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dc.contributor.advisor Júnior, Flávio Manoel Rodrigues da Silva
dc.contributor.advisor Aikawa, Priscila
dc.contributor.author Vignol, Flavia Saraçol
dc.date.accessioned 2024-11-29T00:10:03Z
dc.date.available 2024-11-29T00:10:03Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation VIGNOL, Flavia Saraçol. Avaliação do desempenho psicomotor e escolar em crianças com cardiopatias congênitas cianóticas: um estudo misto. 2023. 115 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11887
dc.description Tese (Doutorado) pt_BR
dc.description.abstract As anomalias cardíacas fazem parte das anomalias congênitas mais frequentes ao nascimento e são definidas como anormalidade estrutural do coração ou dos vasos intratorácicos, com prevalência de 8/1000 crianças nascidas vivas. Os defeitos cardíacos congênitos estão divididos em duas categorias, definidas pela característica física, em anomalias cianóticas e acianóticas. Embora raros, estudos têm apontado um déficit de neurodesenvolvimento em escolares com doenças cardíacas congênitas. Este trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento psicomotor e escolar em crianças com cardiopatias congênitas, bem como avaliar os sentimentos e expectativas dos pais, mães e cuidadores de crianças com cardiopatias congênitas. Neste estudo utilizamos o mixed method. Na investigação quantitativa, realizou-se um estudo transversal, com 37 crianças de ambos os sexos, com idade entre 5-11 anos, com cardiopatia congênita acompanhadas no ambulatório de cardiologia pediátrica, e um grupo controle com 38 crianças com as mesmas características no ambulatório de pediatria, ambos do Hospital Universitário da cidade de Rio Grande (HUFURG). Foram aplicadas para cada paciente um questionário socioeconômico padrão, o SNAP IV (questionário para avaliação de déficit de atenção e hiperatividade), a escala de Inteligência R-2 e a escala de desenvolvimento motor. Não houve diferença nos desfechos de neurodesenvolvimento avaliados entre os 2 mas fatores socioeconômicos e demográficos tiveram associação com pior desempenho neuropsicomotor. Na investigação qualitativa selecionou-se pais, mães ou cuidadores de oito crianças com cardiopatias congênitas cianóticas que foram selecionadas pelo grau de gravidade da doença, as entrevistas foram sobre seus medos e momentos mais críticos no enfrentamento da doença de seus filhos. Esta pesquisa se mostrou importante para o entendimento da relação entre neurodesenvolvimento e crianças com cardiopatias congênitas, em um país em desenvolvimento e com dificuldades socioeconômicas, sanitárias e de educação como o Brasil; além de identificar os sentimentos e as dificuldades enfrentadas pelos pais, mães ou cuidadores dessas crianças. pt_BR
dc.description.abstract Las anomalías cardíacas forman parte de las anomalías congénitas más frecuentes al nacer y se definen como una anomalía estructural del corazón o de los vasos intratorácicos, con una prevalencia de 8/1000 nacidos vivos. Los defectos cardíacos congénitos se dividen en dos categorías, definidas por características físicas, en anomalías cianóticas y acianóticas. Aunque es raro, los estudios han señalado un déficit del desarrollo neurológico en escolares con cardiopatías congénitas. Este trabajo tiene como objetivo evaluar el desarrollo psicomotor y escolar en niños con cardiopatías congénitas, así como evaluar los sentimientos y expectativas de padres, madres y cuidadores de niños con cardiopatías congénitas. En este estudio utilizamos el método mixto. En la investigación cuantitativa se realizó un estudio transversal, con 37 niños de ambos sexos, de 5 a 11 años, con cardiopatías congénitas en seguimiento en la consulta externa de cardiología pediátrica, y un grupo control con 38 niños con las mismas características en el ambulatorio de pediatría, ambos del Hospital Universitario de la ciudad de Rio Grande (HU-FURG). A cada paciente se le aplicó un cuestionario socioeconómico estándar, el SNAP IV (cuestionario para evaluar el trastorno por déficit de atención con hiperactividad), la escala de Inteligencia R-2 y la escala de desarrollo motor. No hubo diferencia en los resultados del desarrollo neurológico evaluados entre los 2, pero los factores socioeconómicos y demográficos se asociaron con un peor rendimiento neuropsicomotor. En la investigación cualitativa se seleccionaron padres, madres o cuidadores de ocho niños con cardiopatías congénitas cianóticas, quienes fueron seleccionados por el grado de severidad de la enfermedad, las entrevistas fueron sobre sus miedos y momentos más críticos en el enfrentamiento de la enfermedad de sus hijos. Esta investigación demostró ser importante para comprender la relación entre el neurodesarrollo y los niños con cardiopatías congénitas, en un país en desarrollo con dificultades socioeconómicas, de salud y educación como Brasil; además de identificar los sentimientos y dificultades que enfrentan los padres, madres o cuidadores de estos niños. pt_BR
dc.description.abstract Cardiac anomalies are part of the most frequent congenital anomalies at birth and are defined as a structural abnormality of the heart or intrathoracic vessels, with a prevalence of 8/1000 live births. Congenital heart defects are divided into two categories, defined by physical characteristics, into cyanotic and acyanotic anomalies. Although rare, studies have pointed to a neurodevelopmental deficit in schoolchildren with congenital heart disease. This work aims to evaluate the psychomotor and school development in children with congenital heart diseases, as well as to evaluate the feelings and expectations of fathers, mothers and caregivers of children with congenital heart diseases. In this study we used the mixed method. In the quantitative investigation, a cross-sectional study was carried out, with 37 children of both sexes, aged 5-11 years, with congenital heart disease followed up at the pediatric cardiology outpatient clinic, and a control group with 38 children with the same characteristics at the outpatient clinic. of pediatrics, both from the University Hospital of the city of Rio Grande (HU-FURG). A standard socioeconomic questionnaire, the SNAP IV (questionnaire for assessing attention deficit hyperactivity disorder), the R-2 Intelligence scale and the motor development scale were applied to each patient. There was no difference in neurodevelopmental outcomes evaluated between the 2, but socioeconomic and demographic factors were associated with worse neuropsychomotor performance. In the qualitative investigation, fathers, mothers or caregivers of eight children with cyanotic congenital heart disease were selected, who were selected by the degree of severity of the disease, the interviews were about their fears and most critical moments in coping with their children's disease. This research proved to be important for understanding the relationship between neurodevelopment and children with congenital heart disease, in a developing country with socioeconomic, health and education difficulties such as Brazil; in addition to identifying the feelings and difficulties faced by the fathers, mothers or caregivers of these children. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cardiopatia Congênita pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.subject Cianose pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Sentimentos dos Pais pt_BR
dc.subject Cardiopatías Congénitas pt_BR
dc.subject Desarrollo infantil pt_BR
dc.subject Cianosis pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Los sentimientos de los padres pt_BR
dc.subject Congenital Heart Disease pt_BR
dc.subject Child development pt_BR
dc.subject Cyanosis pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Parents' feelings pt_BR
dc.title Avaliação do desempenho psicomotor e escolar em crianças com cardiopatias congênitas cianóticas: um estudo misto pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • FAMED - Doutorado em Ciências da Saúde (Teses )
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