Novello, Tanise PaulaDutra, Roger Braga2025-06-292025-06-292022DUTRA, Roger Braga. Percepções dos licenciandos em matemática sobre os desafios e as potencialidades na utilização de tecnologias digitais nos espaços educativos durante a pandemia. 2022. 130f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/13087Dissertação (mestrado)No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela covid-19, uma doença que forçou mudanças em vários aspectos na sociedade, inclusive na educação. As alterações na dinâmica escolar foram várias, perpassando desde as relações sociais entre professores, funcionários e estudantes, até a alteração do espaço de ensinar e aprender, rompendo o espaço físico onde comumente aconteciam as interações entre professores e alunos. Frente a essa realidade, para dar continuidade ao ensino, foi necessária a migração para um modelo de ensino remoto, que demandou uma ruptura de paradigmas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos licenciandos em Matemática da UFPel quanto aos desafios e potências relacionadas aos espaços educativos durante a pandemia de covid-19. Os participantes deste estudo são um total de 45 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, que estavam cursando a disciplina de Software na Educação Matemática entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, e que expressaram suas opiniões e reflexões no mural coletivo digital Padlet. Essa ferramenta digital possibilita a interação dos participantes que, no contexto desta pesquisa, culminou com discussões sobre ensino remoto na pandemia, a qual constituirá o corpus da análise. Além disso, a fim de conhecer o que tem sido produzido academicamente em torno desta temática, foi realizado um mapeamento dos artigos publicados na revista Em Teia, a fim de estabelecer diálogos entre o presente estudo e outras produções acadêmicas recentes. Assim, as interações realizadas pelos licenciandos foram analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005) e, a partir das análises dos registros produzidos pelos participantes, foram construídos três discursos síntese. São eles: “Potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais”, “Dificuldades educativas enfrentadas durante a pandemia” e “Entraves para a adoção das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas”. Entre as discussões que perpassam os DSC está a hipótese de que as tecnologias digitais passarão a, cada vez mais, integrar a realidade escolar após a pandemia. Contudo, para explorar as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais é preciso considerar questões como a formação inicial e continuada dos docentes e as desigualdades sociais evidentes na realidade brasileira, as quais podem se configurar em desafio.In 2020, the world was surprised by Covid-19, a disease that forced changes in many aspects of the society, including in education. The adjustments in school dynamics were many, comprehending the relation between teachers, employees and students, or even in the learning and teaching spaces where commonly happened the interactions between teachers and students. Facing this reality, in order to maintain the teaching, a migration to remote model was necessary, which demanded a rupture of paradigm. In this context, the main goal of this study is to analyze the perceptions of students from Mathematics Licentiate from the Federal University of Pelotas (UFPEL) about the challenges and potential related to the educational spaces during the Covid-19 pandemic. A total of 45 students from the Mathematics Licentiate of UFPEL participated in this study, which were attending the Software on Mathematics Education subject between the second semester of 2021 and the first semester of 2022, and expressed their opinion and reflections on the digital collective mural named Padlet. This digital tool allows the interaction between the attendants that, in the context of the present research, culminated with discussions about the remote teaching in the pandemic, which will form the corpus of the analysis. Besides that, in order to build awareness of what has been produced academically around this thematic, and to establish dialogues between the present study and other recent academic productions, a mapping of the articles published in the “Em Teia” magazine has been conducted. Therefore, the interactions developed by the attendants were analyzed using the Discourse of the Collective Subject (DCS) technique, proposed by Lefèvre and Lefèvre (2005) and, based on the analysis produced by the attendants, three synthesis-speeches were made. The speeches are: “Pedagogical potentialities of digital technologies”, “Educational difficulties faced during the pandemic” and “Barriers on the adoption of digital technologies as pedagogical tools”. Between the discussions that run through the DCSs is the hypothesis that digital technologies will be increasingly integrating the school reality after the pandemic. However, to explore the pedagogical potentialities of the digital technologies it’s necessary to consider issues such as the initial formation and continued education of the teachers and the social inequalities that are evident on the Brazilian reality, which can turn into a challenge.poropen accessEnsino RemotoMatemáticaPandemiaTecnologias DigitaisRemote TeachingMathematicsPandemicDigital TechnologiesPercepções dos licenciandos em matemática sobre os desafios e as potencialidades na utilização de tecnologias digitais nos espaços educativos durante a pandemiamasterThesis