Ramos, Clériston RibeiroMunhoz, Deise ParulaMunhoz, Andreia ParulaWyse, Thiago Lopes da Silva2023-08-152023-08-152009RAMOS, C. R... [et al]. Aproximando o aluno da biblioteca escolar por meio do “estímulo entre pares”. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 23, n. 2, p. 93-103, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/23590. Acesso em: 07 jul. 2023.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11225Biblos, Rio Grande, 23 (2): 93-103, 2009.O trabalho teve início na avaliação realizada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG na disciplina de Marketing em Bibliotecas, no primeiro semestre de 2008. Foi aplicado instrumento de pesquisa pautando sobre o fator de distanciamento do aluno com a biblioteca, com o intuito de identificar a turma com mais hábitos e práticas de leitura e a turma com menor média dessas atividades. Na etapa seguinte, foi realizada ação com objetivo de incentivar a leitura, pedindo-se que seis alunos voluntários da turma 81 relatassem a importância da leitura para os alunos da turma 84. Foi possível identificar alguns fatores de distanciamento dos alunos com a biblioteca e o “estímulo por pares” se mostrou uma alternativa eficaz para aproximar o aluno da leitura.poropen accessEstímulo por paresbiblioteca escolarpráticas de leituraAproximando o aluno da biblioteca escolar por meio do “estímulo entre pares”article