Henning, Paula CorrêaBibiano, Ana Karolina Flores2025-06-232025-06-232022BIBIANO, Ana Karolina Flores. Educando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-natureza. 2022. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/13077Dissertação (mestrado)O trabalho trata de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O objetivo do estudo é problematizar alguns livros literários do Programa Nacional do Livro e Material Didático do ano de 2020 destinados aos jovens do Ensino Fundamental II, que tenham como conteúdos a natureza e a educação ambiental, buscando mapear as verdades e lições que circulam dentro destes artefatos culturais. Justifica-se a escolha por este tema de pesquisa por entender a importância de olhar para os modos como nos constituímos sujeitos em nossa atualidade. Os caminhos teóricos percorridos foram ao encontro dos pensamentos do filósofo Michel Foucault e de autores que enveredam para esse campo teórico, tais como Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, dentre outros. Ao analisar os onze livros literários selecionados para a pesquisa, o estudo dividiu-se em duas unidades analíticas. A primeira dedicou-se a temática dos povos indígenas e sua utilidade para os não-indígenas. Os materiais sob investigação carregam ditos a respeito dos povos indígenas e suas atribuições junto a natureza que estabelecem um posicionamento fixo destes seres, demonstrando que o seu espaço é o da floresta, e sua importância no mundo é a de proteger a natureza. A segunda unidade dedicou-se a temática em torno da relação de humanos e não-humanos. Ao analisar estes materiais evidencia-se ditos que aparecem, recorrentemente, posicionando o ser humano em um contexto de natureza de forma duplicada: ora como vilão(ã) destruidor(a), ora como herói(na) salvador(a), desenvolvendo a partir disso um mecanismo de moralização no(a) leitor(a). Encontra-se nos livros sob análise diferentes lições que vão paulatina e repetidamente ensinando os modos como devemos nos comportar na natureza. Percebe-se que os livros literários infanto juvenis sob escrutínio apresentam verdades enquanto soluções para os diversos problemas ambientais, tendo enquanto repertório temático a moralização. Defende-se a necessidade de enxergar as relações humanas com a natureza a partir das múltiplas interações do ser humano com os não-humanos, no reconhecimento do humano como ser pertencente também a este espaço de natureza. Conclui-se a respeito da importância de estudos que investem na problematização de materiais que se fabricam na cultura já que ensinam significados para seus (suas) leitores(as). O campo da Educação pode contribuir com o exercício da crítica, criando potência de inventividade nas relações que estabelecemos com a natureza.The study concerns itself with a master's thesis, developed in the Graduate Program in Science Education (PPGEC), at the Federal University of Rio Grande - FURG. The purpose of the study is to problematize some literary books of the National Book and Teaching Material Program of the year 2020, intended for juveniles in Elementary School II, which have nature and environmental education as their content, seeking to map out the truths and lessons that circulate within these cultural artifacts. The choice for this research topic is justified by understanding the importance of looking at the ways in which we constitute ourselves as subjects today. The theoretical paths followed were in line with the thoughts of the philosopher Michel Foucault and authors who embarked on this theoretical field, such as Alfredo Veiga-Neto, Paula Henning, Barbara Garré, Virginia Vieira, Cleber Ratto, Isabel Carvalho, Eduardo Viveiros de Castro, Juliana Fausto, Susana Dias, Iara Bonin, among others. When analyzing the eleven literary books selected for the research, the study was divided into two analytical units. The first unit was dedicated to the theme of indigenous peoples and their usefulness for non-indigenous people. The materials under investigation carry sayings about indigenous peoples and their attributions with nature that establish a fixed position of these beings, demonstrating that their space is that of the forest, and their importance in the world is to protect nature. The second unit was dedicated to the theme around the relationship between humans and non-humans. When analyzing these materials, it is evident that sayings appear, recurrently, positioning the human being in a context of nature in a duplicated way: sometimes as a destructive villain, sometimes as a savior hero, thus developing a mechanism of moralization into the reader. Different lessons can be found in the books under analysis that gradually and repeatedly teach the ways in which we should behave in nature. It is noticed that the children's and youth literary books under scrutiny present truths as solutions to the various environmental problems, having moralization as the thematic repertoire. It defends the need to see human relations with nature from the multiple interactions of human beings with non-humans, in the recognition of the human as a being that also belongs to this same space of nature. It concludes about the importance of studies that invest in the problematization of materials that are manufactured in culture since they teach meanings to their readers. The field of Education can contribute to the exercise of criticism, creating inventive power in the relationships we establish with nature.poropen accessEducaçãoNaturezaPNLDLivros LiteráriosArtefato CulturalEducando através de livros infanto-juvenis do PNLD 2020: lições de educação ambiental na relação humano-naturezamasterThesis