Tauchen, GionaraAlvarenga, André Martins2025-05-092025-05-092016ALVARENGA, André Martins. A construção do currículo interdisciplinar: da regeneração dos princípios ao fortalecimento da formação dos professores. 2016. 123f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12827Tese (Doutorado)Os currículos dos cursos de licenciatura são, em geral, organizados de maneira disciplinar, mas a educação necessita de docentes que, além de possuírem saberes científicos específicos, tenham também uma visão de mundo ampliada e com condições de integrar diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o objetivo geral desta tese foi investigar o processo de organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), identificando e compreendendo os processos interdisciplinares de inovação curricular. Sendo assim, inicialmente, mapeamos a organização curricular das Licenciaturas da área das Ciências Exatas e da Terra, de instituições brasileiras, e analisamos como estão contemplando os conteúdos referentes à formação interdisciplinar na organização dos componentes curriculares que integram seus currículos. No segundo movimento da pesquisa, analisamos o processo de construção do currículo da LCE, da UNIPAMPA, e as implicações na formação dos professores envolvidos nessa construção. Em seguida, investigamos e compreendemos as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular da LCE, da UNIPAMPA, que potencializaram a construção de estratégias interdisciplinares, e analisamos as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. E, por fim, discutimos possibilidades para a organização dos currículos dos cursos de licenciatura. Neste sentido, organizamos a tese por meio de Métodos Mistos. O conjunto da tese foi estruturado em 4 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Cada artigo possui instrumentos de produção e de análise dos dados diferenciados: Análise de Conteúdo, Análise Textual Discursiva – ATD e Hermenêutica. Como resultados da pesquisa, destacamos que, ao se propor atividades/cursos interdisciplinares, que sejam valorizadas as trajetórias acadêmicas e as áreas dos docentes envolvidos nesta construção; sejam respeitadas, mas problematizadas as resistências e compreensões individuais e do grupo; as políticas nacionais preocupem-se em elaborar diretrizes que orientem a construção de licenciaturas interdisciplinares; sejam pensados mais cursos com estruturas curriculares inovadoras, integrados, interdisciplinares, com diferentes percursos formativos. A partir deste estudo, concluímos também que práticas pedagógicas inseridas em componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura, envolvem estratégias que potencializam a interdisciplinaridade e, desse modo, podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. Sugerimos também que a organização curricular disciplinar, que é pautada na lógica clássica aristotélica, seja tensionada para a construção de um currículo transdisciplinar orientado pelo princípio da dialógica. Por fim, expressamos a tese decorrente deste estudo: a (re)construção e o desenvolvimento dos currículos interdisciplinares demanda princípios orientadores que potencializem o tensionamento das concepções e dos fundamentos que os docentes construíram durante as suas trajetórias acadêmicas. Por isso, a colaboração, a dialógica e as interações são princípios que potencializam a construção de currículos interdisciplinares e transdisciplinares, bem como a auto-eco-formação permanente dos docentes em seus contextos de atuação.The curriculums of courses are generally organized disciplinary form, nevertheless the education demand of teachers that, besides their specific scientific knowledge, also have a vision of expanded world and able to integrate different areas of knowledge. In this sense, the general objective of this thesis was to investigate the curriculum organization process of the Course in Math and Sciences (LCE), the Federal University of Pampa (UNIPAMPA), identifying and understanding the interdisciplinary processes of curriculary innovation. Therefore, initially, we mapped the curricular organization of courses to the area of Sciences and Earth, Brazilian institutions, and analyze how they are contemplating the themes related to interdisciplinary formation in the organization the curricularies components that integrate their curriculums. In the second movement of the research, we analyzed the process of construction of the curriculum in the LCE, of the UNIPAMPA, and the implications for the formation of teachers involved in this construction. Then, we investigate and understood the organizations proposed in the curricular restructuring of the LCE, of the UNIPAMPA, which have potentiated the construction of interdisciplinary strategies, and we analyze the possible contributions due to the formation of teachers. And finally, we discussed possibilities for the organization of the curriculum of courses. In this sense, the thesis was organized by Mixed Methods. The whole thesis was divided into four articles, corresponding to the research objectives. Each article has different production tools and analysis of data: Themes Analysis, Textual Analysis Discourse - ATD and Hermeneutics. As a result of the research, we point out that, when proposing activities / interdisciplinary courses, valued academic paths and areas of teachers involved in this construction; are respected, but problematize the resistances and individual understandings and group; national policies is concerned to develop guidelines that guide the construction of the formation course for interdisciplinary teachers; more courses are created with innovative curricular structures, integrated, interdisciplinary, with different formations paths. From this study, we also found that teaching practices embedded in curriculary components, stages from the beginning of the course, subjects such as the integration of science and different courses integrated into a single course, involve strategies that potential interdisciplinarity and thus can contribute to the formação of teachers in view of the reintegration of knowledge. We also suggest that the disciplinary curricular organization, which is guided by the Aristotelian classical logic, is tensioned for the construction of the transdisciplinary curriculum guided by the principle of dialogical. Finally, we express the following thesis: the reconstruction and development of interdisciplinary curricula demand guiding principles potentializing the tensioning of the concepts and fundamentals that teachers constructed during their academic trajectories. Therefore, collaboration, dialogical and interactions are principles potentializing the construction of interdisciplinary and transdisciplinary curriculums, as well as the permanent self-eco-formation of teachers in their respective performances contexts.poropen accessCurrículoFormação de professoresInterdisciplinaridadePensamento complexoCurriculumTeacher’s formationInterdisciplinarityThought complexA construção do currículo interdisciplinar: da regeneração dos princípios ao fortalecimento da formação dos professoresdoctoralThesis