Silva, Leonardo Oliveira daAlmeida, Elineí Araújo de2018-08-202018-08-202013SILVA, Leonardo Oliveira da; ALMEIDA, Elineí Araújo de. Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 18, n. 1, p. 25-42, 2013. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/ 2673 > Acesso em: 13 Dez. 2016.2238-5533http://repositorio.furg.br/handle/1/7737O foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCN) costeira. Ações de sensibilização ambiental em campo, voltadas ao objetivo de desenvolver o sentimento de pertencimento dos atores envolvidos na pesquisa, foram enfatizadas neste estudo. A investigação foi direcionada a alunos da Escola Municipal Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), localizada no distrito de Jenipabu, interior da Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), no Rio Grande do Norte. A escola contempla o Ensino Fundamental I e Fundamental II, no entanto a pesquisa foi desenvolvida somente com os alunos do Ensino Fundamental II. O intuito foi diagnosticar o contexto e promover ações de sensibilização para tornar esses alunos agentes multiplicadores da importância daquela Unidade de Conservação. Após as coletas de dados iniciais de campo, concluiu-se a pesquisa com uma atividade de síntese aplicada aos alunos, que envolveu a construção do conhecimento apreendido no decorrer do processo investigativo. A análise das respostas dadas aos questionários e das produções escritas mostrou que houve qualidade no que respeita à motivação em prol da APAJ e, além disso, evidenciou-se uma cooperação com profissionais vinculados àquela Unidade de Conservação da Natureza.The focus of this study was to show the importance of action research in the context of teaching and learning associated with the construction of knowledge, which includes the study of invertebrates and their preservation, contextualized as a coastal Nature Preservation Unit (NPU). Actions which aimed at environmental awareness raising in situ and the development of the sense of belonging of the actors involved in the research were emphasized. This study was carried out with students from the City School Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), located in the Jenipabu Environmental Protection Area (APAJ), in Jenipabu, Rio Grande do Norte, Brazil, in order to diagnose and promote awareness raising so that they can spread the importance of this Preservation Unit. This research was conducted with Elementary School students, even though older students also attend classes in that school. After the data collection in situ, the research was concluded with a synthetical activity which was applied to the students so that they could show the knowledge they had constructed during the process. The analyses of the answers given to written questionnaires and of other writings not only showed that the students were highly motivated towards the APAJ but also brought evidence related to the cooperation among professionals who work in the NPUporopen accessAções educativasSentimento de pertencimentoAPA JenipabuRio Grande do NorteEducational actionsSense of belongingJenipabu EPAConstrução do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do BrasilConstruction of environmental knowledge and preservation of invertebrates in an environmental protection area located in the Brazilian northeastern coastarticle