Pinto, Suzi SamáSilva, Mauren Porciúncula Moreira daSilva, João Alberto da2011-12-242011-12-242011PINTO, S. S.; SILVA, M. P.; SILVA, J. A.. Modelo pedagógico relacional na educação estatística. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPe, 2011. v. 1. p. 1-10. Disponível em: <http://cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/1098/979>. Acesso em: 17 nov. 2011.http://repositorio.furg.br/handle/1/1639A estratégia de ensino usada pelo professor em suas aulas depende da crença que ele tem sobre como o estudante aprende. Muitas vezes, essa estratégia não está embasada em nenhum modelo pedagógico e sim na prática do senso comum. Além disso, nem sempre o professor tem clareza de que modelo pedagógico e que concepção epistemológica fundamenta seu fazer docente. Neste artigo, apresentamos alguns modelos pedagógicos que podem estar embasando o ensino da Estatística e apresentamos a proposta de Projetos de Aprendizagem, segundo o modelo pedagógico relacional, como uma alternativa pedagógica que possa promover novos saberes e fazeres na prática docente de Estatística, possibilitando a construção do conhecimento estatístico pelos estudantes.poropen accessEducação EstatísticaModelos PedagógicosProjetos de AprendizagemModelo pedagógico relacional na educação estatísticaconferenceObject