Real, Mauro de VasconcellosRibeiro, Bolívar Zanella2025-04-172025-04-172017RIBEIRO, Bolívar Zanella. Análise probabilística dos esforços nas estacas de um cais de contêineres de paramento aberto. 2017. 146f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12645Dissertação (mestrado)O presente trabalho consiste na análise probabilística das cargas axiais das estacas de um cais de contêineres de paramento aberto. A análise parte do modelo de um cais de contêineres já existente e busca principalmente avaliar as solicitações máximas por estaca e sua distribuição de probabilidade, com base nos dados estatísticos obtidos. A solução do modelo é feita através do método dos elementos finitos e a análise probabilística é realizada através do método de Monte Carlo, com uma amostragem por Hipercubo Latino, ambos realizados com o auxílio do software ANSYS. Paralelamente, busca-se aprimorar o modelo, principalmente no que diz respeito à aplicação da sobrecarga com relação à distribuição e variabilidade desta ação. Após a aplicação da metodologia proposta a cinquenta e duas combinações diferentes de ações, divididas em seis grupos, o estudo gerou dois conjuntos de resultados: um para o modelo onde a sobrecarga foi mantida com uma distribuição Normal, onde o valor dos esforços axiais de cada estaca e os parâmetros estatísticos associados a estes valores foi analisado e comparado com os resultados apresentados em Ramos (2016); e outro conjunto de resultados em que a sobrecarga foi aplicada com uma distribuição Beta, onde os esforços axiais individuais das estacas foram novamente comparados com os resultados obtidos anteriormente. O estudo mostrou que a análise dos resultados individuais das estacas levou a uma aproximação mais fiel e detalhada do comportamento da estrutura no que diz respeito à distribuição de probabilidade dos esforços axiais, como, por exemplo, o fato de que os valores médios nem sempre conduzem aos valores extremos de tração e compressão nas estacas. Além disso, as alterações efetuadas no modelo probabilístico resultaram em esforços de compressão mais intensos, com os esforços mais elevados sendo observados na ocorrência de ventos extremos atuando sobre dois navios amarrados. Também observou-se que o Teorema do Limite Central não se verifica nos novos resultados, uma vez que a sobrecarga é predominante em relação aos outros carregamentos nas estacas comprimidas.This study aims to determine the axial loads on top of foundation piles of a pile berth through Probabilistic analisys. It comes from an existent container berth model that gives us detailed statistic parameters and probability functions related to the maximum axial loads obtained. The static model is built and solved based on the finite elements method and the probabilistic analisys is an application of the Monte Carlo method with a Latin Hypercube sampling, both made inside ANSYS software. The previous model was also improved, especially regarding live load probabilistic distribution and variability. The proposed methodology, applied to fifty two different load combinations, divided into six groups, produced in two separate set of results. One for the previous model, where the axial stress in each pile and it’s statistic parameters were analyzed and compared with the previous results obtained in Ramos (2016). The other set of results belongs to the modified model, where the new axial stress results were then compared with the previous results previously shown. The analisys of the individual results from each pile gave us a more detailed knowledge about the structure behavior regarding the probability distribution of the axial loads and it’s statistic parameters and relations, e.g. the fact that the highest reported averages don’t always lead to the highest extreme loads. The changes also lead to greater compression loads, where the highest values were observed when two berthed vessels are subjected to extreme winds. Finally, these changes prove the predominance of the live load over all others, especially on the most compressed piles, once that the Central Limit Theorem was not observed on the new results.poropen accessEstacas de CaisEstruturas PortuáriasMétodo dos Elementos FinitosAnálise ProbabilísticaMonte CarloBerth PilesPort StructuresFinite Elements MethodProbabilistic AnalisysMonte Carlo MethodAnálise probabilística dos esforços nas estacas de um cais de contêineres de paramento abertomasterThesis