Silva, Bárbara Tarouco daBarlem, Edison Luiz DevosLunardi, Valéria LerchSantos, Silvana Sidney Costa2011-10-272011-10-272008SILVA, Bárbara Tarouco da et al. Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro na Instituição de Longa Permanência. Ciência, Cuidado & Saúde, v. 7,n. 2, abr./ jun. 2008. Disponível em: <http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/1554293.pdf>. Acesso em: 27 out. 2011.1677-38611984-7513http://repositorio.furg.br/handle/1/1140A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.poropen accessEnfermagemEducação em SaúdeAsiloEducação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro na instituição de longa permanênciaarticle10.4025/cienccuidsaude.v7i2.5015