Show simple item record

dc.contributor.advisor Dion, Sylvie
dc.contributor.author Bueno, Emanuelle Tronco
dc.date.accessioned 2024-11-19T21:56:47Z
dc.date.available 2024-11-19T21:56:47Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation BUENO, Emanuelle Tronco. Jornalismo Visceral: os faits divers que contam (e constroem) histórias. 2023. 265 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11812
dc.description Tese (Doutorado) pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa sustenta-se em duas vertentes narrativas, o jornalismo e a literatura. Estas, originam o gênero narrativo fait divers (ANGRIMANI, 1995; BARTHES 1964, 1973, 1976 e 1992; DION, 2007; FOUCAULT, 1982 e 2001; GUIMARÃES, 2007 e 2014), uma categoria de textos que explora o sensacional daquilo que é comumente ordinário. O corpus deste estudo constitui-se pelas edições do jornal impresso Correio do Sul, no período de 1914 a 1924, um periódico que circulou por quase cem anos na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul. Com a definição do objeto de estudo, a pesquisa norteou-se pelo questionamento de como são representadas as estruturas narrativas do gênero fait divers a partir da imbricação jornalismo-literatura no referido jornal, especificamente no segundo decênio do século XX. Para responder a tal indagação, empenhou-se em refletir sobre essas construções narrativas, suas hibridizações, bem como suas representações sociais (CERTEAU, 2005; DEBORD, 2005). Sequencialmente, partiu-se para a análise do objeto de estudo, descrevendo-se o produto, suas variantes, agentes envolvidos na produção, bem como os contextos de significação (MATHIEU, 2011). Essa ação de situar o objeto em dado espaço-tempo viabilizou a sequencialização das demais etapas metodológicas da pesquisa. Portanto, ancorando-se na técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2006), empreendeu-se o recorte das unidades de contexto, especificamente relacionadas à pertinência dos textos coletados, amplitude, nível de inusitado e de frequência de aparições. Tais variantes facilitaram o estabelecimento de categorias amplas para verificação da presença dos elementos literários e jornalísticos na constituição do gênero. Como a coleta documental resultou em um material expressivo, demonstrou-se necessária a subdivisão dos faits divers selecionados em três grupos temáticos: homicídio, suicídio e ocultismo. Os referidos grupos foram pormenorizados a fim de que a análise trouxesse uma visão da função do gênero para o retrato da sociedade bageense à época, bem como clarificasse a estrutura do gênero enquanto suposta fusão dos elementos narrativos do jornalismo e da literatura. Os resultados indicam uma histórica articulação entre ambas as áreas no que se refere às construções textuais, ultrapassando a perspectiva linguístico-discursiva (BAKHTIN, 1981; CHARAUDEAU, 2019; VOLÓCHINOV, 2019). Quanto aos faits divers, de maneira particular, as estratégias jornalísticas inerentes ao gênero auxiliam no retrato fático dos elementos vividos em Bagé no início do século XX. Da mesma forma, os elementos literários viabilizam que essa história seja detalhadamente narrada, utilizando-se não só do interesse público, mas principalmente da linguagem poética em prol da viabilização de um propósito social claramente posicionado pelos editores do jornal. Ademais, sustenta-se a ideia de que os faits divers integram uma espécie de jornalismo visceral, que promove os sentimentos mais controversos em um leitor que se descobre excitado em consumir textos que expõem tudo que ficaria usualmente nas “entrelinhas” das notícias ou nos compartimentos mais ocultos do interesse humano. pt_BR
dc.description.abstract This research is based on two narrative strands, journalism and literature. These originate the narrative genre fait divers (ANGRIMANI, 1995; BARTHES 1964, 1973, 1976 and 1992; DION, 2007; FOUCAULT, 1982 and 2001; GUIMARÃES, 2007 and 2014), a category of texts that explores the sensational of what is commonly ordinary. The corpus of this study consists of editions of the printed newspaper Correio do Sul, from 1914 to 1924, a periodical that circulated for almost one hundred years in the city of Bagé, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. With the definition of the object of study, the research was guided by the question of how the narrative structures of the fait divers genre are represented from the overlapping journalism-literature in the referred newspaper, specifically in the second decade of the 20th century. To answer this question, he endeavored to reflect on these narrative constructions, their hybridizations, as well as their social representations (CERTEAU, 2005; DEBORD, 2005). Sequentially, the object of study was analyzed, describing the product, its variants, agents involved in production, as well as the contexts of meaning (MATHIEU, 2011). This action of placing the object in a given space-time enabled the sequencing of the other methodological stages of the research (LAKATOS; MARCONI, 2003 and 2020). Therefore, based on the technique of content analysis (BARDIN, 2006), the context units were selected, specifically related to the pertinence of the collected texts, amplitude, level of unusualness and frequency of appearances. Such variants facilitated the establishment of broad categories to verify the presence of literary and journalistic elements in the constitution of the genre. As the documentary collection resulted in an expressive material, it was necessary to subdivide the selected faits divers into three thematic groups: homicide, suicide and occultism. These groups were detailed so that the analysis would bring a vision of the function of gender to the portrait of Bagé’s society at the time, as well as clarify the structure of the genre as a supposed fusion of the narrative elements of journalism and literature. The results indicate a historical articulation between both areas regarding textual constructions, going beyond the linguistic-discursive perspective (BAKHTIN, 1981; CHARAUDEAU, 2019; VOLÓCHINOV, 2019). As for the faits divers, in particular, the journalistic strategies inherent to the genre help in the factual portrayal of the elements experienced in Bagé at the beginning of the 20th century. In the same way, the literary elements make it possible for this story to be narrated in detail, using not only the public interest, but mainly the poetic language in favor of the viability of a social purpose clearly positioned by the newspaper's editors. Furthermore, the idea is supported that the faits divers are part of a kind of visceral journalism, which promotes the most controversial feelings in a reader who finds himself excited to consume texts that expose everything that would usually be “between the lines” of the news or in the most hidden spaces of human interest. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Faits divers pt_BR
dc.subject Gênero narrativo pt_BR
dc.subject Jornalismo pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject História da Literatura pt_BR
dc.subject Narrative genre pt_BR
dc.subject Journalism pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject History of Literature pt_BR
dc.title Jornalismo Visceral: os faits divers que contam (e constroem) histórias pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Doutorado em Letras - (Teses)
  • Show simple item record