Abstract:
O sono é essencial para manutenção do bem-estar físico e mental dos seres humanos.
Problemas de sono nos estudantes universitários são frequentes, e estão associados a
fatores sociais e comportamentais. Estudantes que apresentam má qualidade e privação
de sono correm maior risco de ter o processo de aprendizagem prejudicado, bem como o
desempenho acadêmico. Com o cenário pandêmico instaurado e a preconização de
medidas de controle, muitas dimensões das condições de vida e de saúde dos
universitários foram afetadas, inclusive o sono. Assim, a presente tese teve como objetivo
avaliar a qualidade do sono de estudantes universitários em dois momentos, um
precedente à pandemia de COVID-19, em que buscou-se investigar fatores associados a
pior qualidade do sono de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, e
outro durante o período pandêmico, no qual avaliou-se os fatores pandêmicos associados
à qualidade de sono de estudantes de cinco universidades brasileiras. A qualidade do sono
foi avaliada pelo Mini Sleep Questionaire (MSQ), no primeiro estudo, e pela
autopercepção de qualidade do sono, no segundo momento. Em ambos os artigos
originais, foram realizadas análises brutas e ajustadas utilizando regressão de Poisson.
Observou-se que a pior qualidade do sono esteve associada a variáveis sociodemograficas
(mulheres, menor renda, preocupação com violência no bairro, discriminação na
universidade, insegurança alimentar e menor suporte social), comportamentais
(fisicamente inativos e insatisfeitos com o curso) e com sofrimento psicológico. No
contexto pandêmico, a piora na qualidade do sono foi percebida por 23,9% dos
estudantes, e esteve associada a variáveis econômicas (perda de emprego) e acadêmicas
(preocupação com atraso das atividades). O medo de contrair o vírus e conhecer pessoas
que morreram devido a doença, também esteve associado a percepção de piora na
qualidade do sono. Os resultados sugerem aspectos sociodemográficos, acadêmicos e do
contexto pandêmico desempenham importante papel na qualidade do sono dos
estudantes. Além disso, destaca-se influência da qualidade do sono sobre a saúde mental.
Sleep is essential for maintaining the physical and mental well-being of human beings.
Sleep problems in university students are frequent, and are associated with social and
behavioral factors. Students with poor sleep quality and deprived sleep are at a greater
risk of presenting an impaired learning process and academic performance. With the
pandemic scenario and the subsequent recommendation for control measures, many
dimensions of the living and health conditions of university students were affected,
including sleep. Thus, the current thesis aimed to evaluate the sleep quality of university
students at two moments, the first prior to the COVID-19 pandemic, in which we sought
to investigate factors associated with poorer sleep quality in students at the Federal
University of Rio Grande -FURG, and another during the pandemic period, in which
pandemic factors associated with the quality of sleep of students from five Brazilian
universities were evaluated. Sleep quality was assessed by the Mini Sleep Questionnaire
(MSQ) in the first study and by self-perceived sleep quality in the second. In both original
articles, crude and adjusted analyses were performed using Poisson regression. It was
observed that poorer sleep quality was associated with sociodemographic (women, lower
income, concern about neighborhood violence, discrimination at the university, food
insecurity, and less social support), and behavioral variables (physically inactive and
dissatisfied with the course), and psychological suffering. In the pandemic context,
decrease in sleep quality was perceived by 23.9% of the students, and was associated with
economic (job loss) and academic variables (concern about delay in activities). Fear of
catching the virus and knowing people who died from the disease were also associated
with the perception of worsening sleep quality. The results suggest sociodemographic,
academic, and pandemic aspects play an important role in the sleep quality of students.
Furthermore, the influence of sleep quality on mental health is highlighted.