Show simple item record

dc.contributor.advisor Schiavon, Carmem Gessilda Burgert
dc.contributor.author Pinto, Matheus Balbueno
dc.date.accessioned 2024-02-15T02:37:59Z
dc.date.available 2024-02-15T02:37:59Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation PINTO, Matheus Balbueno. Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS: proposições de atividades. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11453
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract O texto apresenta considerações para o estabelecimento de relações práticas e concretas entre o ensino de História e a Educação Patrimonial, no município do Rio Grande/RS, podendo elas serem utilizadas como base para replicações em outros contextos locais. A ideia passa por um breve esboço teórico e metodológico sobre a conceituação de patrimônio histórico cultural e a aplicabilidade da Educação Patrimonial, além do diálogo com a memória e a educação. O foco, então, centra-se no ensino de História a partir desses pontos, levando-se em consideração as relações estabelecidas entre os conteúdos tradicionais do currículo escolar de História, na educação básica, e os bens culturais rio-grandinos a serem percebidos com o desenvolvimento de situações de aprendizagem a partir da Educação Patrimonial. Assim, os conteúdos curriculares "canônicos" encontram os bens culturais na vivência do ensino de História. Por fim, chega-se ao aspecto pedagógico do patrimônio a ser preservado e valorizado, também, por meio do ensino de História, diante da oferta de uma base de material de apoio aos professores, oportunizando reflexões sobre o tema. pt_BR
dc.description.abstract The text presents considerations for the establishment of practical and concrete relations between the History teaching and Heritage Education, in the city of Rio Grande/RS, which can be used as a basis for replication in other local contexts. The idea involves a brief theoretical and methodological sketch on the conceptualization of cultural heritage and the applicability of Heritage Education, in addition to a dialogue with memory and education. The focus, then, is centered on the History teaching from these points, taking into account the relations established between the traditional contents of the history school curriculum, in basic education, and the cultural assets from Rio Grande to be perceived with the development of learning situations from Heritage Education. Thus, the "canonical" curricular contents find cultural assets in the experience of History teaching. Finally, it comes to the pedagogical aspect of the heritage to be preserved and valued, also through the History teaching, in view of the offer for a support base material for teachers, providing opportunities for reflection on the subject. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Patrimonial pt_BR
dc.subject Bens Culturais pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Rio Grande pt_BR
dc.subject Heritage Education pt_BR
dc.subject Cultural assets pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Rio Grande pt_BR
dc.title Ensino de História e Educação Patrimonial em Rio Grande/RS : proposições de atividades pt_BR
dc.title.alternative History Teaching and Heritage Education in Rio Grande/RS : activities propositions pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record