dc.contributor.advisor |
Silva, Michael Pereira da |
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dc.contributor.author |
Bilharva, Cleonice Santos do Amaral |
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dc.date.accessioned |
2024-10-18T20:00:23Z |
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dc.date.available |
2024-10-18T20:00:23Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
BILHARVA, Cleonice Santos do Amaral. Intervenções motivacionais voltadas ao aumento da prática de atividade física em adolescentes: uma revisão sistemática. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11641 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura a respeito das intervenções motivacionais voltadas ao aumento da prática de atividade física em adolescentes.
População alvo: Adolescentes
Delineamento: O estudo trata-se de uma revisão sistemática sem meta-análise das intervenções motivacionais. Foram utilizadas as bases de dados: PubMed, EMBASE, Web Of Science, PsycInfo e LILACs, artigos publicados até julho de 2022. Essa revisão sistemática seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A estratégia PICOS foi usada para a inclusão dos estudos. (P) População: adolescentes; (I) Intervenção: Motivação Metas Aspirações, mudança de comportamento, intervenção terapêutica; (C) Comparação: sem intervenção; (D) Desfechos: atividade física e exercicio; (S) Delineamento: Ensaios clínicos, ensaios de campo e ensaios comunitários. Foram usados os seguintes critérios de inclusão: ensaios randomizados, estudos que objetivam verificar intervenções motivacionais para o início, aumento e/ou manutenção da prática de atividade física, estudos realizados com participantes na faixa etária de 12 a 17 anos completos e artigos completos escritos em português, espanhol ou inglês.
Resultados: 19 estudos foram selecionados para compor esta revisão destes 7 deles indicaram aumento da atividade física. Quanto ao ano de publicação variou de 2002 a 2021 e a maioria dos estudos foi conduzido nos Estados Unidos, o tamanho de amostra variou de 42 a 1800 participantes. A maioria dos estudos foram ensaios randomizados por cluster. A maioria das intervenções ocorreu no contexto escolar. Medidas objetivas de atividade física como acelerômetro e pedômetros foram utilizadas na maioria dos estudos
Conclusão: Os modelos teóricos mais citados são a Teoria da Autodeterminação e a Teoria Social Cognitiva. A Teoria da Autodeterminação foi a das mais citada, 8 estudos. Alguns estudos identificaram modificações da prática de atividade física apenas em determinadas situações grupos que oferecem livre escolha, em aula de educação física e dentre o sexo feminino. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objective: To systematically review the literature on motivational interventions aimed at increasing the practice of physical activity in adolescents.
Target population: Adolescents
Design: The study is a systematic review without meta-analysis of motivational interventions. The following databases were used: PubMed, EMBASE, Web Of Science, PsycInfo and LILACs published until July 2022. This systematic review followed the recommendations of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). The PICOS strategy was used for the inclusion of the studies. (P) Population: adolescents; (I) Intervention: Motivation Goals Aspirations, behavior change, therapeutic intervention; (C) Comparison: no intervention; (D) Outcomes: physical activity and exercise (S) Design: Clinical trials, field trials and community trials. The following inclusion criteria were used: randomized trials, studies that aim to verify motivational interventions for the initiation, increase and/or maintenance of physical activity practice, studies conducted with participants aged 12 to 17 years and full articles written in Portuguese, Spanish or English.
Results: 19 studies were selected to compose this review, 7 of which indicated an increase in physical activity. As for the year of publication ranged from 2002 to 2021 and most of the studies were conducted in the United States, the sample size ranged from 42 to 1800 participants. Most of the studies were randomized trials by cluster. Most of the interventions occurred in the school context. Objective measures of physical activity such as accelerometer and pedometers were used in most studies.
Conclusion: The most cited theoretical models are the Self-Determination Theory and the Social Cognitive Theory. The Self-Determination Theory was one of the most cited, 8 studies. Some studies have identified changes in the practice of physical activity only in certain situations, groups that offer free choice, in physical education classes and among females. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Adolescentes |
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dc.subject |
Atividade Física |
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dc.subject |
Motivação |
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dc.subject |
Revisão sistemática |
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dc.subject |
Adolescents |
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dc.subject |
Physical Activity |
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dc.subject |
Motivation |
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dc.subject |
Systematic review |
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dc.title |
Intervenções motivacionais voltadas ao aumento da prática de atividade física em adolescentes: uma revisão sistemática |
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dc.title.alternative |
Motivational Interventions Aimed at Increasing the Practice of Physical Activity in Adolescents: A Systematic Review |
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dc.type |
masterThesis |
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