Show simple item record

dc.contributor.advisor Miranda, Angélica Conceição Dias
dc.contributor.author Senabio, Kelly Pinheiro da Conceição
dc.date.accessioned 2024-11-18T18:19:28Z
dc.date.available 2024-11-18T18:19:28Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation SENABIO, Kelly Pinheiro da Conceição. Redes sociais na publicização do conhecimento produzido: Educação em Ciências na perspectiva dos métodos digitais e da Altmetria. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11807
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract Os profissionais da educação têm um papel fundamental na formação do indivíduo, estimulando a busca pelo conhecimento por meio do ensino da ciência, da cultura e do desenvolvimento do pensamento crítico, no entanto, esses profissionais sejam professores e/ou pesquisadores precisam dedicar-se à produção do conhecimento científico. Neste momento de pandemia grandes transições ocorreram no campo da educação, o uso dos suportes tecnológicos como a internet se evidenciou, isto transformou o ensino/aprendizagem na maioria das escolas do mundo, que deixaram por algum período o formato presencial para utilizarem a Educação à Distância (EaD), o que auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento das atividades e na divulgação do conhecimento produzido no processo. O tema redes sociais na internet com foco em Educação em Ciências é inexplorado nas principais bases de dados brasileiras. A presente pesquisa buscou compreender como a comunidade da Educação em Ciências publiciza sua produção científica por meio da rede social Twitter e tem como objetivo geral analisar se os atores da área de Educação em Ciências estão presentes na referida plataforma. A presente pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, de natureza quantitativa, é uma pesquisa descritiva e analítica quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos é considerada uma pesquisa documental. Teve como fonte de dados a plataforma Twitter, e a coleta foi realizada através da ferramenta de análise do Google, Twitter Archive Google Sheets (TAGS). Onde as postagens dos termos escolhidos são exportadas para planilhas TAGS. Os dados apontaram que o assunto Educação em Ciências está presente na referida rede social discretamente, de acordo com os dados coletados, os autores das postagens dos tweets analisados são pessoas da comunidade que não tem em sua maioria um vínculo direto com programas de Pós-graduação de Educação em Ciências. pt_BR
dc.description.abstract Education professionals have a fundamental role in the formation of the individual, stimulating the search for knowledge through the teaching of science, culture and the development of critical thinking, however, these professionals, whether teachers and/or researchers, need to dedicate themselves to production of scientific knowledge. At this time of a pandemic, great transitions have taken place in the field of education, the use of technological supports such as the internet have become evident, this has transformed teaching/learning in most schools in the world, which have left the face-to-face format for some time to use Distance Education. (EaD), which helps in learning, in the development of activities and in the dissemination of knowledge produced in the process. The theme of social networks on the internet with a focus on Science Education is unexplored in the main Brazilian databases. The present research sought to understand how the Science Education community publicizes its scientific production through the social network Twitter and its general objective is to analyze whether the actors in the Science Education area are present on that platform. The present research was characterized as an applied research, of a quantitative nature, it is a descriptive and analytical research regarding the objectives, regarding the procedures it is considered a documental research. Its data source was the Twitter platform, and the collection was carried out through the Google analysis tool, Twitter Archive Google Sheets (TAGS). Where the posts of the chosen terms are exported to TAGS spreadsheets. The data showed that the subject Science Education is discreetly present in the aforementioned social network, according to the data collected, the authors of the posts of the analyzed tweets are people from the community who do not have a direct link with Postgraduate programs. of Science Education. pt_BR
dc.description.abstract Los profesionales de la educación tienen un papel fundamental en la formación del individuo, estimulando la búsqueda del conocimiento a través de la enseñanza de la ciencia, la cultura y el desarrollo del pensamiento crítico del conocimiento científico. En este momento de pandemia se han dado grandes transiciones en el campo de la educación, se ha hecho evidente el uso de soportes tecnológicos como el internet, esto ha transformado la enseñanza/aprendizaje en la mayoría de las escuelas del mundo, las cuales han dejado la modalidad presencial. -Formato presencial desde hace algún tiempo para utilizar la Educación a Distancia (EaD), que ayuda en el aprendizaje, en el desarrollo de actividades y en la difusión del conocimiento producido en el proceso. El tema de las redes sociales en internet con foco en la Educación en Ciencias está inexplorado en las principales bases de datos brasileñas. La presente investigación buscó comprender cómo la comunidad de Educación en Ciencias da a conocer su producción científica a través de la red social Twitter, y tiene como objetivo general analizar si los actores del área de Educación en Ciencias están presentes en esa plataforma de carácter cuantitativo, es descriptiva. y la investigación analítica en cuanto a los objetivos, en cuanto a los procedimientos se considera una investigación documental. Su fuente de datos fue la plataforma Twitter, y la recolección se realizó a través de la herramienta de análisis de Google, Twitter Archive Google Sheets (TAGS). Donde las publicaciones de los términos elegidos se exportan a hojas de cálculo TAGS. Los datos arrojaron que el tema Educación en Ciencias tiene una presencia discreta en la mencionada red social, según los datos recabados, los autores de las publicaciones de los tuits analizados son personas de la comunidad que no tienen un vínculo directo con los programas de Posgrados en Ciencias. Educación. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação em Ciências pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Twitter pt_BR
dc.subject Métodos Digitais pt_BR
dc.subject Altmetria pt_BR
dc.subject Science Education pt_BR
dc.subject Social networks pt_BR
dc.subject Digital Methods pt_BR
dc.subject Altmetrics pt_BR
dc.subject Ciencias de la Educación pt_BR
dc.subject Redes Sociales pt_BR
dc.subject Métodos Digitales pt_BR
dc.subject Altmetría pt_BR
dc.title Redes sociais na publicização do conhecimento produzido: Educação em Ciências na perspectiva dos métodos digitais e da Altmetria pt_BR
dc.title.alternative Social networks in the publicization of the knowledge produced: Science Education at perspective of digital methods and Altmetry pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record