Cezar-Vaz, Marta ReginaGalvão, Daniela Menezes2025-02-252025-02-252019GALVÃO, Daniela Menezes. O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva do acadêmico de enfermagem em uma universidade federal no extremo sul do Brasil. 2019. 102f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12262Dissertação (Mestrado)O ensino pode ser entendido como a relação que o docente estabelece com o conhecimento que é produzido e sistematizado. Ele é composto de três atividades que são desenvolvidas pelo docente: a primeira delas é selecionar um tema que será apresentado aos acadêmicos; a segunda é a organização dessa seleção e a terceira é transmitir aos acadêmicos aquilo que foi selecionado e organizado. Esse processo de ensino precisa fazer sentido para o acadêmico; a nova informação precisa interagir e ancorar-se nos conceitos pré-existentes (subsunçores) e relevantes da estrutura cognitiva do acadêmico. O processo de ensino-aprendizagem visa integrar a teoria e a prática. É uma expectativa tanto para docentes e enfermeiros, quanto para acadêmicos, que devem ser sujeitos ativos do processo de aprendizagem. Nesse momento o acadêmico tem como expectativa se desenvolver no campo de prática, como forma de facilitar sua aprendizagem. O presente trabalho apresenta o pressuposto: O processo de ensino- aprendizagem constrói significativo para os acadêmicos de Enfermagem quando os conteúdos teórico-práticos se estruturam na relação entre acadêmicos e docentes, por meio de seus elementos cognitivos, afetivos e psicossociais. E tem como objetivo geral: Identificar elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo ensino-aprendizagem; e objetivos específicos: Identificar a aplicabilidade da Teoria da Aprendizagem Significativa e suas categorias constituintes no processo de ensino-aprendizagem da Enfermagem. Apreender a significação do processo mediador do docente na perspectiva dos acadêmicos no campo teórico prático. Elegeu-se como marco teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para tanto, esta pesquisa dividiu-se em dois momentos metodológicos: revisão integrativa da literatura e uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica, de abordagem qualitativa. A revisão integrativa respeitou as seis etapas de desenvolvimento: elaboração da questão de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão e busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos, análise dos dados, interpretação dos resultados e a apresentação da revisão contendo a síntese do conhecimento apreendido. A Revisão de Literatura apresentou 22 artigos que demonstraram a aplicação das categorias da Teoria da Aprendizagem Significativa em diversas disciplinas de várias áreas do conhecimento, o que demonstra que ela pode ser aplicável em qualquer disciplina dos cursos de Enfermagem. No segundo momento foi realizada uma pesquisa com 74 acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Os dados foram coletados, por meio de questionários. Para a análise dos dados utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados, com auxílio do Software NVIVO para a categorização dos mesmos. Foi possível identificar através da percepção dos acadêmicos algumas características importantes e que tornam o processo ensino-aprendizagem significativo, a partir da relação que é construída com o docente nesse ambiente teórico prático.Teaching can be understood as the relationship that the teacher establishes with the knowledge that is produced and systematized. It consists of three activities that are developed by the teacher: the first is to select a theme that will be presented to students; The second is the organization of this selection and the third is to convey to students what has been selected and organized. This teaching process needs to make sense to the academic, new information needs to interact and be anchored in the pre-existing (subsumers) and relevant concepts of the student's cognitive structure. The teaching-learning process aims to integrate theory and practice. It is an expectation for both teachers and nurses, as for academics, who should be active subjects of the learning process. At this time the academic expects to develop in the field of practice, as a way to facilitate their learning. The theoretical framework of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning was chosen. The present work presupposes: The teaching-learning process is significant for nursing students when the theoretical-practical contents are structured in the relationship between academics and teachers, through their cognitive, affective and psychosocial elements. It has as its general objective: To identify elements of the Meaningful Learning Theory in the teaching learning process and specific objectives: To identify the applicability of the Meaningful Learning Theory and operationalization of the constituent categories of the theoretical structure of it in the teaching learning process; To grasp the significance of the teacher's mediating process in the practical theoretical field. Therefore, this research was divided into two methodological moments: an integrative literature review and an exploratory, descriptive and analytical research with a qualitative approach. The integrative review respected the six developmental stages: elaboration of the research question, definition of inclusion and exclusion criteria and literature search, definition of the information to be extracted from the studies, data analysis, interpretation of results and presentation of the review containing the synthesis of the knowledge apprehended. The Literature Review presented 22 articles that demonstrated the application of the Meaningful Learning Theory categories in various disciplines of various areas of knowledge, which shows that can be applicable in any discipline of Nursing courses. In the second moment, a survey was conducted with 74 students from the Nursing School of the Federal University of Rio Grande do Sul. The data were collected through questionnaires. For data analysis, the Grounded Theory was used, with the aid of NVIVO Software for categorization. It was possible to identify through the perception of these academics some important characteristics that make the teaching-learning process meaningful from the relationship that is built with the teacher in this practical theoretical environment.La enseñanza puede entenderse como la relación que el profesor establece con el conocimiento que se produce y sistematiza. Consiste en tres actividades que desarrolla el profesor: la primera es seleccionar un tema que se presentará a los alumnos; El segundo es la organización de esta selección y el tercero es transmitir a los estudiantes lo que se ha seleccionado y organizado. Este proceso de enseñanza debe tener sentido para lo académico, la nueva información debe interactuar y estar anclada en los conceptos preexistentes (subsumidores) y relevantes de la estructura cognitiva del estudiante. El proceso de enseñanza-aprendizaje tiene como objetivo integrar la teoría y la práctica. Es una expectativa tanto para los docentes como para las enfermeras, así como para los académicos, quienes deberían ser sujetos activos del proceso de aprendizaje. En este momento, el académico espera desarrollarse en el campo de la práctica, como una forma de facilitar su aprendizaje. Se eligió el marco teórico de la Teoría del aprendizaje significativo de David Ausubel. El presente trabajo presupone: El proceso de enseñanza-aprendizaje es significativo para los estudiantes de enfermería cuando los contenidos teórico-prácticos se estructuran en la relación entre académicos y docentes, a través de sus elementos cognitivos, afectivos y psicosociales. Y su objetivo general es: Identificar elementos de la Teoría del Aprendizaje Significativo en el proceso de enseñanza aprendizaje y objetivos específicos: Identificar la aplicabilidad de la Teoría del Aprendizaje Significativo y la operacionalización de las categorías constitutivas de su estructura teórica en el proceso de enseñanza aprendizaje; Comprender la importancia del proceso de mediación del profesor en el campo teórico práctico. Por lo tanto, esta investigación se dividió en dos momentos metodológicos: una revisión bibliográfica integradora y una investigación exploratoria, descriptiva y analítica con un enfoque cualitativo. La revisión integradora respetó las seis etapas de desarrollo: elaboración de la pregunta de investigación, definición de criterios de inclusión y exclusión y búsqueda bibliográfica, definición de la información que se extraerá de los estudios, análisis de datos, interpretación de resultados y presentación de la revisión que contiene La síntesis del conocimiento aprehendido. La revisión de literatura presentó 22 artículos que demostraron la aplicación de las categorías Teoría del Aprendizaje Significativo en diversas disciplinas de diversas áreas del conocimiento, lo que demuestra que puede ser aplicable en cualquier disciplina de los cursos de enfermería. En el segundo momento, se realizó una encuesta con 74 estudiantes de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Los datos se recopilaron mediante cuestionarios. Para el análisis de datos, se usó la teoría fundamentada, con la ayuda del software NVIVO para la categorización. Fue posible identificar a través de la percepción de estos académicos algunas características importantes que hacen que el proceso de enseñanza-aprendizaje sea significativo a partir de la relación que se construye con el maestro en este entorno teórico práctico.poropen accessAprendizagemEducaçãoEnfermagemEnsinoTrabalhoLearningEducationNursingTeachingWorkAprendizajeEducaciónEnseñanzaEnfermeríaTrabajoO processo de ensino-aprendizagem na perspectiva do acadêmico de enfermagem em uma universidade federal no extremo sul do BrasilThe teaching-learning process from the academic perspective of nursing at a federal university in the extreme south of BrazilEl proceso de enseñanza-aprendizaje desde la perspectiva del estudiante de enfermería en una universidad federal en el extremo sur de BrasilmasterThesis