Maciel, Marcia PeresPasserino, Liliana Maria2025-11-182025-11-182011MACIEL, Marcia Peres; PASSERINO, Liliana Maria. A inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no Uruguai. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 20, n. 1, p. 9–28, 2011.2316-3100https://repositorio.furg.br/handle/123456789/13140Artigo de periódicoO presente trabalho visa analisar o processo de inclusão digital configurado a partir da implantação do projeto denominado Ceibal pelo governo uruguaio em todas as escolas públicas do Uruguai. No presente artigo,nossa análise centra-se em dados coletados sobre o impacto do projeto fora do contexto escolar,assim,pretende-se analisar como a inclusão digital está promovendo ou não a inserção desses computadores portáteis fora do âmbito escolar,no espaço familiar,ao mesmo tempo que procura direcionar o olhar para o que fazem as pessoas com as tecnologias (práticas culturais de letramento digital) e não para possibilidades do equipamento, em relação ao uso eficaz das TIC. Os dados, que estão sendo coletados por meio de uma pesquisa etnográfica blended em desenvolvimento, nos permitem analisar as configurações de interação e inclusão social dos protagonistas da cidade fronteiriça de Rivera/UR. Através da análise com viés sócio-histórico é possível compreender como a inclusão digital se configura a partir das práticas culturais, explorando o conceito de zonas de sentidos para além das possibilidades pedagógicas da tecnologia, considerando que existe um relacionamento entre tecnologias e estruturas sociais.The present work aims to analyze the process of digital inclusion set from the implementation of the project called Ceibal by the Uruguayan government in all public schools in Uruguay. In this paper, our analysis focuses on data collected on the impact of the project outside of school, so we intend to look at how digital inclusion is promoting the inclusion or not of these portable computers outside the school, in the family, while look direct at what people do with technologies (cultural practices of digital literacy) and not to their machine, in relation to the effective use of ICT. Data will be collected through an ethnographic survey blended in development, allow us to examine the settings of interaction and social inclusion of the protagonists of the border town of Rivera/UR. Through analysis with socio-historical bias is possible to understand how the digital inclusion is shaped by cultural practices, exploring the concept of zones of meaning beyond the possibilities of educational technology, considering that there is a relationship between technology and social structures.poropen accessInclusão socialEtnografiaInclusão digitalEducaçãoSocial inclusionEthnographicsDigital inclusionEducationA inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no UruguaiDigital inclusion outside the school context: analysis of project Ceibal in Uruguayarticle