Pereira, Elaine CorreaSantos, Lupi Scheer dos2025-07-042025-07-042025SANTOS, Lupi Scheer dos. Percepções dos professores de Matemática da educação básica, técnica e tecnológica sobre as mudanças curriculares promovidas pela BNCC. 2025. 152f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2025.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/13106Tese (doutorado)A Base Nacional Comum Curricular é resultado de um processo de reforma curricular concluído em 2017, com a finalidade de definir objetivos, competências e habilidades para todas as áreas da educação básica do país. A partir desse documento, a presente tese tem por objetivo compreender a acolhida dos professores de Matemática do Instituto Federal Sul-Rio-grandense frente à política de mudança curricular gerada pela Base Nacional Comum Curricular com reflexos em suas atividades de sala de aula. Para desenvolver a investigação foram convidados os professores da Coordenadoria da Disciplina de Matemática, do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-grandense. Com esse grupo, foi realizada uma proposta formativa sobre a temática e, ao final do processo, os docentes foram convidados para responder um questionário. As respostas constituíram o corpus da pesquisa e foram analisadas por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo, que resultaram dois discursos representativos, intitulados Participação dos professores na elaboração da BNCC e Fatores de aceitação/resistência frente à nova proposta. Também, foi realizada uma análise comparativa da proposta da Base e o programa atual de Matemática para os cursos técnicos na modalidade integrada. A análise das informações, fundamentada em referenciais teóricos, resultou em quatro artigos acadêmicos. Os principais achados incluem a escassez de publicações que discutem teoricamente a Base Nacional Comum Curricular de Matemática ou apresentem o posicionamento dos professores sobre o documento. Salienta-se, a percepção dos docentes de que o documento foi elaborado propositalmente sem diálogo com a categoria, sem incentivo institucional e com a definitiva exclusão dos professores no processo. Ainda, notou-se a resistência política dos docentes à sua implementação, que sofrem pressão decorrente das avaliações externas e a preocupação com o desempenho dos estudantes. Ao analisar o documento, identificou-se que o atual programa abrange, parcialmente, as propostas da Base, mas apresenta lacunas, especialmente, nos conteúdos de Estatística, demandando um planejamento que priorize metodologias voltadas ao protagonismo dos estudantes. Diante dos resultados pode-se confirmar a tese de que os professores não acolhem a nova reforma curricular, pois não foram ouvidos e não participaram do processo de construção da Base Nacional Comum Curricular. Baseado nas discussões observa-se que os docentes são a peça chave para produzir, acolher e implementar novas políticas de mudanças curriculares. Assim, destaca-se a importância da participação ativa dos professores no processo de elaboração de propostas curriculares alinhadas à realidade cotidiana da escola.The National Common Curricular Base is the result of a curricular reform process concluded in 2017, with the purpose of defining objectives, competencies and skills for all areas of basic education in the country. Based on this document, this thesis aims to understand the acceptance of Mathematics teachers at the Instituto Federal Sul- Rio-grandense towards the process of curricular change generated by the National Common Curricular Base with impacts on their classroom activities. To develop the investigation, teachers from the Mathematics Discipline Coordination, from the Campus Pelotas of the Instituto Federal Sul-Rio-grandense, were invited. With this group, a training proposal was made on the topic and, at the end of the process, teachers were invited to answer a questionnaire. The responses constituted the corpus of the research and were analyzed using the Collective Subject Discourse method, which resulted in two representative speeches, entitled Teachers' participation in the preparation of the BNCC and Acceptance/resistance factors in the face of the new proposal. Also, a comparative analysis was carried out between the Base proposal and the current Mathematics program for technical courses in the integrated modality. The analysis of the information, based on theoretical references, resulted in four academic articles. The main findings include the scarcity of publications that theoretically discuss the National Common Curricular Base for Mathematics or present teachers' positions on the document. It is worth highlighting the teachers' perception that the document was prepared on purpose without dialogue with the category, without institutional incentive and with the definitive exclusion of teachers in the process. Furthermore, the political resistance of teachers to its implementation was noted, as they suffer pressure resulting from external evaluations and concern about student performance. When analyzing the document, it was identified that the current program partially covers the Base's proposals, but presents gaps, especially in Statistics content, demanding planning that prioritizes methodologies aimed at student protagonism. Given the results, it is possible to confirm the thesis that teachers do not welcome the new curricular reform, as they were not heard and did not participate in the process of building the National Common Curricular Base. Based on the discussions, it is observed that teachers are the key to producing, welcoming and implementing new curricular changes. Thus, the importance of active participation by teachers in the process of developing curricular proposals aligned with the daily reality of the school stands out.poropen accessBase Nacional Comum CurricularMatemáticaEnsino MédioInstituto Federal Sul-Rio-GrandenseCommon National Curriculum BaseMathematicsHigh SchoolFederal Institute Sul-Rio-GrandensePercepções dos professores de Matemática da educação básica, técnica e tecnológica sobre as mudanças curriculares promovidas pela BNCCdoctoralThesis