Vargas, Tatiana de Souza2016-11-252016-11-252006VARGAS, Tatiana de Souza. Educação ambiental: concepções e ações de docentes nos anos iniciais do ensino fundamental em área marítima. Ambiente & Educação, v. 11, n.1, p.153-164 , 2006. Disponível em:<https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/774/271> Acesso em: 25 nov. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/6784Analisar concepções e ações dos docentes em área marítima acerca de Educação Ambiental (EA) foi o problema central deste trabalho de investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de cinco docentes dos anos iniciais de uma escola do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se em uma instituição de ensino localizada em um balneário, no município do Rio Grande/RS, visando saber como professores exercem atividades pessoais e/ou profissionais de Educação Ambiental na escola e na comunidade.The central issue of this paper is the analysis of teachers’ conceptions and actions regarding Environmental Education (EE) in a school on the coast of Brazil. It is a qualitative research carried out with a group of five teachers who teach the early years of Elementary School in a school located near the sea in Rio Grande, RS. It aims at verifying how these teachers perform their personal and/or professional activities regarding Environmental Education in the school and in the community.poropen accessConcepções e açõesEducação ambientalFormação de professoresConceptions and actionsEnvironmental educationTeacher EducationEducação ambiental: concepções e ações de docentes nos anos iniciais do ensino fundamental em área marítimaarticle