Nogueira, Gabriela MedeirosEspindola, Carolina Dos Santos2025-03-282025-03-282021ESPINDOLA, Carolina Dos Santos. Práticas de leitura e escrita na pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12489Dissertação (Mestrado)Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na linha de Formação de Professores e Práticas Educativas, trata-se de uma pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2019 e 2021, que teve por objetivo investigar de que modo as práticas de leitura e escrita são desenvolvidas no cotidiano da Educação Infantil – EI, mais especificamente na pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Profª. Deborah Thomé Sayão, localizada no município de Rio Grande/RS. Utilizo como referencial teórico, trazendo diferentes concepções acerca da temática, os estudos de Baptista (2010, 2017), Goulart (2003, 2005, 2014), Galvão (2016), Augusto (2003), Araújo (2017), Vygotsky (1991), Soares (2004, 2009, 2020) e Morais (2019). A investigação aconteceu em um contexto de pandemia, onde foi necessário um período de distanciamento social que impediu a realização de aulas presenciais em todos os níveis de educação, sendo assim, a metodologia da pesquisa precisou de alterações. Partindo de uma abordagem metodológica qualitativa (BODGAN e BIKLEN, 1994), foi realizada uma pesquisa documental (GIL, 2008) onde foram analisados três projetos pedagógicos realizados em turmas de nível II envolvendo práticas de leitura e de escrita, registros de atividades postados no perfil do Facebook da escola e entrevistas realizadas com a Coordenadora Pedagógica e com as professoras das turmas. Ao longo da pesquisa, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido com as crianças envolvendo a leitura e a escrita vai ao encontro das concepções defendidas por Baptista (2010, 2017), entendendo que são objetos culturais dos quais as crianças podem e devem se apropriar desde a Educação Infantil e propiciando um contato com a cultura escrita dos bebês as crianças pequenas. As práticas realizadas na escola demonstram que é possível, mesmo em um contexto de pandemia, realizar um trabalho com a leitura e com a escrita na Educação Infantil sem deixar de lado as especificidades da etapa. Dentre as práticas, destacaram-se a contação, a leitura e a criação de histórias para e pelas crianças e o uso do desenho acompanhado da escrita, seja ela espontânea por parte das crianças ou utilizando a professora como escriba, para registrar as aprendizagens e as criações das crianças. As análises demonstram que, rompendo com uma perspectiva mecânica, sem sentido e enfadonha, a escola propicia as crianças o contato com a cultura escrita valorizando sua curiosidade, suas criações e suas narrativas, através do lúdico, do imaginário e da brincadeira.This research, linked to the Postgraduate Program in Education - PGPEDU of the Federal University of Rio Grande – FURG through the Teacher Training and Educational Practices research area, deals with a study which has been developed between 2019 and 2021. This study aims to investigate how reading and writing practices are developed in the daily life of Kindergarten – Child Education, more specifically in the pre-schoolers of the Municipal School of Kindergarten Profª. Deborah Thomé Sayão, located in Rio Grande/RS. The theoretical framework used was designed by Baptista (2010, 2017), Goulart (2003, 2005, 2014), Galvão (2016), Augusto (2003), Araújo (2017), Vygotsky (1991), Soares (2004, 2009, 2020), and Morais (2019). The investigation was carried out in a pandemic context in which a period of social distancing was necessary, along with the ban of in-person classes at all levels of the educational system. Besides that, this research is defined as a qualitative methodological approach (BODGAN and BIKLEN, 1994) whereas it is also a documentary research (GIL, 2008) in which three pedagogical projects were analysed in level II classes involving reading and writing practices, recordings of activities posted on the Facebook profile of the school, and interviews with the Pedagogical Coordinator and the class teachers. Throughout this research, it was possible to notice that the work developed with those children which involved reading and writing can be related to the conceptions defended by Baptista (2010, 2017), due to his understanding that those practices are cultural objects that children can and should be appropriated from the beginning. By doing this, pre-schoolers can be provided with contact to the written culture of babies and young children. The practices carried out at school, even if virtually, demonstrate that it is possible to develop reading and writing practices in Kindergarten, regardless a pandemic context, without leaving aside the specificities of this stage. Among the highlights, there is the storytelling, the reading and the creation of stories for and by children, and the practice of drawing aligned with writing, whether doing it spontaneously by the children or having a teacher as a scribe to record not only the learning process, but also their creations. The analyses show that, breaking away from a mechanical, meaningless and boring perspective, the school provides children with contact to written culture, valuing their curiosity, their creations and their narratives, through playful and fictional activities.Esta disertación, vinculada al Programa de Posgrado en Educación - PPGEDU de la Universidad Federal de Río Grande - FURG, en la línea de prácticas docentes y de formación docente, se ocupa de una investigación, desarrollada entre los años 2019 y 2021, el objetivo de este estudio fue investigar cómo se desarrollan las prácticas de lectura y escritura en la vida cotidiana de la Educación Infantil - IE, más específicamente en el preescolar de la Escuela Municipal de Educación Infantil Profª. Deborah Thomé Sayão, ubicada en el municipio de Río Grande/RS. Se utiliza como referencia teórica Baptista (2010, 2017), Goulart (2003, 2005, 2014), Galvão (2016), Augusto (2003), Araújo (2017), Vygotsky (1991), Soares (2004, 2009, 2020) y Morais (2019). La investigación se desarrolló en un contexto pandémico, donde se necesitaba un período de distanciamiento social que impidiera la celebración de clases presenciales en todos los niveles de la educación. Se utilizó un enfoque metodológico cualitativo (BODGAN y BIKLEN, 1994), realizado mediante investigación documental (GIL, 2008), en el que se analizaron tres proyectos pedagógicos, realizados en clases de nivel II de prácticas de lectura y escritura, registros de las actividades publicadas en el perfil de Facebook de la escuela y entrevistas con la Coordinadora Pedagógica y con las profesoras de las clases. A lo largo de la investigación, se pudo constatar que el trabajo realizado con niños relacionados con la lectura y la escritura responde a las concepciones defendidas por Baptista (2010, 2017), entendiendo que son objetos culturales de los cuales los niños pueden y deben apropiarse de la Educación Infantil y proporcionando un contacto con la cultura escrita de los niños pequeños. Las prácticas en la escuela, incluso de manera virtual, demuestran que es posible, incluso en un contexto pandémico, hacer un trabajo de lectura y escritura en Educación Infantil sin dejar de lado las especificidades de la etapa. Entre las prácticas, destacamos la narración, lectura y creación de cuentos para y por los niños y la práctica del dibujo acompañado de la escritura, ya sea espontánea por los niños o con el maestro como escriba, para registrar los aprendizajes y creaciones de los niños. Los análisis muestran que, rompiendo con una perspectiva mecánica, sin sentido y aburrida, la escuela proporciona a los niños el contacto con la cultura escrita, valorando su curiosidad, sus creaciones y sus narrativas, a través del juego, del imaginario y del juego.poropen accessEducação InfantilLeituraEscritaAlfabetizaçãoLetramentoKindergartenReadingWritingLiteracyEducación InfantilLecturaEscrituraAlfabetizaciónPráticas de leitura e escrita na pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande/RSmasterThesis