Tognetta, Luciene Regina PaulinoScott, David2025-11-182025-11-182010TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; SCOTT, David. Uma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 19, n. 2, p. 65–76, 2010.2316-3100https://repositorio.furg.br/handle/123456789/13141Artigo de periódicoEste artigo propõe discutir a questão da aprendizagem numa escola de Ensino de Jovens e Adultos. Objetivou-se saber como ocorre a aprendizagem entre aqueles que não aprenderam ou que não puderem permanecer na escola dita normal. Através da observação e de entrevistas com professores e alunos desse núcleo de educação foi possível responder a questões: como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do EJA? Quais objetivos são apontados para esse nível de ensino? Tais objetivos são explicitados nas ações dos professores que atuam no EJA? O objetivo da escola, na visão do professor entrevistado, suas ações para alcançar tal objetivo e os resultados que essa ação produz, observada por nós na atuação dos alunos, nos permitiram constatar que as práticas educativas instituídas estão distantes dos objetivos educacionais de educar para liberdade e cidadania, e refletir sobre uma face oculta da escola que parece excluir, mais uma vez, os alunos que a ela retornam.This article is aimed to discuss the issue of learning in a school of Youth and Adult Education. The main objective was to find out how the learning process takes place among those who did not learn or those who could not stay in the so called regular school. Through observation and interviews with teachers and students, it was possible to answer questions such as: how does the process of teaching and learning of students in adult education occur? What goals are appointed to this level of education? Those goals are made explicit in the actions of teachers working in adult education? According to the teacher interviewed, the goal of the school, its actions to achieve this goal and the results produced by these actions that are observed in the performance of students enabled the educational practices to be seen as far from the established educational goals of teaching for freedom and citizenship. Moreover, the study reflects on the hidden face of the school, which seems to rule out students who return to it.poropen accessAprendizagemDesenvolvimentoConstrutivismoInclusão socialLearningDevelopmentConstructivismSocial inclusionUma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderamarticle