse sentido, os sujeitos expressam em suas narrativas que cada terreiro tem seu modo de ensinar/educar, marcando a produção de corpos e identidades territorializados. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation aims to investigate how the relationships between pedagogiesand the teaching of movements / dances of spiritual entities of the Afro -Brazilian religious universe are developed in Quimbanda terreiros of the city ofRio Grande / RS, in contemporary times. The field of Cultural Studies, in itspoststructuralist aspects was the theoretical basis having as a methodologicalstrategy the Narrative Research, with the use of individual interviews as a toolfor data production and the analytical looks were developed from the CulturalAnalysis. It was analyzed the narratives of six subjects, referring to theirunderstanding of how they perceive the dances of exus and pombagiras inQuimbanda terreiros, a subject until then little studied in the scope of Historyand Education. At first, it focused on the recurrences and then on the escapes,in order to analyze the multiplicity of the narratives and strategies produced bythem, considering the conditions of possibility that have allowed theseunderstandings about the dances in terreiros. It is these glimpses that enabledthe establishment of connections between two understandings about thedances of exus and pombagiras, one that is categorized by the notion ofnarrative of historical experiences and the other that questions the uses of theeducation of the bodies in order to produce identities. There is also a contingentdiscussion about a relative counterpoint whether or not there is teaching ofthese dances in the terreiros. Finally, there is discussion about the act ofnaming itself linked to the characters of Quimbanda. It was concluded that thedances have been approached with fluid understandings, diffused byknowledge, named as foundations of the terreiros. In this sense, the subjectsexpress in their narratives that each terreiro has its way of teaching / educating,marking the production of territorialized bodies and identities. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta disertación tiene como objetivo investigar de qué manera las relaciones entre pedagogías y enseñanza de los movimientos / danzas de entidades espirituales del universo religioso afrobrasileño son desarrolladas en terreros de Quimbanda de la ciudad de Rio Grande / RS, en la contemporaneidad. El campo de los Estudios Culturales, en sus vertientes post-estructuralistas fue la base teórica teniendo por estrategia metodológica la Investigación Narrativa, con uso de entrevistas individuales como herramienta para producción de datos y las miradas analíticas fueron desarrollados a partir del Análisis Cultural. Se analizaron las narrativas de seis sujetos, referentes a sus entendimientos sobre cómo perciben las danzas de exus y pombagiras en terreros de Quimbanda, un tema, hasta entonces, poco estudiado en el ámbito de la Historia y de la Educación. En un primer momento, se enfocó en las recurrencias y luego en los escapes, para así analizar la multiplicidad de las narrativas y estrategias producidas por las mismas, atentando a las condiciones de posibilidad que han permitido estos entendimientos sobre las danzas en terreros. Son estas miradas que posibilitar el establecimiento de conexiones entre dos entendimientos acerca de las danzas de exus y pombagiras, uno que es categorizado por la noción de narrativa de las experiencias históricas y el otro que cuestiona los usos de la educación de los cuerpos para producir identidades. Se presenta, aún, una discusión contingente acerca de un contrapunto relativo si hay o no, enseñanza de esas danzas en los terreros. Por último, discurre sobre discusiones referentes al acto de nombrar vinculado a los personajes de la Quimbanda. Se concluyó que las danzas han sido abordadas con entendimientos fluidos, difundidos por saberes, nombrados como fundamentos de los terreros. En ese sentido, los sujetos expresan en sus narrativas que cada terreiro tiene su modo de enseñar / educar, marcando la producción de cuerpos e identidades territorializados. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Ensino de Danças |
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dc.subject |
Quimbanda |
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dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Produção de corpos e identidades |
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dc.subject |
Dance Teaching |
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dc.subject |
Quimbanda |
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dc.subject |
Education |
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dc.subject |
Production of bodies and identities |
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dc.subject |
Enseñanza de Danzas |
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dc.subject |
Quimbanda |
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dc.subject |
Educación |
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dc.subject |
Producción de cuerpos e identidades |
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dc.title |
"Quero ver balanciar!" : o ensino de danças de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda do Rio Grande/RS |
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dc.title.alternative |
"I want to see it rock!" : the teaching of exus dances and pombagiras in terrariums of Quimbanda do Rio Grande/RS |
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dc.title.alternative |
"Quiero ver balancear!" La enseñanza de bailes de exus y pombagiras en terreros de Quimbanda del Río Grande / RS |
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dc.type |
masterThesis |
pt_BR |