Podewils, Tamires LopesRodrigues, Renato Roniel Zêgo2025-05-182025-05-182024RODRIGUES, Renato Roniel Zêgo. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as contradições no capitalismo: uma perspectiva crítica da Educação Ambiental. 2024. 110f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/12892Dissertação (mestrado)Essa pesquisa se concentra na análise crítica, a partir de uma perspectiva marxista e da Educação Ambiental, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 30 da ONU. Para organizar essa pesquisa, estabelecemos como objetivo geral: Analisar os ODS e a sua relação com a Educação Ambiental Crítica e a totalidade social. Para conduzir a pesquisa, utilizou-se duas abordagens metodológicas: Primeiramente, aplicamos a Análise de Conteúdo de acordo com a proposta de Bardin (1977) para organizar, estruturar e categorizar o material, e assim poder identificar semelhanças entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Posteriormente, complementa-se a análise com abordagem com a técnica de Leitura Imanente desenvolvida por Lessa (2014), o que permitiu realizar uma análise mais detalhada de cada elemento textual em nosso material de estudo. O trabalho encontra-se organizado em quatro artigos, distintos que, embora realizem análises críticas sobre diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estão interligados fundamentando o nosso referencial teórico. O primeiro artigo examina a trajetória do conceito de desenvolvimento, e serve como base para as discussões dos artigos seguintes. Os restantes três artigos fazem as seguintes analises: O segundo artigo, aborda os ODS 1,2 e 8 destacando como o desenvolvimento capitalista influência esses objetivos, o terceiro artigo se concentra no ODS 5, analisando questões de igualdade de gênero, violência, trabalho não remunerado e o empoderamento das mulheres e por último o quarto artigo que aborda as desigualdades globais e as políticas propostas para combatê-las, com foco em uma análise do ODS 10, em especial as metas 10.1, 10.4,10.6. Como principais resultados indica-se que analisado a partir da Educação Ambiental em diálogo com a Reprodução Social os ODS guardam íntima relação com o sistema capitalista, uma vez que suas propostas de intervenção sobre as problemáticas social, econômica e ambiental são superficiais, não adentrando a raiz da problemática: o próprio modo de produção capitalista. No mesmo sentido, indica-se como parte do trabalho de construção dos Fundamentos da Educação Ambiental a análise crítica dos ODS e a proposição de ações efetivamente transformadoras.This research focuses on a critical analysis, from a Marxist and Environmental Education perspective, of the Sustainable Development Goals (SDGs) established by the UN's Agenda 2030. To organize this research, we established the following general objective: To analyze the SDGs and their relationship with Critical Environmental Education and social totality. To conduct the research, two methodological approaches were used: First, Content Analysis was applied according to Bardin's (1977) proposal to organize, structure, and categorize the material, thus allowing the identification of similarities among the Sustainable Development Goals (SDGs). Subsequently, the analysis is complemented by the Imanent Reading technique developed by Lessa (2014), which allowed for a more detailed analysis of each textual element in our study material. The work is organized into four distinct articles, which, although they provide critical analyses of different Sustainable Development Goals, are interconnected, grounding our theoretical framework. The first article examines the trajectory of the concept of development and serves as a basis for the discussions in the following articles. The remaining three articles conduct the following analyses: The second article addresses SDGs 1, 2, and 8, highlighting how capitalist development influences these goals; the third article focuses on SDG 5, analyzing issues of gender equality, violence, unpaid work, and the empowerment of women; and finally, the fourth article addresses global inequalities and the policies proposed to combat them, with a focus on analyzing SDG 10, particularly targets 10.1, 10.4, and 10.6. The main results indicate that, when analyzed from the perspective of Environmental Education in dialogue with Social Reproduction, the SDGs are closely related to the capitalist system, as their proposed interventions on social, economic, and environmental issues are superficial, not addressing the root of the problem: the capitalist mode of production itself. In the same vein, the critical analysis of the SDGs and the proposition of truly transformative actions are indicated as part of the work of constructing the Foundations of Environmental Education.Esta investigación se centra en un análisis crítico, desde una perspectiva marxista y de la Educación Ambiental, de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) establecidos por la Agenda 2030 de la ONU. Para organizar esta investigación, establecimos como objetivo general: Analizar los ODS y su relación con la Educación Ambiental Crítica y la totalidad social. Para llevar a cabo la investigación, se utilizaron dos enfoques metodológicos: Primero, se aplicó el Análisis de Contenido según la propuesta de Bardin (1977) para organizar, estructurar y categorizar el material, permitiendo así identificar similitudes entre los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS). Posteriormente, el análisis se complementa con la técnica de Lectura Inmanente desarrollada por Lessa (2014), lo que permitió realizar un análisis más detallado de cada elemento textual en nuestro material de estudio. El trabajo está organizado en cuatro artículos distintos que, aunque realizan análisis críticos sobre diferentes Objetivos de Desarrollo Sostenible, están interconectados, fundamentando nuestro marco teórico. El primer artículo examina la trayectoria del concepto de desarrollo y sirve como base para las discusiones de los siguientes artículos. Los tres artículos restantes realizan los siguientes análisis: El segundo artículo aborda los ODS 1, 2 y 8, destacando cómo el desarrollo capitalista influye en estos objetivos; el tercer artículo se centra en el ODS 5, analizando cuestiones de igualdad de género, violencia, trabajo no remunerado y el empoderamiento de las mujeres; y finalmente, el cuarto artículo aborda las desigualdades globales y las políticas propuestas para combatirlas, con un enfoque en el análisis del ODS 10, en particular los objetivos 10.1, 10.4 y 10.6. Los principales resultados indican que, analizados desde la perspectiva de la Educación Ambiental en diálogo con la Reproducción Social, los ODS están estrechamente relacionados con el sistema capitalista, ya que sus propuestas de intervención sobre los problemas sociales, económicos y ambientales son superficiales, no abordando la raíz del problema: el propio modo de producción capitalista. En el mismo sentido, se indica como parte del trabajo de construcción de los Fundamentos de la Educación Ambiental el análisis crítico de los ODS y la proposición de acciones efectivamente transformadoras.poropen accessCapitalismoEducação AmbientalEducação Ambiental CríticaObjetivos de Desenvolvimento SustentávelCapitalismEnvironmental EducationCritical Environmental EducationSustainable Development GoalsEducación AmbientalEducación Ambiental CríticaObjetivos de Desarrollo SostenibleOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as contradições no capitalismo: uma perspectiva crítica da Educação AmbientalmasterThesis