dc.contributor.advisor |
Júnior, Flávio Manoel Rodrigues da Silva |
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dc.contributor.advisor |
Aikawa, Priscila |
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dc.contributor.author |
Vignol, Flavia Saraçol |
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dc.date.accessioned |
2024-11-29T00:10:03Z |
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dc.date.available |
2024-11-29T00:10:03Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
VIGNOL, Flavia Saraçol. Avaliação do desempenho psicomotor e escolar em crianças com cardiopatias congênitas cianóticas: um estudo misto. 2023. 115 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11887 |
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dc.description |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As anomalias cardíacas fazem parte das anomalias congênitas mais frequentes ao
nascimento e são definidas como anormalidade estrutural do coração ou dos vasos
intratorácicos, com prevalência de 8/1000 crianças nascidas vivas. Os defeitos cardíacos
congênitos estão divididos em duas categorias, definidas pela característica física, em
anomalias cianóticas e acianóticas. Embora raros, estudos têm apontado um déficit de
neurodesenvolvimento em escolares com doenças cardíacas congênitas. Este trabalho tem como
objetivo avaliar o desenvolvimento psicomotor e escolar em crianças com cardiopatias
congênitas, bem como avaliar os sentimentos e expectativas dos pais, mães e cuidadores de
crianças com cardiopatias congênitas. Neste estudo utilizamos o mixed method. Na
investigação quantitativa, realizou-se um estudo transversal, com 37 crianças de ambos os
sexos, com idade entre 5-11 anos, com cardiopatia congênita acompanhadas no ambulatório de
cardiologia pediátrica, e um grupo controle com 38 crianças com as mesmas características no
ambulatório de pediatria, ambos do Hospital Universitário da cidade de Rio Grande (HUFURG). Foram aplicadas para cada paciente um questionário socioeconômico padrão, o SNAP
IV (questionário para avaliação de déficit de atenção e hiperatividade), a escala de Inteligência
R-2 e a escala de desenvolvimento motor. Não houve diferença nos desfechos de
neurodesenvolvimento avaliados entre os 2 mas fatores socioeconômicos e demográficos
tiveram associação com pior desempenho neuropsicomotor. Na investigação qualitativa
selecionou-se pais, mães ou cuidadores de oito crianças com cardiopatias congênitas cianóticas
que foram selecionadas pelo grau de gravidade da doença, as entrevistas foram sobre seus
medos e momentos mais críticos no enfrentamento da doença de seus filhos. Esta pesquisa se
mostrou importante para o entendimento da relação entre neurodesenvolvimento e crianças com
cardiopatias congênitas, em um país em desenvolvimento e com dificuldades socioeconômicas,
sanitárias e de educação como o Brasil; além de identificar os sentimentos e as dificuldades
enfrentadas pelos pais, mães ou cuidadores dessas crianças. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Las anomalías cardíacas forman parte de las anomalías congénitas más frecuentes al nacer
y se definen como una anomalía estructural del corazón o de los vasos intratorácicos, con una
prevalencia de 8/1000 nacidos vivos. Los defectos cardíacos congénitos se dividen en dos
categorías, definidas por características físicas, en anomalías cianóticas y acianóticas. Aunque
es raro, los estudios han señalado un déficit del desarrollo neurológico en escolares con
cardiopatías congénitas. Este trabajo tiene como objetivo evaluar el desarrollo psicomotor y
escolar en niños con cardiopatías congénitas, así como evaluar los sentimientos y expectativas
de padres, madres y cuidadores de niños con cardiopatías congénitas. En este estudio utilizamos
el método mixto. En la investigación cuantitativa se realizó un estudio transversal, con 37 niños
de ambos sexos, de 5 a 11 años, con cardiopatías congénitas en seguimiento en la consulta
externa de cardiología pediátrica, y un grupo control con 38 niños con las mismas características
en el ambulatorio de pediatría, ambos del Hospital Universitario de la ciudad de Rio Grande
(HU-FURG). A cada paciente se le aplicó un cuestionario socioeconómico estándar, el SNAP
IV (cuestionario para evaluar el trastorno por déficit de atención con hiperactividad), la escala
de Inteligencia R-2 y la escala de desarrollo motor. No hubo diferencia en los resultados del
desarrollo neurológico evaluados entre los 2, pero los factores socioeconómicos y demográficos
se asociaron con un peor rendimiento neuropsicomotor. En la investigación cualitativa se
seleccionaron padres, madres o cuidadores de ocho niños con cardiopatías congénitas
cianóticas, quienes fueron seleccionados por el grado de severidad de la enfermedad, las
entrevistas fueron sobre sus miedos y momentos más críticos en el enfrentamiento de la
enfermedad de sus hijos. Esta investigación demostró ser importante para comprender la
relación entre el neurodesarrollo y los niños con cardiopatías congénitas, en un país en
desarrollo con dificultades socioeconómicas, de salud y educación como Brasil; además de
identificar los sentimientos y dificultades que enfrentan los padres, madres o cuidadores de
estos niños. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Cardiac anomalies are part of the most frequent congenital anomalies at birth and are
defined as a structural abnormality of the heart or intrathoracic vessels, with a prevalence of
8/1000 live births. Congenital heart defects are divided into two categories, defined by physical
characteristics, into cyanotic and acyanotic anomalies. Although rare, studies have pointed to a
neurodevelopmental deficit in schoolchildren with congenital heart disease. This work aims to
evaluate the psychomotor and school development in children with congenital heart diseases,
as well as to evaluate the feelings and expectations of fathers, mothers and caregivers of
children with congenital heart diseases. In this study we used the mixed method. In the
quantitative investigation, a cross-sectional study was carried out, with 37 children of both
sexes, aged 5-11 years, with congenital heart disease followed up at the pediatric cardiology
outpatient clinic, and a control group with 38 children with the same characteristics at the
outpatient clinic. of pediatrics, both from the University Hospital of the city of Rio Grande
(HU-FURG). A standard socioeconomic questionnaire, the SNAP IV (questionnaire for
assessing attention deficit hyperactivity disorder), the R-2 Intelligence scale and the motor
development scale were applied to each patient. There was no difference in neurodevelopmental
outcomes evaluated between the 2, but socioeconomic and demographic factors were associated
with worse neuropsychomotor performance. In the qualitative investigation, fathers, mothers
or caregivers of eight children with cyanotic congenital heart disease were selected, who were
selected by the degree of severity of the disease, the interviews were about their fears and most
critical moments in coping with their children's disease. This research proved to be important
for understanding the relationship between neurodevelopment and children with congenital
heart disease, in a developing country with socioeconomic, health and education difficulties
such as Brazil; in addition to identifying the feelings and difficulties faced by the fathers,
mothers or caregivers of these children. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Cardiopatia Congênita |
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dc.subject |
Desenvolvimento Infantil |
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dc.subject |
Cianose |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Sentimentos dos Pais |
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dc.subject |
Cardiopatías Congénitas |
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dc.subject |
Desarrollo infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Cianosis |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
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dc.subject |
Los sentimientos de los padres |
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dc.subject |
Congenital Heart Disease |
pt_BR |
dc.subject |
Child development |
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dc.subject |
Cyanosis |
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dc.subject |
Education |
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dc.subject |
Parents' feelings |
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dc.title |
Avaliação do desempenho psicomotor e escolar em crianças com cardiopatias congênitas cianóticas: um estudo misto |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |