Garcia, Narjara MendesAnastacio, Gabriela Toledo de2025-05-152025-05-152024ANASTACIO, Gabriela Toledo de. Educação ambiental no cotidiano da infância: o cenário litorâneo sob a ótica das crianças. 2024. 176f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12875Dissertação (mestrado)O presente trabalho apresenta uma investigação que contribui para o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino e Formação de Professores(as). Como objetivo buscamos compreender como é a relação das crianças pertencentes à zona litorânea a partir do brincar na natureza para potencializar ações do campo da Educação Ambiental e, para tanto, investigamos as crianças interagindo nos cenários interligados pela Laguna dos Patos, no município do Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. Assim, buscamos embasamentos teóricos para a percepção sobre os cenários, as crianças e a Educação Ambiental, perpassando principalmente pelas abordagens que compreendem essa dinâmica, de autores que dialogam com as principais temáticas abordadas, como Tim Ingold (2012; 2015; 2016; 2020), Valéria Iared (2017; 2019; 2022), Walter Benjamin (2009), Lea Tiriba (2005; 2010; 2018; 2019; 2021), dentre outros que contribuirão para o desenvolvimento da pesquisa. O caminho metodológico que iremos percorrer será pela abordagem qualitativa de cunho etnográfico, sendo que a pesquisadora construiu a investigação com as crianças, percebendo-as no seu espaço e interagindo com os cenários, e, assim, entendendo-as como um todo, uma unidade. A coleta de dados é mediada pelas (eco)narrativas que contribuem para percebermos os movimentos e afetividades construídas nestes cenários. As categorias que surgiram por meio das observações foram as seguintes: Interações com os elementos e seres da natureza; brincar no cenário; transformação do ambiente e curiosidade da criança. Compreendermos a relação que as crianças constroem com o lugar, ou mesmo as inspirações afetivas que estas provocam nas crianças, é um caminho para refletirmos sobre a Educação Ambiental no cotidiano das crianças. Os cenários são potencialmente essenciais para a construção de aprendizagens que possuam sentidos por meio da caminhada e propulsão do sentimento de pertencimento.This work presents an investigation that contributes to the Postgraduate Program in Environmental Education (PPGEA) of the Federal University of Rio Grande (FURG) in the area of Teaching and Teacher Training. Our objective is to understand how children living in the coastal area interact through playing in nature to enhance actions in the field of Environmental Education. To this end, we investigated children interacting in scenarios interconnected by Laguna dos Patos, in the municipality of Rio Grande, in the state of Rio Grande do Sul. Thus, we seek theoretical foundations for the perception of scenarios, children, and Environmental Education, mainly through approaches that understand this dynamic, from authors who dialogue with the main themes addressed, such as Tim Ingold (2012; 2015; 2016; 2020), Valéria Iared (2017; 2019; 2022), Walter Benjamin (2009), Lea Tiriba (2005; 2010; 2018; 2019; 2021), among others who will contribute to the development of the research. The methodological path that we will follow will be through a qualitative approach of ethnographic nature, with the researcher building the investigation with the children, observing them in their space and interacting with the scenarios, and, thus, understanding them as a whole, a unit. Data collection is mediated by (eco)narratives that help us perceive the movements and affections constructed in these scenarios. The categories that emerged through the observations were the following: Interactions with the elements and beings of nature; playing in the scenario; transformation of the environment; and the child's curiosity. Understanding the relationship that children build with the place, or even the affective inspirations that these provoke in children, is a way to reflect on Environmental Education in the daily lives of children. The scenarios are potentially essential for the construction of learning that has meaning through the journey and the propulsion of the feeling of belonging.poropen accessCenáriosBrincar na naturezaCrianças(Eco)narrativasEducação AmbientalScenariosPlaying in natureChildren(Eco)narrativesEnvironmental EducationEducação ambiental no cotidiano da infância: o cenário litorâneo sob a ótica das criançasmasterThesis