Mackedanz, Luiz FernandoMoura, Gilson Yuri Silva2025-06-182025-06-182023MOURA, Gilson Yuri Silva. Física Moderna e Arte: um paradigma complexo das culturas científica e artística em espaços formais e não-formais. 2023. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/13063Tese (doutorado)A seguinte tese de doutorado explorou a integração das artes, como cinema, literatura, música, teatro, cordel, quadrinhos, escultura e pintura, como ferramentas de ensino no contexto da Física Moderna e Contemporânea (FMC). A pesquisa se baseou na capacidade das artes não apenas de facilitar a compreensão dos conceitos complexos da FMC, mas também de promover a fusão da ciência com a cultura, abordando a significativa carência de cultura científica na sociedade, notadamente no cenário brasileiro. A questão fundamental abordada nesta pesquisa foi como a aplicação das artes como recursos didáticos pode estreitar a relação entre a Física Moderna e Contemporânea e a cultura científica, ao mesmo tempo em que impulsiona a Alfabetização Científica. Fundamentada nas teorias do pensamento complexo de Edgar Morin, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa abrangente. Isso incluiu uma revisão sistemática da literatura e uma análise altmétrica com foco na disseminação do conhecimento científico, com ênfase no ensino de Física, notadamente nas redes sociais. Além disso, a metodologia envolveu a execução de uma sequência didática em uma turma de graduação, explorando estratégias específicas que incorporam as artes no processo de ensino. Simultaneamente, foram realizadas investigações em visitantes e um grupo amador de Astronomia em um planetário, onde as artes aproxima-os a compreensão de conceitos da FMC. Os principais resultados da pesquisa destacaram um crescente interesse na intersecção entre a Física Contemporânea e as Artes. As artes se revelaram como ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem da FMC, motivando os estudantes, contextualizando os conteúdos e simplificando a compreensão dos conceitos científicos. Em última análise, a tese fornece evidências sólidas de que a integração das artes como recursos didáticos na perspectiva da Física Moderna e Contemporânea é uma abordagem promissora. Essa abordagem não apenas aproxima os estudantes de conceitos complexos, mas também estimula o interesse nas Ciências e, fundamentalmente, contribui para superar a escassez de cultura científica na sociedade, particularmente no contexto brasileiro. As conclusões sugerem que essa abordagem pode resultar no desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, formando um público mais engajado e crítico em relação à ciência e à cultura, representando, assim, um avanço significativo na Alfabetização Científica.The following doctoral thesis explored the integration of the arts, such as cinema, literature, music, theater, cordel (a popular Brazilian literary genre), comics, sculpture, and painting, as teaching tools in the context of Modern and Contemporary Physics (MCP). The research was based on the ability of the arts not only to facilitate the understanding of complex concepts in MCP but also to promote the fusion of science with culture, addressing the significant lack of scientific culture in society, especially in the Brazilian context. The central question addressed in this research was how the use of the arts as teaching resources can strengthen the relationship between Modern and Contemporary Physics and scientific culture while promoting Scientific Literacy. Grounded in the theories of complex thinking by Edgar Morin, the research adopted a comprehensive qualitative-quantitative approach. This included a systematic review of the literature and an altmetric analysis with a focus on the dissemination of scientific knowledge, particularly in the field of Physics education, notably on social media. Furthermore, the methodology involved implementing a didactic sequence in an undergraduate class, exploring specific strategies that incorporate the arts into the teaching process. Simultaneously, investigations were conducted with visitors and an amateur Astronomy group at a planetarium, where the arts facilitated the understanding of MCP concepts. The primary research results highlighted a growing interest in the intersection between Contemporary Physics and the Arts. The arts proved to be effective tools in the teaching and learning process of MCP, motivating students, providing contextualization of content, and simplifying the understanding of scientific concepts. Ultimately, the thesis provides robust evidence that the integration of the arts as teaching resources from the perspective of Modern and Contemporary Physics is a promising approach. This approach not only brings students closer to complex concepts but also stimulates interest in the Sciences and, fundamentally, contributes to overcoming the lack of scientific culture in society, particularly in the Brazilian context. The conclusions suggest that this approach may lead to the development of innovative educational practices, shaping a more engaged and critical audience regarding science and culture, representing a significant advancement in Scientific Literacy.poropen accessFísica modernaArteEspaço não-formalTransdisciplinaridadeModern PhysicsArtNon-formal spaceTransdisciplinarityFísica Moderna e Arte: um paradigma complexo das culturas científica e artística em espaços formais e não-formaisdoctoralThesis