Abstract:
O presente estudo tem como temática central a criação de Valor Público, avaliada a partir dos
resultados da qualidade do ensino superior, gerado pelas Instituições Federais de Ensino
Superior, analisadas sobre a ótica da Teoria do Valor Público, partindo da ideia de que a criação
de valor ocorre quando os objetivos institucionais são alcançados da maneira mais eficiente e
eficaz e estão alinhados com as expectativas sociais. Diante deste panorama, o objetivo geral
do estudo consiste em investigar a criação de Valor Público nas universidades federais, por meio
da relação dos custos e bens de infraestrutura com a qualidade do ensino superior público no
Brasil. O estudo se caracteriza como descritivo e quantitativo, operacionalizado com coleta de
dados de fontes secundárias. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva,
correlação e regressão com dados em painel, que verificaram a relação da qualidade do ensino
superior com a gestão de custos e investimentos das universidades, investigando o possível
impacto dos elementos de custos e investimento sobre o indicador de qualidade IGC. A amostra
final ficou composta por 58 universidades, que foram analisadas no período de 2015 a 2019. Os
principais resultados indicaram que o gasto com pessoal, com bens móveis, com o programa de
governo “2109 - Gestão e Manutenção do MEC” e com a ação de governo “20TP - Ativos civis
da União” são os elementos que mais influenciam o indicador de qualidade IGC. Por meio da
metodologia da Conta de Valor Público (Public Value Account – PVA), adaptada de Li (2019),
obteve-se resultado positivo ao confrontar as variáveis de gastos e bens de infraestrutura com o
indicador de qualidade do ensino superior (IGC). Logo, infere-se que os sacrifícios realizados
pelas universidades com gastos e investimentos públicos são inferiores ao benefício
proporcionado pela qualidade dos serviços educacionais ofertados a sociedade. Portanto, com a
superioridade do benefício sobre os sacrifícios, constatou-se geração de valor público nas
universidades federais analisadas. O estudo contribui com o desenvolvimento de uma
metodologia que avalie a geração de valor público pelas universidades federais constituindo
uma linha de investigação atual das análises contábeis do setor público, dadas as recentes
mudanças da contabilidade pública e estágios de implantação. A partir do conhecimento do
valor público gerado pelas universidades federais, a sociedade pode avaliar a importância dessas
instituições em satisfazer seus anseios e, os gestores podem utilizá-lo como mais uma
ferramenta gerencial na aplicação do recurso público para geração e manutenção do valor
público. Além disso, o estudo amplia a discussão sobre os gastos das universidades federais,
abordando-os de forma segregada, na perspectiva de custos e investimentos em infraestrutura
que efetivamente contribuem para qualidade do ensino superior nas universidades federais.
Assim, essa pesquisa auxilia gestores de universidades federais na compreensão sobre gastos e
investimentos que melhoram os indicadores de qualidade dos cursos de graduação e pós-
graduação.
This study has as its central theme the creation of Public Value, evaluated from the results of
the quality of higher education, generated by Federal Institutions of Higher Education, analyzed
from the perspective of the Theory of Public Value, based on the idea that the creation of value
occurs when the institutional objectives are achieved in the most efficient and effective way and
are aligned with social expectations. Given this panorama, the general objective of the study is
to investigate the creation of Public Value in federal universities, through the relationship of
infrastructure costs and assets with the quality of public higher education in Brazil. The study
is characterized as descriptive and quantitative, operationalized with data collection from
secondary sources. The data were analyzed by means of descriptive statistics, correlation and
regression with panel data, which verified the relationship of the quality of higher education
with the cost and investment management of universities, investigating the possible impact of
cost and investment elements on the IGC quality indicator. The final sample was composed of
58 universities, which were analyzed over the period from 2015 to 2019. The main results
indicated that spending on personnel, on movable property, on the government program "2109
- Management and Maintenance of the MEC" and on the government action "20TP - Union
Civilian Assets" are the elements that most influence the IGC quality indicator. Through the
methodology of the Public Value Account (PVA), adapted from Li (2019), a positive result was
obtained when comparing the variables of infrastructure spending and assets with the quality
indicator of higher education (IGC). Thus, it is inferred that the sacrifices made by universities
with public spending and investments are lower than the benefit provided by the quality of
educational services offered to society. Therefore, with the superiority of the benefit over the
sacrifices, the generation of public value was verified in the federal universities analyzed. The
study contributes to the development of a methodology that assesses the generation of public
value by federal universities, constituting a current line of investigation of public sector
accounting analysis, given the recent changes in public accounting and stages of
implementation. From the knowledge of the public value generated by federal universities,
society can evaluate the importance of these institutions in satisfying their desires and, managers
can use it as another managerial tool in the application of public resources to generate and
maintain public value. In addition, the study broadens the discussion about the expenditures of
federal universities, addressing them in a segregated way, from the perspective of costs and
investments in infrastructure that effectively contribute to the quality of higher education in
federal universities. Thus, this research assists managers of federal universities in understanding
about spending and investments that improve the quality indicators of undergraduate and
graduate courses.