Vaghetti, César Augusto OteroBotelho, Silvia Silva da Costa2017-06-082017-06-082010VAGHETTI, César Augusto Otero; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. Vetor, v. 20, n. 1, p. 45-58, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/vetor/article/view/1743>. Acesso em: 12 dez. 2016.2358-34520102-7352http://repositorio.furg.br/handle/1/7192O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais.The objective of this research was to present a revision of recent researches involving ergonomics and usability in environments of mixed reality. The challenges associated to the future of virtual environments of training that arise with those technologies and what computational, educational and ergonomics resources should be implemented, were investigated. The bibliographical revision was carried out through the search in three service of index-linking in the Web, indicate that few researches utilize technologies of increased and mixed reality with emphasis in the educational aspects.poropen accessUsabilidadeRealidade aumentadaEducaçãoUsabilityAugmented realityEducationPrincípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendênciasErgonomic principles and usability augmented reality interfaces in virtual learning environments: overview and trendsarticle