Real, Mauro de VasconcellosLarrossa, Michele da Cruz2025-03-262025-03-262013LARROSSA, Michele da Cruz. Estudo comparativo do concreto de três importantes obras portuárias do Rio Grande/RS. 2013. 178f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12469Dissertação (mestrado)A resistência à compressão do concreto caracteriza-se como uma variável aleatória, com uma distribuição de probabilidade que varia em função de características dos materiais, do processo produtivo, de transporte e lançamento, além da variação inerente dos processos de moldagem e ensaios de aceitação do concreto. Todavia, é um requisito básico em qualquer projeto estrutural em concreto armado ou protendido e é, com certeza, a propriedade mais utilizada como critério de aceitação do material. Por isso, torna-se fundamental a utilização de metodologias estatísticas e critérios de aceitação para uma correta análise dos dados. Neste sentido, o presente trabalho apresenta análise com base no controle tecnológico presente em grandes obras portuárias, de elevado valor para comunidade e economia da região, executadas nos últimos anos no Porto do Rio Grande, na cidade do Rio Grande/RS. Foram analisados sob os aspectos estatísticos e de controle de aceitação os resultados do rompimento de corpos de prova de concreto das obras da laje de fundo do dique seco do Estaleiro Rio Grande - ERG1; do concreto aplicado na fabricação dos tetrápodes de ampliação dos Molhes do Rio Grande e dos concretos empregados nas estruturas do berço III do cais do Terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande, dados divididos em estacas e peças estruturais. O uso desta grande quantidade de resultados de controle tecnológico de concreto com características similares apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de aferição das normas técnicas vigentes. Sendo assim, foram utilizadas como insumo para este trabalho análises com base nos critérios de aceitação por diferentes normas: norma brasileira (ABNT NBR 12655, 2006), norte-americana (ACI 318, 2011) e europeia (EN 206-1, 2000), demonstrando as variações que podem ocorrer nos resultados dos testes de conformidade dependendo do modelo adotado. Além disso foram realizadas análises estatísticas de modelos de gráficos de controle de Shewhart e de Soma Cumulativa, e análise de distribuição de probabilidade das resistências. Como conclusões pode-se verificar que os concretos foram produzidos com elevado padrão de qualidade, resultando em valores reduzidos de desvio padrão e coeficiente de variação, com aderência às distribuições Normal e Lognormal. Além disso, na aplicação de gráficos controle foi verificada a grande utilidade desta metodologia durante o processo produtivo do concreto. E ainda, foi constatado que todos os concretos tiveram aceitação de todos os lotes pela metodologia brasileira.The compressive strength of the concrete is characterized as a random variable with a probability distribution that varies depending on the material characteristics of the production process, transport and placing, in addition to the inherent variations of the processes of molding and testing specimens for acceptance control. However, the compressive strength is a basic requirement for any structural design in reinforced and prestressed concrete and is certainly the property most used as criteria for acceptance of the material. Therefore, it becomes essential to use statistical methods and acceptance criteria for a correct analysis of the data. In this sense, this work presents an analysis based on control technology present in large port construction works that were made in recent years in the port of Rio Grande, in Rio Grande/RS. The statistical aspects of control and acceptance of the results of compressive strength tests were analyzed from concrete constructions of the Rio Grande Shipyard – ERG1; concrete from the tetrapods of the jetty of the Port of Rio Grande and concrete from structures used in the berth III of Pier Container Terminal of the Port of Rio Grande, these data were divided into piles and structural parts (manufactured in the 2006-2007 period). The use of the large number of sample data of technological concrete control with similar characteristics is presented as an important tool in the assessment of current technical standards. The strength assessment formulations of the Brazilian (ABNT NBR 12655, 2006), European (EN 206-1, 2000) and North American standard codes (ACI 318, 2011) demonstrate the variations that can occur in the results of the compliance testing depending on the model adopted. Further statistical analyzes were performed with Shewhart control charts and Cumulative Sum method, and analysis of the probability distribution of the compressive strength. In conclusion it can be observed that the concrete was produced with high quality standard, resulting in reduced values of standard deviation and coefficient of variation, with adherence to Normal distributions and Lognormal. In addition, the application of the graphic control was found very useful to evaluate the concrete production process. In addition, it was found that the concrete of the three construction sites analyzed satisfied the acceptance criteria of the Brazilian standard codes.poropen accessConcretoObras PortuáriasResistência à CompressãoControle TecnológicoCritérios de AceitaçãoConcretePort WorksCompressive StrengthTechnological ControlAcceptance CriteriaEstudo comparativo do concreto de três importantes obras portuárias do Rio Grande/RSmasterThesis